Problemas de otimização: resolução analítica e com recurso a ferramentas computacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavrador, Miguel Duarte Esteves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34596
Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma abordagem à resolução dos problemas de otimização e posterior exploração em contexto de sala de aula. Realizada uma fundamentação teórica e uma breve contextualização histórica sobre problemas de máximos e mínimos apresentam-se alguns métodos algébricos, acessíveis aos alunos do ensino secundário, para resolução de problemas de otimização, frequentemente encontrados no seu quotidiano. Abordam-se também diferentes formas de resolução de problemas clássicos de geometria, relacionados com valores extremos. Em sala de aula, a resolução analítica de problemas é complementada com o recurso a ferramentas computacionais, nomeadamente a aplica ção de matemática dinâmica GeoGebra e o suplemento Solver do Microsoft Excel. Com atividades matemáticas implementadas em contexto escolar, pretende-se avaliar conhecimentos, estratégias e dificuldades reveladas pelos alunos do 12.º ano de escolaridade, na resolução de problemas de otimização.
id RCAP_329418dd1a65e9df5c17fabc648be22b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34596
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Problemas de otimização: resolução analítica e com recurso a ferramentas computacionaisOtimizaçãoProblemasDerivadasMáximos e mínimosNeste trabalho apresenta-se uma abordagem à resolução dos problemas de otimização e posterior exploração em contexto de sala de aula. Realizada uma fundamentação teórica e uma breve contextualização histórica sobre problemas de máximos e mínimos apresentam-se alguns métodos algébricos, acessíveis aos alunos do ensino secundário, para resolução de problemas de otimização, frequentemente encontrados no seu quotidiano. Abordam-se também diferentes formas de resolução de problemas clássicos de geometria, relacionados com valores extremos. Em sala de aula, a resolução analítica de problemas é complementada com o recurso a ferramentas computacionais, nomeadamente a aplica ção de matemática dinâmica GeoGebra e o suplemento Solver do Microsoft Excel. Com atividades matemáticas implementadas em contexto escolar, pretende-se avaliar conhecimentos, estratégias e dificuldades reveladas pelos alunos do 12.º ano de escolaridade, na resolução de problemas de otimização.The aim of this paper is to present an approach to the resolution of optimization problems and its subsequent analysis in the classroom context. After constructing a theoretical foundation and a brief historical background on maxima and minima problems, some algebraic methods, accessible to high school students and present in their everyday lives, are provided. Di erent forms of classic geometry problems resolutions related to extreme values are approached. In the classroom the analytic resolution of problems is complemented having recourse to computational tools, namely the interactive mathematics software GeoGebra and the Microsoft Excel Solver supplement. Mathematical activities are implemented in school context with the aim of evaluating knowledge, strategies and difficulties in optimization problem resolution shown by 12th grade students.2022-09-12T10:41:56Z2022-07-25T00:00:00Z2022-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34596porLavrador, Miguel Duarte Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:55Zoai:ria.ua.pt:10773/34596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:54.693757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Problemas de otimização: resolução analítica e com recurso a ferramentas computacionais
title Problemas de otimização: resolução analítica e com recurso a ferramentas computacionais
spellingShingle Problemas de otimização: resolução analítica e com recurso a ferramentas computacionais
Lavrador, Miguel Duarte Esteves
Otimização
Problemas
Derivadas
Máximos e mínimos
title_short Problemas de otimização: resolução analítica e com recurso a ferramentas computacionais
title_full Problemas de otimização: resolução analítica e com recurso a ferramentas computacionais
title_fullStr Problemas de otimização: resolução analítica e com recurso a ferramentas computacionais
title_full_unstemmed Problemas de otimização: resolução analítica e com recurso a ferramentas computacionais
title_sort Problemas de otimização: resolução analítica e com recurso a ferramentas computacionais
author Lavrador, Miguel Duarte Esteves
author_facet Lavrador, Miguel Duarte Esteves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lavrador, Miguel Duarte Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Otimização
Problemas
Derivadas
Máximos e mínimos
topic Otimização
Problemas
Derivadas
Máximos e mínimos
description Neste trabalho apresenta-se uma abordagem à resolução dos problemas de otimização e posterior exploração em contexto de sala de aula. Realizada uma fundamentação teórica e uma breve contextualização histórica sobre problemas de máximos e mínimos apresentam-se alguns métodos algébricos, acessíveis aos alunos do ensino secundário, para resolução de problemas de otimização, frequentemente encontrados no seu quotidiano. Abordam-se também diferentes formas de resolução de problemas clássicos de geometria, relacionados com valores extremos. Em sala de aula, a resolução analítica de problemas é complementada com o recurso a ferramentas computacionais, nomeadamente a aplica ção de matemática dinâmica GeoGebra e o suplemento Solver do Microsoft Excel. Com atividades matemáticas implementadas em contexto escolar, pretende-se avaliar conhecimentos, estratégias e dificuldades reveladas pelos alunos do 12.º ano de escolaridade, na resolução de problemas de otimização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12T10:41:56Z
2022-07-25T00:00:00Z
2022-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34596
url http://hdl.handle.net/10773/34596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137714231050240