Análise e melhoria de processos num departamento de logística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Beatriz Pereira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83558
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade
id RCAP_32683d619c3dd2e3651386008bf35636
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise e melhoria de processos num departamento de logísticaAnalysis and process improvement in a logistics departmentLeanMelhoria contínuaMetodologia 5SKanbanLogísticaContinuous improvement5S methodologyLogisticsEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da QualidadeA presente dissertação, realizada para obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão da Qualidade pela Universidade do Minho, foi desenvolvida na empresa vertical de têxtil lar, Têxteis J.F.Almeida, S.A. A indústria têxtil é uma das mais valiosas em Portugal apresentando-se como um grande motor económico. Todas as empresas nela inseridas apresentam uma grande necessidade em alcançar a diferenciação para dar resposta à competitividade do setor. Como impulsionador desta diferenciação estas estão cada vez aliadas a praticas de melhoria continua. O propósito deste estudo passa pela melhoria dos processos num Departamento de logística de uma empresa têxtil com o auxílio de ferramentas e filosofias Lean, que permitam assim, aumentar a qualidade do serviço prestado a todos os shareholders da organização em questão. A implementação do método 5S foi o ponto de partida do caminho de melhoria que pretendíamos alcançar, pois com isto foi possível promover uma mudança de hábitos, uma melhoria do ambiente de trabalho e desempenho do mesmo bem como um aumento da produtividade. Seguidamente foi criada um programa de planeamento aliada à utilização de um quadro Kanban para que as tarefas a serem realizadas fossem simplificadas e definidas com rigor promovendo assim a eliminação de desperdícios, uma redução de custos e um aumento da eficiência dos processos. Para proceder à implementação destas melhorias foi realizada uma análise rigorosa ao departamento e a todos os procedimentos, métodos e atividades desenvolvidas. Foram também realizadas entrevistas aos colaboradores como forma de esclarecimento de dúvidas e integração no processo de mudança.This dissertation, conducted to obtain a Master's degree in Engineering and Quality Management from the University of Minho, was developed in the vertical home textile company, Têxteis J.F.Almeida, S.A. The textile industry is one of the most valuable in Portugal, presenting itself as a major economic engine. All companies within it have a great need to achieve differentiation to meet the competitiveness of the sector. As a driver of this differentiation they are increasingly allied to continuous improvement practices. The purpose of this study is to improve the processes in the logistics department of a textile company with the help of Lean tools and philosophies, thus enabling an increase in the quality of service provided to all shareholders of the organization in question. The implementation of the 5S method was the starting point of the improvement path we wanted to achieve, because with this it was possible to promote a change of habits, an improvement in the work environment and work performance as well as an increase in productivity. Next, a planning program was created together with the use of a Kanban board so that the tasks to be performed were simplified and rigorously defined, thus promoting the elimination of waste, a reduction in costs, and an increase in process efficiency. To proceed with the implementation of these improvements, a rigorous analysis of the department and all procedures, methods, and activities was performed. Interviews were also conducted with employees to clarify doubts and to integrate them into the change process.Sampaio, PauloUniversidade do MinhoSilva, Ana Beatriz Pereira da2023-01-042023-01-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83558por203206428info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:04:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:04:46Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise e melhoria de processos num departamento de logística
Analysis and process improvement in a logistics department
title Análise e melhoria de processos num departamento de logística
spellingShingle Análise e melhoria de processos num departamento de logística
Silva, Ana Beatriz Pereira da
Lean
Melhoria contínua
Metodologia 5S
Kanban
Logística
Continuous improvement
5S methodology
Logistics
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Análise e melhoria de processos num departamento de logística
title_full Análise e melhoria de processos num departamento de logística
title_fullStr Análise e melhoria de processos num departamento de logística
title_full_unstemmed Análise e melhoria de processos num departamento de logística
title_sort Análise e melhoria de processos num departamento de logística
author Silva, Ana Beatriz Pereira da
author_facet Silva, Ana Beatriz Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Paulo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Beatriz Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Lean
Melhoria contínua
Metodologia 5S
Kanban
Logística
Continuous improvement
5S methodology
Logistics
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Lean
Melhoria contínua
Metodologia 5S
Kanban
Logística
Continuous improvement
5S methodology
Logistics
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-04
2023-01-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/83558
url https://hdl.handle.net/1822/83558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203206428
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545196248760320