A formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa : um retrato sem retoques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grígoli, Josefa A. G.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Teixeira, Leny R. M., Lima, Claudia Maria de, Silva, Adriana Rodrigues da, Mônica, Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1723
Resumo: A pesquisa focaliza a construção do saber docente, buscando aprofundar a compreensão dos fatores reguladores da ação docente que atuam no sentido da manutenção da prática do professor ou no sentido da sua transformação. Para investigar as formas mediante as quais os professores aprendem e as razões que os levam a mudar ou a resistir às mudanças da prática, foi realizado um trabalho de formação, nos moldes de uma pesquisa colaborativa, envolvendo dez professoras da primeira etapa do ensino fundamental e três gestoras de uma escola selecionada dentre as que integraram a amostra de um estudo exploratório anteriormente realizado. A intervenção se realizou mediante participação prolongada dos pesquisadores na vida da escola, norteada pela convicção de que capacitação e desenvolvimento dos professores devem ser decididos pelo próprio grupo e realizados na unidade escolar, a partir das necessidades por eles expressas e visando a construção da sua autonomia. Uma análise preliminar dos registros evidencia que as mudanças são lentas, difíceis e muitas vezes os professores resistem a elas. Mas, pautada nos princípios da pesquisa colaborativa, a presente intervenção trabalhou essas dificuldades, contribuindo para a formação do professor investigador da sua prática, mediante a construção compartilhada dos saberes e da autonomia dos docentes.
id RCAP_32d98823934b1f245bcf4b989fff7765
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1723
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa : um retrato sem retoquesEDUCAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESFORMAÇÃO CONTÍNUAPRÁTICAS PEDAGÓGICASEDUCATIONTEACHERS EDUCATIONCONTINUING EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESA pesquisa focaliza a construção do saber docente, buscando aprofundar a compreensão dos fatores reguladores da ação docente que atuam no sentido da manutenção da prática do professor ou no sentido da sua transformação. Para investigar as formas mediante as quais os professores aprendem e as razões que os levam a mudar ou a resistir às mudanças da prática, foi realizado um trabalho de formação, nos moldes de uma pesquisa colaborativa, envolvendo dez professoras da primeira etapa do ensino fundamental e três gestoras de uma escola selecionada dentre as que integraram a amostra de um estudo exploratório anteriormente realizado. A intervenção se realizou mediante participação prolongada dos pesquisadores na vida da escola, norteada pela convicção de que capacitação e desenvolvimento dos professores devem ser decididos pelo próprio grupo e realizados na unidade escolar, a partir das necessidades por eles expressas e visando a construção da sua autonomia. Uma análise preliminar dos registros evidencia que as mudanças são lentas, difíceis e muitas vezes os professores resistem a elas. Mas, pautada nos princípios da pesquisa colaborativa, a presente intervenção trabalhou essas dificuldades, contribuindo para a formação do professor investigador da sua prática, mediante a construção compartilhada dos saberes e da autonomia dos docentes.The focus of our research is on how teachers construct their knowledge. We also intend to depth our understanding of the factors that regulate teachers’ action – either to maintain, either to modify their professional practice. In order to investigate the means by which teachers learn and the reasons that make them change or resist transforming their practice, we accomplished a task aiming teachers’ formation, in a manner similar to a collaborative research design, which involved part of the staff of a school chosen among others which were part of a sample of a previous exploratory study. The subjects were ten teachers of elementary teaching (first stage) and three school administrators. The intervention occurred through our constant presence in the school’s daily life, for we believe that empowerment and professional development must be a choice of teachers themselves, based on their own expressed needs toward the construction of their autonomy. A preliminary analysis of data shows that teachers sometimes resist to changes; so these are slow and difficult. Nevertheless, our intervention based on a collaborative research design enabled us to deal with these difficulties, contributing to form a kind of teacher who investigates its own practice.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-02T20:25:15Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1723por1646-401XGrígoli, Josefa A. G.Teixeira, Leny R. M.Lima, Claudia Maria deSilva, Adriana Rodrigues daMônica, Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:35.627534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa : um retrato sem retoques
title A formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa : um retrato sem retoques
spellingShingle A formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa : um retrato sem retoques
Grígoli, Josefa A. G.
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO CONTÍNUA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
title_short A formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa : um retrato sem retoques
title_full A formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa : um retrato sem retoques
title_fullStr A formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa : um retrato sem retoques
title_full_unstemmed A formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa : um retrato sem retoques
title_sort A formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa : um retrato sem retoques
author Grígoli, Josefa A. G.
author_facet Grígoli, Josefa A. G.
Teixeira, Leny R. M.
Lima, Claudia Maria de
Silva, Adriana Rodrigues da
Mônica, Vasconcelos
author_role author
author2 Teixeira, Leny R. M.
Lima, Claudia Maria de
Silva, Adriana Rodrigues da
Mônica, Vasconcelos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grígoli, Josefa A. G.
Teixeira, Leny R. M.
Lima, Claudia Maria de
Silva, Adriana Rodrigues da
Mônica, Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO CONTÍNUA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
topic EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO CONTÍNUA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
description A pesquisa focaliza a construção do saber docente, buscando aprofundar a compreensão dos fatores reguladores da ação docente que atuam no sentido da manutenção da prática do professor ou no sentido da sua transformação. Para investigar as formas mediante as quais os professores aprendem e as razões que os levam a mudar ou a resistir às mudanças da prática, foi realizado um trabalho de formação, nos moldes de uma pesquisa colaborativa, envolvendo dez professoras da primeira etapa do ensino fundamental e três gestoras de uma escola selecionada dentre as que integraram a amostra de um estudo exploratório anteriormente realizado. A intervenção se realizou mediante participação prolongada dos pesquisadores na vida da escola, norteada pela convicção de que capacitação e desenvolvimento dos professores devem ser decididos pelo próprio grupo e realizados na unidade escolar, a partir das necessidades por eles expressas e visando a construção da sua autonomia. Uma análise preliminar dos registros evidencia que as mudanças são lentas, difíceis e muitas vezes os professores resistem a elas. Mas, pautada nos princípios da pesquisa colaborativa, a presente intervenção trabalhou essas dificuldades, contribuindo para a formação do professor investigador da sua prática, mediante a construção compartilhada dos saberes e da autonomia dos docentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2012-03-02T20:25:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1723
url http://hdl.handle.net/10437/1723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135494349520896