Os professores, as práticas e os recursos TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rendeiro, Ana Raquel Marques dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7193
Resumo: No atual sistema educativo, a Formação e a Certificação de Competências em Tecnologias da Informação e Comunicação são áreas que demandam por uma resposta urgente e eficaz, e que, importam satisfazer e incentivar. O presente estudo consolida-se assim na temática Os Professores, as Práticas e as TIC. A problemática do nosso estudo centra-se na falta de preparação técnica - Formação em TIC, e na escassez de habilidades – Competências em TIC, demonstradas pelos docentes, para a utilização e manipulação das inúmeras ferramentas TIC à disposição da prática docente. É com base nestas premissas, que consideramos de extrema importância, dotar todos os professores da escola da qual a investigadora faz parte, de competências em TIC, com vista a agilizar a prática docente, nomeadamente, ‘ações’ de pesquisa, seleção, recolha, transmissão e partilha de informação e conhecimentos. Pretendemos assim, desenvolver argumentos sólidos por forma a dar resposta à questão de partida “Que caminhos seguir para que as ferramentas TIC sejam facilitadoras das práticas docentes?”, apresentando um plano de formação em TIC que responde às necessidades de formação dos professores diagnosticadas no presente estudo.
id RCAP_32ad7cf2db14c627450d98f9149b3206
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7193
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os professores, as práticas e os recursos TICMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOPROFESSORESCOMPETÊNCIASFORMAÇÃO DE PROFESSORESTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOERA DIGITALEDUCATIONTEACHERSSKILLSTEACHERS EDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESDIGITAL AGENo atual sistema educativo, a Formação e a Certificação de Competências em Tecnologias da Informação e Comunicação são áreas que demandam por uma resposta urgente e eficaz, e que, importam satisfazer e incentivar. O presente estudo consolida-se assim na temática Os Professores, as Práticas e as TIC. A problemática do nosso estudo centra-se na falta de preparação técnica - Formação em TIC, e na escassez de habilidades – Competências em TIC, demonstradas pelos docentes, para a utilização e manipulação das inúmeras ferramentas TIC à disposição da prática docente. É com base nestas premissas, que consideramos de extrema importância, dotar todos os professores da escola da qual a investigadora faz parte, de competências em TIC, com vista a agilizar a prática docente, nomeadamente, ‘ações’ de pesquisa, seleção, recolha, transmissão e partilha de informação e conhecimentos. Pretendemos assim, desenvolver argumentos sólidos por forma a dar resposta à questão de partida “Que caminhos seguir para que as ferramentas TIC sejam facilitadoras das práticas docentes?”, apresentando um plano de formação em TIC que responde às necessidades de formação dos professores diagnosticadas no presente estudo.In the current educational system, Training and Certification of Competences in Information and Communication Technology are areas that urge an urgent and efficient response, and should be fulfilled and encouraged. This study addresses the issue “Teachers, Practices and ICT”. The core problem of our study is the lack of technical preparation – ICT Training, and the shortage of skills – ICT Competences revealed by teachers for the use and manipulation of countless ICT tools available for teaching practice. Based on these assumptions, we consider highly important to provide all teachers of this school with ICT competences, in order to streamline their practices, namely “actions” on research, selection, collection, transmission and share of information and knowledge. Thus, we intend to develop strong arguments to meet the initial question “What paths to follow so that ICT tools can be facilitators of teaching practices?” Therefore a training plan in ICT meeting the teachers’ training needs identified by the current study is also designed here in.2016-08-26T12:45:09Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7193TID:201277514pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRendeiro, Ana Raquel Marques dos Santosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:27.554940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os professores, as práticas e os recursos TIC
title Os professores, as práticas e os recursos TIC
spellingShingle Os professores, as práticas e os recursos TIC
Rendeiro, Ana Raquel Marques dos Santos
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
COMPETÊNCIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
ERA DIGITAL
EDUCATION
TEACHERS
SKILLS
TEACHERS EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
DIGITAL AGE
title_short Os professores, as práticas e os recursos TIC
title_full Os professores, as práticas e os recursos TIC
title_fullStr Os professores, as práticas e os recursos TIC
title_full_unstemmed Os professores, as práticas e os recursos TIC
title_sort Os professores, as práticas e os recursos TIC
author Rendeiro, Ana Raquel Marques dos Santos
author_facet Rendeiro, Ana Raquel Marques dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rendeiro, Ana Raquel Marques dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
COMPETÊNCIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
ERA DIGITAL
EDUCATION
TEACHERS
SKILLS
TEACHERS EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
DIGITAL AGE
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
PROFESSORES
COMPETÊNCIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
ERA DIGITAL
EDUCATION
TEACHERS
SKILLS
TEACHERS EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
DIGITAL AGE
description No atual sistema educativo, a Formação e a Certificação de Competências em Tecnologias da Informação e Comunicação são áreas que demandam por uma resposta urgente e eficaz, e que, importam satisfazer e incentivar. O presente estudo consolida-se assim na temática Os Professores, as Práticas e as TIC. A problemática do nosso estudo centra-se na falta de preparação técnica - Formação em TIC, e na escassez de habilidades – Competências em TIC, demonstradas pelos docentes, para a utilização e manipulação das inúmeras ferramentas TIC à disposição da prática docente. É com base nestas premissas, que consideramos de extrema importância, dotar todos os professores da escola da qual a investigadora faz parte, de competências em TIC, com vista a agilizar a prática docente, nomeadamente, ‘ações’ de pesquisa, seleção, recolha, transmissão e partilha de informação e conhecimentos. Pretendemos assim, desenvolver argumentos sólidos por forma a dar resposta à questão de partida “Que caminhos seguir para que as ferramentas TIC sejam facilitadoras das práticas docentes?”, apresentando um plano de formação em TIC que responde às necessidades de formação dos professores diagnosticadas no presente estudo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2016-08-26T12:45:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7193
TID:201277514
url http://hdl.handle.net/10437/7193
identifier_str_mv TID:201277514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131272076853248