Contributos da pedagogia salesiana e da pedagogia do serviço para a construção da fraternidade : análise da unidade letiva do 5º Ano EMRC : construir a fraternidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/39661 |
Resumo: | O presente trabalho decorre da Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e da reflexão realizada a partir da quarta unidade letiva do 5.º ano: «Construir a fraternidade». Para o aprofundamento teológico e pedagógico do tema orientador do Relatório «O Contributo da Pedagogia Salesiana e da Pedagogia do Serviço na construção da fraternidade», seguindo o método filológico, procedemos à análise do significado e da etimologia nas línguas hebraica e grega do termo «serviço». O segundo aspeto da reflexão centra-se no tema da fraternidade como serviço nos textos do NT. Escolhemos dois textos evangélicos: a Parábola dos Dois Filhos (Lc 15, 11ss) e a narrativa do Lava-pés (Jo 13, 1-15). Posteriormente, refletimos sobre o contributo da Pedagogia Salesiana e da Pedagogia do Serviço na construção da fraternidade. A Pedagogia Salesiana pressupõe uma visão antropológica cristã da educação, para humanizar a cultura, levar os jovens ao encontro com Cristo e criar uma sociedade humana mais fraterna. A Pedagogia do Serviço, enquanto proposta educativa, une os processos de aprendizagem e de serviço à comunidade num só projeto, proporciona condições educativas que favorecem o desenvolvimento das competências pessoais e a participação ativa na sociedade. Permite um serviço qualificado à comunidade, possibilita uma nova perspetiva da aprendizagem e dá novo sentido à educação para a cidadania. Na Carta Encíclica Fratelli Tutti, sobre a Fraternidade e a Amizade Social, do Papa Francisco, nomeadamente, na parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37), encontramos o caminho para a reflexão teológica da temática da unidade letiva: «Construir a fraternidade». O comportamento do Bom Samaritano é um desafio a sair de si próprio e a prestar atenção ao outro; convida a gestos de abertura, acolhimento e a colocar-se de forma empática no lugar do outro. Por último, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica baseada na perícope do Bom Samaritano, com a finalidade de ajudar à reflexão e aprofundamento dos conceitos de cuidado, serviço, proximidade e fraternidade. |
id |
RCAP_32c90bf7609d1d9065bd315076f82b51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39661 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos da pedagogia salesiana e da pedagogia do serviço para a construção da fraternidade : análise da unidade letiva do 5º Ano EMRC : construir a fraternidadeFraternidadeServiçoPedagogia salesianaPedagogia do serviçoCidadania participativaCuidadoProximidadeSão João BoscoEMRCFraternityServiceSalesian pedagogyService learningParticipatory citizenshipCareProximitySaint John BoscoReligious educationDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente trabalho decorre da Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e da reflexão realizada a partir da quarta unidade letiva do 5.º ano: «Construir a fraternidade». Para o aprofundamento teológico e pedagógico do tema orientador do Relatório «O Contributo da Pedagogia Salesiana e da Pedagogia do Serviço na construção da fraternidade», seguindo o método filológico, procedemos à análise do significado e da etimologia nas línguas hebraica e grega do termo «serviço». O segundo aspeto da reflexão centra-se no tema da fraternidade como serviço nos textos do NT. Escolhemos dois textos evangélicos: a Parábola dos Dois Filhos (Lc 15, 11ss) e a narrativa do Lava-pés (Jo 13, 1-15). Posteriormente, refletimos sobre o contributo da Pedagogia Salesiana e da Pedagogia do Serviço na construção da fraternidade. A Pedagogia Salesiana pressupõe uma visão antropológica cristã da educação, para humanizar a cultura, levar os jovens ao encontro com Cristo e criar uma sociedade humana mais fraterna. A Pedagogia do Serviço, enquanto proposta educativa, une os processos de aprendizagem e de serviço à comunidade num só projeto, proporciona condições educativas que favorecem o desenvolvimento das competências pessoais e a participação ativa na sociedade. Permite um serviço qualificado à comunidade, possibilita uma nova perspetiva da aprendizagem e dá novo sentido à educação para a cidadania. Na Carta Encíclica Fratelli Tutti, sobre a Fraternidade e a Amizade Social, do Papa Francisco, nomeadamente, na parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37), encontramos o caminho para a reflexão teológica da temática da unidade letiva: «Construir a fraternidade». O comportamento do Bom Samaritano é um desafio a sair de si próprio e a prestar atenção ao outro; convida a gestos de abertura, acolhimento e a colocar-se de forma empática no lugar do outro. Por último, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica baseada na perícope do Bom Samaritano, com a finalidade de ajudar à reflexão e aprofundamento dos conceitos de cuidado, serviço, proximidade e fraternidade.This work results from the Supervised Teaching Practice in the subject of Religious Education and from the reflection carried out from the fourth teaching unit of the 5th grade: «Building fraternity». For the theological and pedagogical deepening of the guiding theme of the Report "The Contribution of Salesian Pedagogy and Service Learning in the construction of fraternity", following the philological method, we made an analysis of the meaning and etymology in the Hebrew and Greek languages of the term "service". The second aspect of the reflection focuses on the theme of fraternity as service in the texts of the New Testament. We chose two evangelical texts: the Parable of the Two Sons (Lk 15, 11ff) and the Foot Washing narrative (Jn 13, 1-15). Then we reflected on the contribution of Salesian Pedagogy and Service Learning in building fraternity. Salesian Pedagogy presupposes a Christian anthropological vision of education, in order to humanize culture, lead young people to meet Christ and create a more fraternal human society. The Service Learning, as an educational proposal, unites the learning processes and the community service in a single project, provides educational conditions that promote the development of personal skills and active participation