Guia prático para educar uma sexualidade feliz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, José Manuel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Beirante, David, Gouveia, Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32337
https://doi.org/10.21814/1822.76457
Resumo: Em outubro de 2016 foi divulgado o mais recente Referencial de Educação para a Saúde, cujo subtema “afetos e educação para a sexualidade” nos interessa particularmente dado o âmbito da investigação sociológica empreendida a este propósito. Tendo como horizonte o cumprimento das metas e objetivos definidos pela Organização Mundial de Saúde e para a Estratégia da EU2020, este documento fornece um quadro de referencia multidimensional e pluridisciplinar no que concerne ao desenvolvimento de projetos escolares, que visem concretizar a exigência antropológica de capacitar crianças, adolescentes e jovens para o desenvolvimento de uma cidadania sexual responsável, saudável e feliz. Esta intenção, feita experiência nas práticas que preformam os quotidianos escolares, trazem novas injunções sobre as formas institucionais concretas que regem a sexualidade juvenil, ao mesmo tempo que reativa antigas controvérsias, objeto de conflitos políticos mais severos e mais abertos. Não fosse o campo da sexualidade particularmente sensível ao excesso ou défice de zelo, ao refinamento das modalidades educativas, à exatidão das proporções entre íntimo e público, à (des)conformidade com as políticas públicas delineadas para a saúde juvenil, objeto de múltiplas disputas e fonte de discórdia entre os diferentes protagonistas, quer sejam educadores, alunos ou familiares. Com efeito, a educação sexual leva a combinar elementos políticos e morais do trabalho pedagógico dos educadores com as tribulações da juventude contemporânea, o que por si só torna difícil a fixação de consensos quanto ao que deve ser educado, quando e como deve ser educado. Propomos assim questionar o que traz o supracitado referencial, enquanto guia para a educação sexual, tentando dar conta de como os atores ajuízam a conformidade do mesmo nas artes de educar para uma sexualidade feliz nas escolas.
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