As representações algébrica e geométrica na aprendizagem de mudanaça de base

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Graciela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Viseu, Floriano, Siple, Ivanete Zuchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67372
Resumo: Na aprendizagem de conceitos de Álgebra Linear os alunos do ensino superior tendem a manifestar dificuldades devido à sua natureza abstrata, o que podem ser minimizadas caso se explore a conexão entre as diferentes representações de um mesmo conceito. Recorrendo a um ensino que explorou as representações algébrica e geométrica de conceitos de Álgebra Linear, procuramos averiguar como os alunos compreendem as transformações entre as diferentes representações, algébrica e geométrica, dos conceitos de coordenadas e mudança de base na resolução de uma tarefa após esse ensino. Adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa na procura de compreender como os alunos operacionalizam os conceitos de coordenadas e de mudança de base nessas representações. A análise das respostas dos alunos à tarefa proposta aponta para um melhor desempenho da transição da representação algébrica para a geométrica do que nas transformações realizadas dentro da própria representação algébrica. As maiores dificuldades relacionam-se com a interpretação equivocada dos conceitos envolvidos, a linguagem simbólica e com o uso inadequado de conceitos e procedimentos advindos da Geometria Analítica ou já abordados na própria Álgebra Linear.
id RCAP_325e4aca1f45e1833cd382d06136b352
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As representações algébrica e geométrica na aprendizagem de mudanaça de baseThe algebraic and geometric representations in the learning of change of basisRepresentaçõesCoordenadasMudança de baseAprendizagemRepresentationsCoordinatesChange of basisLearningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNa aprendizagem de conceitos de Álgebra Linear os alunos do ensino superior tendem a manifestar dificuldades devido à sua natureza abstrata, o que podem ser minimizadas caso se explore a conexão entre as diferentes representações de um mesmo conceito. Recorrendo a um ensino que explorou as representações algébrica e geométrica de conceitos de Álgebra Linear, procuramos averiguar como os alunos compreendem as transformações entre as diferentes representações, algébrica e geométrica, dos conceitos de coordenadas e mudança de base na resolução de uma tarefa após esse ensino. Adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa na procura de compreender como os alunos operacionalizam os conceitos de coordenadas e de mudança de base nessas representações. A análise das respostas dos alunos à tarefa proposta aponta para um melhor desempenho da transição da representação algébrica para a geométrica do que nas transformações realizadas dentro da própria representação algébrica. As maiores dificuldades relacionam-se com a interpretação equivocada dos conceitos envolvidos, a linguagem simbólica e com o uso inadequado de conceitos e procedimentos advindos da Geometria Analítica ou já abordados na própria Álgebra Linear.In the learning of linear algebra concepts, students in higher education tend to have difficulties due to their abstract nature, which can be minimized if the connection between the different representations of the same concept is explored. Based on a teaching that explored the algebraic and geometric representations of Linear Algebra concepts, we try to find out how students understand the transformations between the different representations, algebraic and geometric, of the concepts of coordinates and change of basis in the resolution of a task after the teaching. We adopt a qualitative and interpretative approach in order to understand how the students operationalize the concepts of coordinates and change of basis in these representations. The analysis of the students' answers to the proposed task indicates better performance in the transition from the algebraic to the geometric representation than in the transformations performed within the algebraic representation itself. The greatest difficulties are related to the misinterpretation of the concepts involved, the symbolic language and the inappropriate use of concepts and procedures derived from analytical geometry or already addressed in linear algebra.Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e MatemáticasUniversidade do MinhoMoro, GracielaViseu, FlorianoSiple, Ivanete Zuchi20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67372por1981-1322105007/1981-1322.2018v13n2p72https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2018v13n2p72info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:35.125290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As representações algébrica e geométrica na aprendizagem de mudanaça de base
The algebraic and geometric representations in the learning of change of basis
title As representações algébrica e geométrica na aprendizagem de mudanaça de base
spellingShingle As representações algébrica e geométrica na aprendizagem de mudanaça de base
Moro, Graciela
Representações
Coordenadas
Mudança de base
Aprendizagem
Representations
Coordinates
Change of basis
Learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As representações algébrica e geométrica na aprendizagem de mudanaça de base
title_full As representações algébrica e geométrica na aprendizagem de mudanaça de base
title_fullStr As representações algébrica e geométrica na aprendizagem de mudanaça de base
title_full_unstemmed As representações algébrica e geométrica na aprendizagem de mudanaça de base
title_sort As representações algébrica e geométrica na aprendizagem de mudanaça de base
author Moro, Graciela
author_facet Moro, Graciela
Viseu, Floriano
Siple, Ivanete Zuchi
author_role author
author2 Viseu, Floriano
Siple, Ivanete Zuchi
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Graciela
Viseu, Floriano
Siple, Ivanete Zuchi
dc.subject.por.fl_str_mv Representações
Coordenadas
Mudança de base
Aprendizagem
Representations
Coordinates
Change of basis
Learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Representações
Coordenadas
Mudança de base
Aprendizagem
Representations
Coordinates
Change of basis
Learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Na aprendizagem de conceitos de Álgebra Linear os alunos do ensino superior tendem a manifestar dificuldades devido à sua natureza abstrata, o que podem ser minimizadas caso se explore a conexão entre as diferentes representações de um mesmo conceito. Recorrendo a um ensino que explorou as representações algébrica e geométrica de conceitos de Álgebra Linear, procuramos averiguar como os alunos compreendem as transformações entre as diferentes representações, algébrica e geométrica, dos conceitos de coordenadas e mudança de base na resolução de uma tarefa após esse ensino. Adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa na procura de compreender como os alunos operacionalizam os conceitos de coordenadas e de mudança de base nessas representações. A análise das respostas dos alunos à tarefa proposta aponta para um melhor desempenho da transição da representação algébrica para a geométrica do que nas transformações realizadas dentro da própria representação algébrica. As maiores dificuldades relacionam-se com a interpretação equivocada dos conceitos envolvidos, a linguagem simbólica e com o uso inadequado de conceitos e procedimentos advindos da Geometria Analítica ou já abordados na própria Álgebra Linear.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/67372
url http://hdl.handle.net/1822/67372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1981-1322
105007/1981-1322.2018v13n2p72
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2018v13n2p72
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132388494671872