Diálogos Necessários de Gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Noeli Aparecida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Finco, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.26981
Resumo: Este artigo analisa como gênero permeia as relações entre as instituições de Educação Infantil e as famílias, com vistas ao cuidado e educação compartilhada das crianças pequenas. Tem como base os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada em uma instituição de Educação Infantil em São Paulo. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de dinâmica lúdica com crianças e entrevistas semiestruturadas com docentes e famílias. O referencial teórico tem como base os Estudos da Pedagogia, a Sociologia da Infância e os Estudos de Gênero que apontam para a construção de uma educação democrática, que valorize a participação das crianças. Os resultados indicam a presença de estereótipos de gênero presentes tanto na educação das crianças em casa, quanto na instituição de Educação Infantil. Apontam como os conflitos de gênero na Educação Infantil podem ser potencializadores de reflexões e diálogos coletivos e possibilitar trocas de saberes entre as diferentes culturas, favorecendo um olhar mais crítico em relação aos direitos das crianças. Revelam coexistência de diferentes construções culturais que apontam para a necessidade da construção de diálogos mais abertos sobre as desigualdades de gênero, problematizando seus reflexos na vida das crianças, diante de questões que não podem mais ser silenciadas.
id RCAP_32c18c5d6b7b4e7ce6e00f980cf0568d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26981
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diálogos Necessários de GêneroArtigosEste artigo analisa como gênero permeia as relações entre as instituições de Educação Infantil e as famílias, com vistas ao cuidado e educação compartilhada das crianças pequenas. Tem como base os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada em uma instituição de Educação Infantil em São Paulo. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de dinâmica lúdica com crianças e entrevistas semiestruturadas com docentes e famílias. O referencial teórico tem como base os Estudos da Pedagogia, a Sociologia da Infância e os Estudos de Gênero que apontam para a construção de uma educação democrática, que valorize a participação das crianças. Os resultados indicam a presença de estereótipos de gênero presentes tanto na educação das crianças em casa, quanto na instituição de Educação Infantil. Apontam como os conflitos de gênero na Educação Infantil podem ser potencializadores de reflexões e diálogos coletivos e possibilitar trocas de saberes entre as diferentes culturas, favorecendo um olhar mais crítico em relação aos direitos das crianças. Revelam coexistência de diferentes construções culturais que apontam para a necessidade da construção de diálogos mais abertos sobre as desigualdades de gênero, problematizando seus reflexos na vida das crianças, diante de questões que não podem mais ser silenciadas.This article analyzes how gender permeates the relationships between institutions of Early Childhood Education and families, with a view to the care and shared education of small children. It is based on the results of a master's research done in an institution of Early Childhood Education in the city of São Paulo. The methodological procedures involve performing playful dynamics with children and semi-structured interviews involving teachers and families. The theoretical framework is based on Pedagogy Studies, Childhood Sociology and Genres that point to the construction of a democratic education, which valorization the children's participation. The results indicate that conflicts about issues of gender in Early Childhood Education can be potentiators of reflections and dialogues collectives, enabling exchanges of knowledge between different cultures, favoring a more critical look at children's rights. Build a dialogue about gender inequalities, problematizing their impact on children's lives, means to take a path that involves questions that can no longer be silenced.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2022-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.26981por1646-2335Fernandes, Noeli AparecidaFinco, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:59Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:06.222746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos Necessários de Gênero
title Diálogos Necessários de Gênero
spellingShingle Diálogos Necessários de Gênero
Fernandes, Noeli Aparecida
Artigos
title_short Diálogos Necessários de Gênero
title_full Diálogos Necessários de Gênero
title_fullStr Diálogos Necessários de Gênero
title_full_unstemmed Diálogos Necessários de Gênero
title_sort Diálogos Necessários de Gênero
author Fernandes, Noeli Aparecida
author_facet Fernandes, Noeli Aparecida
Finco, Daniela
author_role author
author2 Finco, Daniela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Noeli Aparecida
Finco, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo analisa como gênero permeia as relações entre as instituições de Educação Infantil e as famílias, com vistas ao cuidado e educação compartilhada das crianças pequenas. Tem como base os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada em uma instituição de Educação Infantil em São Paulo. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de dinâmica lúdica com crianças e entrevistas semiestruturadas com docentes e famílias. O referencial teórico tem como base os Estudos da Pedagogia, a Sociologia da Infância e os Estudos de Gênero que apontam para a construção de uma educação democrática, que valorize a participação das crianças. Os resultados indicam a presença de estereótipos de gênero presentes tanto na educação das crianças em casa, quanto na instituição de Educação Infantil. Apontam como os conflitos de gênero na Educação Infantil podem ser potencializadores de reflexões e diálogos coletivos e possibilitar trocas de saberes entre as diferentes culturas, favorecendo um olhar mais crítico em relação aos direitos das crianças. Revelam coexistência de diferentes construções culturais que apontam para a necessidade da construção de diálogos mais abertos sobre as desigualdades de gênero, problematizando seus reflexos na vida das crianças, diante de questões que não podem mais ser silenciadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.26981
url https://doi.org/10.25755/int.26981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130951983300608