Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/130327 |
Resumo: | UIDB/04097/2020 UIDP/04097/2020 |
id |
RCAP_32bda232f72aca03c61481efc4e2a3ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/130327 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Effects of conversational strategy use in young learners' oral interactionInteração oralTrabalho em paresEnsino baseado em tarefasJovens aprendentesOral interactionPair workTask-based teachingYoung learnersUIDB/04097/2020 UIDP/04097/2020This action research project focused on oral peer interaction in primary English classrooms, aiming to explore the conversational strategies employed by participants to complete three tasks, and how this affected their ability to communicate. Three categories of strategies were investigated: the use of the first language (L1) for task-management purposes, negotiation of meaning strategies and error correction strategies. Transcripts of recordings were used to identify and quantify strategy use and to determine if and how the strategies used helped foster successful communication. Data was also collected using a teaching journal and learner self-assessment. Results showed that conversational strategies seem to play an important role in peer interaction, as they were used in nearly half of the children’s production. L1 for task management was the most frequently used strategy, although there seemed to be a tendency to use less L1 over time. The frequency of use of negotiation of meaning and error correction strategies was relatively low. However, the fact that children showed improvements regarding their oral interaction skills suggests they benefit from this type of activity by paying attention to form, working with formulaic language, and developing additional social and cognitive skills. Este projeto de ação-investigação explorou a interação oral entre pares em aulas de Inglês no ensino primário, tendo como objetivo explorar as estratégias conversacionais utilizadas para a conclusão de três tarefas, e entender como estas influenciaram a comunicação. Investigaram-se três categorias: utilização da língua materna (L1) para gestão das tarefas, estratégias de negociação de significado e estratégias de correção de erros. Utilizaram-se gravações para identificar e quantificar as estratégias utilizadas, e para determinar se estas facilitaram uma comunicação efetiva. Para a recolha de dados, utilizou-se, ainda, um diário da professora e grelhas de autoavaliação dos alunos. De acordo com os resultados, as estratégias conversacionais parecem desempenhar um papel importante na interação oral, pois foram utilizadas em cerca de 50% da produção oral dos alunos. O uso da L1 para gestão de tarefas foi a mais utilizada, embora pareça haver uma tendência para diminuir ao longo do tempo. Apesar da baixa frequência das estratégias de negociação de significado e de correção de erros, o progresso na produção oral dos alunos sugere outros benefícios deste tipo de atividades, nomeadamente a atenção à forma, a exposição à linguagem formulaica e o desenvolvimento de outras competências sociais e cognitivas.Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas (DLCLM)Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-portugueses (CETAPS)RUNOliveira, Ana DéboraLeslie, Carolyn2022-01-05T23:20:39Z2021-12-262021-12-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/130327eng2183-8402PURE: 35818218info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-18T01:42:26Zoai:run.unl.pt:10362/130327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:44.664792Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction |
title |
Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction |
spellingShingle |
Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction Oliveira, Ana Débora Interação oral Trabalho em pares Ensino baseado em tarefas Jovens aprendentes Oral interaction Pair work Task-based teaching Young learners |
title_short |
Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction |
title_full |
Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction |
title_fullStr |
Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction |
title_full_unstemmed |
Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction |
title_sort |
Effects of conversational strategy use in young learners' oral interaction |
author |
Oliveira, Ana Débora |
author_facet |
Oliveira, Ana Débora Leslie, Carolyn |
author_role |
author |
author2 |
Leslie, Carolyn |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas (DLCLM) Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-portugueses (CETAPS) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Débora Leslie, Carolyn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação oral Trabalho em pares Ensino baseado em tarefas Jovens aprendentes Oral interaction Pair work Task-based teaching Young learners |
topic |
Interação oral Trabalho em pares Ensino baseado em tarefas Jovens aprendentes Oral interaction Pair work Task-based teaching Young learners |
description |
UIDB/04097/2020 UIDP/04097/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-26 2021-12-26T00:00:00Z 2022-01-05T23:20:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/130327 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/130327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-8402 PURE: 35818218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
20 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138070844407808 |