Facilitação do processo de ensino aprendizagem na educação visual pela utilização das novas tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Márcia Pimenta Teixeira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5886
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação vieram introduzir a necessidade de novas aquisições e constantes atualizações na profissão de professor. Em consequência da evolução e do grande avanço tecnológico e científico, o sistema educativo teve a necessidade de alterar a sua estrutura, para poder integrar as novas Tecnologias de Informação e Comunicação, vindo estas a assumir um papel relevante na vida escolar dos alunos e dos professores. Em linha com esta realidade, coloca-se-nos a questão: que formação contínua necessita o professor de Educação Visual para utilizar as novas tecnologias de modo a facilitar o processo de ensino aprendizagem nas Artes Visuais? Felizardo (2012) salienta que é através dos colegas numa atitude de colaboração, investigação, de reflexão e de investigação-ação, que os professores se podem formar e habilitar na formação das TIC. Conscientes desta necessidade, apresentamos um projeto de formação contínua que tem como campo de análise, a formação de professores centrada nas suas práticas pedagógicas, através da colaboração e reflexão sobre a ação, de modo a dotar os professores de competências a nível das Tecnologias de Informação e Comunicação, designadamente, no que se refere à exploração e produção de conteúdos e atividades interativas no ensino e aprendizagem. Pretende-se alcançar estes objetivos através da implementação de uma oficina de formação, por forma a que os professores adquiram conhecimentos e utilizem meios tecnológicos de apoio à aprendizagem dos seus alunos e reflitam sobre ação na integração das TIC na área disciplinar da Educação Visual. Os professores inquiridos revelaram grandes expectativas em relação ao trabalho e às competências que podem vir a obter com a realização desta oficina de formação, tendo manifestado grande interesse e disponibilidade para participar nesta formação nas TIC com incidência nos conteúdos específicos da Edução Visual.
id RCAP_1e58b582e25472cbb93a401e789556f3
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5886
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Facilitação do processo de ensino aprendizagem na educação visual pela utilização das novas tecnologiasMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃO VISUALTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCAÇÃOVISUAL EDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESTEACHERS EDUCATIONEDUCATIONAs Tecnologias de Informação e Comunicação vieram introduzir a necessidade de novas aquisições e constantes atualizações na profissão de professor. Em consequência da evolução e do grande avanço tecnológico e científico, o sistema educativo teve a necessidade de alterar a sua estrutura, para poder integrar as novas Tecnologias de Informação e Comunicação, vindo estas a assumir um papel relevante na vida escolar dos alunos e dos professores. Em linha com esta realidade, coloca-se-nos a questão: que formação contínua necessita o professor de Educação Visual para utilizar as novas tecnologias de modo a facilitar o processo de ensino aprendizagem nas Artes Visuais? Felizardo (2012) salienta que é através dos colegas numa atitude de colaboração, investigação, de reflexão e de investigação-ação, que os professores se podem formar e habilitar na formação das TIC. Conscientes desta necessidade, apresentamos um projeto de formação contínua que tem como campo de análise, a formação de professores centrada nas suas práticas pedagógicas, através da colaboração e reflexão sobre a ação, de modo a dotar os professores de competências a nível das Tecnologias de Informação e Comunicação, designadamente, no que se refere à exploração e produção de conteúdos e atividades interativas no ensino e aprendizagem. Pretende-se alcançar estes objetivos através da implementação de uma oficina de formação, por forma a que os professores adquiram conhecimentos e utilizem meios tecnológicos de apoio à aprendizagem dos seus alunos e reflitam sobre ação na integração das TIC na área disciplinar da Educação Visual. Os professores inquiridos revelaram grandes expectativas em relação ao trabalho e às competências que podem vir a obter com a realização desta oficina de formação, tendo manifestado grande interesse e disponibilidade para participar nesta formação nas TIC com incidência nos conteúdos específicos da Edução Visual.The Information and Communication Technologies introduced the necessity of new acquisitions and constant updates in the teacher’s work. As a consequence of the evolution and the great technological and scientific advance, the education system needed to be altered in its structure so that the new information and communication technologies could be integrated in it, for this reason these new technologies play now an important role in the school life both for students and teachers. According to this reality, we can ask: which continuing formation does an art's teacher need so that he is able to use the new technologies in order to turn the process of Visual Arts? Felizardo (2012) points that it’s among the co-workers with an attitude of cooperation, search, reflection and investigation-action