in society. It allows a qualified community service, enables a new learning perspective and gives a new meaning to citizenship education. In the Encyclical Letter Fratelli Tutti, on Fraternity and Social Friendship, by Pope Francis, in the parable of the Good Samaritan (Lk 10, 25-37), we find the way for a theological reflection on the theme of the teaching unity: "Building fraternity". The Good Samaritan's behaviour is a challenge to step outside of oneself and pay attention to the other; it invites to openness, acceptance and to put oneself in the other's shoes in an empathic way. Finally, we present a planning proposal based on the Good Samaritan pericope, with the aim of helping to reflect and deepen the concepts of care, service, proximity and fraternity.Carvalho, Cristina Maria Ramos Carvalheiro de SáTuna, Cátia Sofia JorgeVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMachado, Rosa Maria Tavares Gouveia2022-12-27T15:30:40Z2022-11-1720222022-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39661TID:203126920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:27.787015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos da pedagogia salesiana e da pedagogia do serviço para a construção da fraternidade : análise da unidade letiva do 5º Ano EMRC : construir a fraternidade |
title |
Contributos da pedagogia salesiana e da pedagogia do serviço para a construção da fraternidade : análise da unidade letiva do 5º Ano EMRC : construir a fraternidade |
spellingShingle |
Contributos da pedagogia salesiana e da pedagogia do serviço para a construção da fraternidade : análise da unidade letiva do 5º Ano EMRC : construir a fraternidade Machado, Rosa Maria Tavares Gouveia Fraternidade Serviço Pedagogia salesiana Pedagogia do serviço Cidadania participativa Cuidado Proximidade São João Bosco EMRC Fraternity Service Salesian pedagogy Service learning Participatory citizenship Care Proximity Saint John Bosco Religious education Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
Contributos da pedagogia salesiana e da pedagogia do serviço para a construção da fraternidade : análise da unidade letiva do 5º Ano EMRC : construir a fraternidade |
title_full |
Contributos da pedagogia salesiana e da pedagogia do serviço para a construção da fraternidade : análise da unidade letiva do 5º Ano EMRC : construir a fraternidade |
title_fullStr |
Contributos da pedagogia salesiana e da pedagogia do serviço para a construção da fraternidade : análise da unidade letiva do 5º Ano EMRC : construir a fraternidade |
title_full_unstemmed |
Contributos da pedagogia salesiana e da pedagogia do serviço para a construção da fraternidade : análise da unidade letiva do 5º Ano EMRC : construir a fraternidade |
title_sort |
Contributos da pedagogia salesiana e da pedagogia do serviço para a construção da fraternidade : análise da unidade letiva do 5º Ano EMRC : construir a fraternidade |
author |
Machado, Rosa Maria Tavares Gouveia |
author_facet |
Machado, Rosa Maria Tavares Gouveia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Cristina Maria Ramos Carvalheiro de Sá Tuna, Cátia Sofia Jorge Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Rosa Maria Tavares Gouveia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fraternidade Serviço Pedagogia salesiana Pedagogia do serviço Cidadania participativa Cuidado Proximidade São João Bosco EMRC Fraternity Service Salesian pedagogy Service learning Participatory citizenship Care Proximity Saint John Bosco Religious education Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Fraternidade Serviço Pedagogia salesiana Pedagogia do serviço Cidadania participativa Cuidado Proximidade São João Bosco EMRC Fraternity Service Salesian pedagogy Service learning Participatory citizenship Care Proximity Saint John Bosco Religious education Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
O presente trabalho decorre da Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e da reflexão realizada a partir da quarta unidade letiva do 5.º ano: «Construir a fraternidade». Para o aprofundamento teológico e pedagógico do tema orientador do Relatório «O Contributo da Pedagogia Salesiana e da Pedagogia do Serviço na construção da fraternidade», seguindo o método filológico, procedemos à análise do significado e da etimologia nas línguas hebraica e grega do termo «serviço». O segundo aspeto da reflexão centra-se no tema da fraternidade como serviço nos textos do NT. Escolhemos dois textos evangélicos: a Parábola dos Dois Filhos (Lc 15, 11ss) e a narrativa do Lava-pés (Jo 13, 1-15). Posteriormente, refletimos sobre o contributo da Pedagogia Salesiana e da Pedagogia do Serviço na construção da fraternidade. A Pedagogia Salesiana pressupõe uma visão antropológica cristã da educação, para humanizar a cultura, levar os jovens ao encontro com Cristo e criar uma sociedade humana mais fraterna. A Pedagogia do Serviço, enquanto proposta educativa, une os processos de aprendizagem e de serviço à comunidade num só projeto, proporciona condições educativas que favorecem o desenvolvimento das competências pessoais e a participação ativa na sociedade. Permite um serviço qualificado à comunidade, possibilita uma nova perspetiva da aprendizagem e dá novo sentido à educação para a cidadania. Na Carta Encíclica Fratelli Tutti, sobre a Fraternidade e a Amizade Social, do Papa Francisco, nomeadamente, na parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37), encontramos o caminho para a reflexão teológica da temática da unidade letiva: «Construir a fraternidade». O comportamento do Bom Samaritano é um desafio a sair de si próprio e a prestar atenção ao outro; convida a gestos de abertura, acolhimento e a colocar-se de forma empática no lugar do outro. Por último, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica baseada na perícope do Bom Samaritano, com a finalidade de ajudar à reflexão e aprofundamento dos conceitos de cuidado, serviço, proximidade e fraternidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-27T15:30:40Z 2022-11-17 2022 2022-11-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/39661 TID:203126920 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/39661 |
identifier_str_mv |
TID:203126920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132049129340928 |