Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Débora
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leslie, Carolyn
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/130327
Resumo: UIDB/04097/2020 UIDP/04097/2020
id RCAP_32bda232f72aca03c61481efc4e2a3ff
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/130327
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Effects of conversational strategy use in young learners' oral interactionInteração oralTrabalho em paresEnsino baseado em tarefasJovens aprendentesOral interactionPair workTask-based teachingYoung learnersUIDB/04097/2020 UIDP/04097/2020This action research project focused on oral peer interaction in primary English classrooms, aiming to explore the conversational strategies employed by participants to complete three tasks, and how this affected their ability to communicate. Three categories of strategies were investigated: the use of the first language (L1) for task-management purposes, negotiation of meaning strategies and error correction strategies. Transcripts of recordings were used to identify and quantify strategy use and to determine if and how the strategies used helped foster successful communication. Data was also collected using a teaching journal and learner self-assessment. Results showed that conversational strategies seem to play an important role in peer interaction, as they were used in nearly half of the children’s production. L1 for task management was the most frequently used strategy, although there seemed to be a tendency to use less L1 over time. The frequency of use of negotiation of meaning and error correction strategies was relatively low. However, the fact that children showed improvements regarding their oral interaction skills suggests they benefit from this type of activity by paying attention to form, working with formulaic language, and developing additional social and cognitive skills. Este projeto de ação-investigação explorou a interação oral entre pares em aulas de Inglês no ensino primário, tendo como objetivo explorar as estratégias conversacionais utilizadas para a conclusão de três tarefas, e entender como estas influenciaram a comunicação. Investigaram-se três categorias: utilização da língua materna (L1) para gestão das tarefas, estratégias de negociação de significado e estratégias de correção de erros. Utilizaram-se gravações para identificar e quantificar as estratégias utilizadas, e para determinar se estas facilitaram uma comunicação efetiva. Para a recolha de dados, utilizou-se, ainda, um diário da professora e grelhas de autoavaliação dos alunos. De acordo com os resultados, as estratégias conversacionais parecem desempenhar um papel importante na interação oral, pois foram utilizadas em cerca de 50% da produção oral dos alunos. O uso da L1 para gestão de tarefas foi a mais utilizada, embora pareça haver uma tendência para diminuir ao longo do tempo. Apesar da baixa frequência das estratégias de negociação de significado e de correção de erros, o progresso na produção oral dos alunos sugere outros benefícios deste tipo de atividades, nomeadamente a atenção à forma, a exposição à linguagem formulaica e o desenvolvimento de outras competências sociais e cognitivas.Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas (DLCLM)Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-portugueses (CETAPS)RUNOliveira, Ana DéboraLeslie, Carolyn2022-01-05T23:20:39Z2021-12-262021-12-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/130327eng2183-8402PURE: 35818218info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-18T01:42:26Zoai:run.unl.pt:10362/130327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:44.664792Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction
title Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction
spellingShingle Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction
Oliveira, Ana Débora
Interação oral
Trabalho em pares
Ensino baseado em tarefas
Jovens aprendentes
Oral interaction
Pair work
Task-based teaching
Young learners
title_short Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction
title_full Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction
title_fullStr Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction
title_full_unstemmed Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction
title_sort Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction
author Oliveira, Ana Débora
author_facet Oliveira, Ana Débora
Leslie, Carolyn
author_role author
author2 Leslie, Carolyn
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas (DLCLM)
Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-portugueses (CETAPS)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Débora
Leslie, Carolyn
dc.subject.por.fl_str_mv Interação oral
Trabalho em pares
Ensino baseado em tarefas
Jovens aprendentes
Oral interaction
Pair work
Task-based teaching
Young learners
topic Interação oral
Trabalho em pares
Ensino baseado em tarefas
Jovens aprendentes
Oral interaction
Pair work
Task-based teaching
Young learners
description UIDB/04097/2020 UIDP/04097/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-26
2021-12-26T00:00:00Z
2022-01-05T23:20:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/130327
url http://hdl.handle.net/10362/130327
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-8402
PURE: 35818218
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138070844407808