that the teachers can be qualified in the new information and Communication Technologies. Aware of this necessity, we present a project of continuing formation which analyses the formation of teachers centered in their teaching experience, through cooperation and reflection on the action, to provide the teachers with competences about the information and communication technologies, namely, in what concerns the exploration and production of contents and interactive activities for teaching and learning. We intend to reach these aims by implementing a formation workshop where the teachers could get the necessary knowledge and use the technological means to support the process of learning of their students and think about the integration of the information technologies in the school subject of Art. The inquired teachers revealed great hope about the work and competences they could get with this formation workshop and they showed great interest and availability to take part in this course of the new technologies specially centered in the contents of the school subject of Visual Arts.2014-12-17T15:31:51Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5886TID:201278960porSousa, Maria Márcia Pimenta Teixeira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:14Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:27.107225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Facilitação do processo de ensino aprendizagem na educação visual pela utilização das novas tecnologias
title Facilitação do processo de ensino aprendizagem na educação visual pela utilização das novas tecnologias
spellingShingle Facilitação do processo de ensino aprendizagem na educação visual pela utilização das novas tecnologias
Sousa, Maria Márcia Pimenta Teixeira de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO VISUAL
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO
VISUAL EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TEACHERS EDUCATION
EDUCATION
title_short Facilitação do processo de ensino aprendizagem na educação visual pela utilização das novas tecnologias
title_full Facilitação do processo de ensino aprendizagem na educação visual pela utilização das novas tecnologias
title_fullStr Facilitação do processo de ensino aprendizagem na educação visual pela utilização das novas tecnologias
title_full_unstemmed Facilitação do processo de ensino aprendizagem na educação visual pela utilização das novas tecnologias
title_sort Facilitação do processo de ensino aprendizagem na educação visual pela utilização das novas tecnologias
author Sousa, Maria Márcia Pimenta Teixeira de
author_facet Sousa, Maria Márcia Pimenta Teixeira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Márcia Pimenta Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO VISUAL
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO
VISUAL EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TEACHERS EDUCATION
EDUCATION
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO VISUAL
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO
VISUAL EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TEACHERS EDUCATION
EDUCATION
description As Tecnologias de Informação e Comunicação vieram introduzir a necessidade de novas aquisições e constantes atualizações na profissão de professor. Em consequência da evolução e do grande avanço tecnológico e científico, o sistema educativo teve a necessidade de alterar a sua estrutura, para poder integrar as novas Tecnologias de Informação e Comunicação, vindo estas a assumir um papel relevante na vida escolar dos alunos e dos professores. Em linha com esta realidade, coloca-se-nos a questão: que formação contínua necessita o professor de Educação Visual para utilizar as novas tecnologias de modo a facilitar o processo de ensino aprendizagem nas Artes Visuais? Felizardo (2012) salienta que é através dos colegas numa atitude de colaboração, investigação, de reflexão e de investigação-ação, que os professores se podem formar e habilitar na formação das TIC. Conscientes desta necessidade, apresentamos um projeto de formação contínua que tem como campo de análise, a formação de professores centrada nas suas práticas pedagógicas, através da colaboração e reflexão sobre a ação, de modo a dotar os professores de competências a nível das Tecnologias de Informação e Comunicação, designadamente, no que se refere à exploração e produção de conteúdos e atividades interativas no ensino e aprendizagem. Pretende-se alcançar estes objetivos através da implementação de uma oficina de formação, por forma a que os professores adquiram conhecimentos e utilizem meios tecnológicos de apoio à aprendizagem dos seus alunos e reflitam sobre ação na integração das TIC na área disciplinar da Educação Visual. Os professores inquiridos revelaram grandes expectativas em relação ao trabalho e às competências que podem vir a obter com a realização desta oficina de formação, tendo manifestado grande interesse e disponibilidade para participar nesta formação nas TIC com incidência nos conteúdos específicos da Edução Visual.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17T15:31:51Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5886
TID:201278960
url http://hdl.handle.net/10437/5886
identifier_str_mv TID:201278960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131212212600832