Diálogos Necessários de Gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.26981 |
Resumo: | Este artigo analisa como gênero permeia as relações entre as instituições de Educação Infantil e as famílias, com vistas ao cuidado e educação compartilhada das crianças pequenas. Tem como base os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada em uma instituição de Educação Infantil em São Paulo. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de dinâmica lúdica com crianças e entrevistas semiestruturadas com docentes e famílias. O referencial teórico tem como base os Estudos da Pedagogia, a Sociologia da Infância e os Estudos de Gênero que apontam para a construção de uma educação democrática, que valorize a participação das crianças. Os resultados indicam a presença de estereótipos de gênero presentes tanto na educação das crianças em casa, quanto na instituição de Educação Infantil. Apontam como os conflitos de gênero na Educação Infantil podem ser potencializadores de reflexões e diálogos coletivos e possibilitar trocas de saberes entre as diferentes culturas, favorecendo um olhar mais crítico em relação aos direitos das crianças. Revelam coexistência de diferentes construções culturais que apontam para a necessidade da construção de diálogos mais abertos sobre as desigualdades de gênero, problematizando seus reflexos na vida das crianças, diante de questões que não podem mais ser silenciadas. |
id |
RCAP_32c18c5d6b7b4e7ce6e00f980cf0568d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26981 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diálogos Necessários de GêneroArtigosEste artigo analisa como gênero permeia as relações entre as instituições de Educação Infantil e as famílias, com vistas ao cuidado e educação compartilhada das crianças pequenas. Tem como base os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada em uma instituição de Educação Infantil em São Paulo. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de dinâmica lúdica com crianças e entrevistas semiestruturadas com docentes e famílias. O referencial teórico tem como base os Estudos da Pedagogia, a Sociologia da Infância e os Estudos de Gênero que apontam para a construção de uma educação democrática, que valorize a participação das crianças. Os resultados indicam a presença de estereótipos de gênero presentes tanto na educação das crianças em casa, quanto na instituição de Educação Infantil. Apontam como os conflitos de gênero na Educação Infantil podem ser potencializadores de reflexões e diálogos coletivos e possibilitar trocas de saberes entre as diferentes culturas, favorecendo um olhar mais crítico em relação aos direitos das crianças. Revelam coexistência de diferentes construções culturais que apontam para a necessidade da construção de diálogos mais abertos sobre as desigualdades de gênero, problematizando seus reflexos na vida das crianças, diante de questões que não podem mais ser silenciadas.This article analyzes how gender permeates the relationships between institutions of Early Childhood Education and families, with a view to the care and shared education of small children. It is based on the results of a master's research done in an institution of Early Childhood Education in the city of São Paulo. The methodological procedures involve performing playful dynamics with children and semi-structured interviews involving teachers and families. The theoretical framework is based on Pedagogy Studies, Childhood Sociology and Genres that point to the construction of a democratic education, which valorization the children's participation. The results indicate that conflicts about issues of gender in Early Childhood Education can be potentiators of reflections and dialogues collectives, enabling exchanges of knowledge between different cultures, favoring a more critical look at children's rights. Build a dialogue about gender inequalities, problematizing their impact on children's lives, means to take a path that involves questions that can no longer be silenced.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2022-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.26981por1646-2335Fernandes, Noeli AparecidaFinco, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:59Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:06.222746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos Necessários de Gênero |
title |
Diálogos Necessários de Gênero |
spellingShingle |
Diálogos Necessários de Gênero Fernandes, Noeli Aparecida Artigos |
title_short |
Diálogos Necessários de Gênero |
title_full |
Diálogos Necessários de Gênero |
title_fullStr |
Diálogos Necessários de Gênero |
title_full_unstemmed |
Diálogos Necessários de Gênero |
title_sort |
Diálogos Necessários de Gênero |
author |
Fernandes, Noeli Aparecida |
author_facet |
Fernandes, Noeli Aparecida Finco, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Finco, Daniela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Noeli Aparecida Finco, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo analisa como gênero permeia as relações entre as instituições de Educação Infantil e as famílias, com vistas ao cuidado e educação compartilhada das crianças pequenas. Tem como base os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada em uma instituição de Educação Infantil em São Paulo. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de dinâmica lúdica com crianças e entrevistas semiestruturadas com docentes e famílias. O referencial teórico tem como base os Estudos da Pedagogia, a Sociologia da Infância e os Estudos de Gênero que apontam para a construção de uma educação democrática, que valorize a participação das crianças. Os resultados indicam a presença de estereótipos de gênero presentes tanto na educação das crianças em casa, quanto na instituição de Educação Infantil. Apontam como os conflitos de gênero na Educação Infantil podem ser potencializadores de reflexões e diálogos coletivos e possibilitar trocas de saberes entre as diferentes culturas, favorecendo um olhar mais crítico em relação aos direitos das crianças. Revelam coexistência de diferentes construções culturais que apontam para a necessidade da construção de diálogos mais abertos sobre as desigualdades de gênero, problematizando seus reflexos na vida das crianças, diante de questões que não podem mais ser silenciadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.26981 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.26981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130951983300608 |