Os professores, as práticas e os recursos TIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7193 |
Resumo: | No atual sistema educativo, a Formação e a Certificação de Competências em Tecnologias da Informação e Comunicação são áreas que demandam por uma resposta urgente e eficaz, e que, importam satisfazer e incentivar. O presente estudo consolida-se assim na temática Os Professores, as Práticas e as TIC. A problemática do nosso estudo centra-se na falta de preparação técnica - Formação em TIC, e na escassez de habilidades – Competências em TIC, demonstradas pelos docentes, para a utilização e manipulação das inúmeras ferramentas TIC à disposição da prática docente. É com base nestas premissas, que consideramos de extrema importância, dotar todos os professores da escola da qual a investigadora faz parte, de competências em TIC, com vista a agilizar a prática docente, nomeadamente, ‘ações’ de pesquisa, seleção, recolha, transmissão e partilha de informação e conhecimentos. Pretendemos assim, desenvolver argumentos sólidos por forma a dar resposta à questão de partida “Que caminhos seguir para que as ferramentas TIC sejam facilitadoras das práticas docentes?”, apresentando um plano de formação em TIC que responde às necessidades de formação dos professores diagnosticadas no presente estudo. |
id |
RCAP_32ad7cf2db14c627450d98f9149b3206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7193 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os professores, as práticas e os recursos TICMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOPROFESSORESCOMPETÊNCIASFORMAÇÃO DE PROFESSORESTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOERA DIGITALEDUCATIONTEACHERSSKILLSTEACHERS EDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESDIGITAL AGENo atual sistema educativo, a Formação e a Certificação de Competências em Tecnologias da Informação e Comunicação são áreas que demandam por uma resposta urgente e eficaz, e que, importam satisfazer e incentivar. O presente estudo consolida-se assim na temática Os Professores, as Práticas e as TIC. A problemática do nosso estudo centra-se na falta de preparação técnica - Formação em TIC, e na escassez de habilidades – Competências em TIC, demonstradas pelos docentes, para a utilização e manipulação das inúmeras ferramentas TIC à disposição da prática docente. É com base nestas premissas, que consideramos de extrema importância, dotar todos os professores da escola da qual a investigadora faz parte, de competências em TIC, com vista a agilizar a prática docente, nomeadamente, ‘ações’ de pesquisa, seleção, recolha, transmissão e partilha de informação e conhecimentos. Pretendemos assim, desenvolver argumentos sólidos por forma a dar resposta à questão de partida “Que caminhos seguir para que as ferramentas TIC sejam facilitadoras das práticas docentes?”, apresentando um plano de formação em TIC que responde às necessidades de formação dos professores diagnosticadas no presente estudo.In the current educational system, Training and Certification of Competences in Information and Communication Technology are areas that urge an urgent and efficient response, and should be fulfilled and encouraged. This study addresses the issue “Teachers, Practices and ICT”. The core problem of our study is the lack of technical preparation – ICT Training, and the shortage of skills – ICT Competences revealed by teachers for the use and manipulation of countless ICT tools available for teaching practice. Based on these assumptions, we consider highly important to provide all teachers of this school with ICT competences, in order to streamline their practices, namely “actions” on research, selection, collection, transmission and share of information and knowledge. Thus, we intend to develop strong arguments to meet the initial question “What paths to follow so that ICT tools can be facilitators of teaching practices?” Therefore a training plan in ICT meeting the teachers’ training needs identified by the current study is also designed here in.2016-08-26T12:45:09Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7193TID:201277514pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRendeiro, Ana Raquel Marques dos Santosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:27.554940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os professores, as práticas e os recursos TIC |
title |
Os professores, as práticas e os recursos TIC |
spellingShingle |
Os professores, as práticas e os recursos TIC Rendeiro, Ana Raquel Marques dos Santos MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCAÇÃO PROFESSORES COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ERA DIGITAL EDUCATION TEACHERS SKILLS TEACHERS EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES DIGITAL AGE |
title_short |
Os professores, as práticas e os recursos TIC |
title_full |
Os professores, as práticas e os recursos TIC |
title_fullStr |
Os professores, as práticas e os recursos TIC |
title_full_unstemmed |
Os professores, as práticas e os recursos TIC |
title_sort |
Os professores, as práticas e os recursos TIC |
author |
Rendeiro, Ana Raquel Marques dos Santos |
author_facet |
Rendeiro, Ana Raquel Marques dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rendeiro, Ana Raquel Marques dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCAÇÃO PROFESSORES COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ERA DIGITAL EDUCATION TEACHERS SKILLS TEACHERS EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES DIGITAL AGE |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCAÇÃO PROFESSORES COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ERA DIGITAL EDUCATION TEACHERS SKILLS TEACHERS EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES DIGITAL AGE |
description |
No atual sistema educativo, a Formação e a Certificação de Competências em Tecnologias da Informação e Comunicação são áreas que demandam por uma resposta urgente e eficaz, e que, importam satisfazer e incentivar. O presente estudo consolida-se assim na temática Os Professores, as Práticas e as TIC. A problemática do nosso estudo centra-se na falta de preparação técnica - Formação em TIC, e na escassez de habilidades – Competências em TIC, demonstradas pelos docentes, para a utilização e manipulação das inúmeras ferramentas TIC à disposição da prática docente. É com base nestas premissas, que consideramos de extrema importância, dotar todos os professores da escola da qual a investigadora faz parte, de competências em TIC, com vista a agilizar a prática docente, nomeadamente, ‘ações’ de pesquisa, seleção, recolha, transmissão e partilha de informação e conhecimentos. Pretendemos assim, desenvolver argumentos sólidos por forma a dar resposta à questão de partida “Que caminhos seguir para que as ferramentas TIC sejam facilitadoras das práticas docentes?”, apresentando um plano de formação em TIC que responde às necessidades de formação dos professores diagnosticadas no presente estudo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2016-08-26T12:45:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7193 TID:201277514 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7193 |
identifier_str_mv |
TID:201277514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131272076853248 |