Formação em Enfermagem baseada em competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7201 |
Resumo: | TITULO: Formação em enfermagem baseada em competências TEMA: Estratégias de ensino-aprendizagem INTRODUÇÃO: A formação baseada em competências revela ser um desafio para uma educação em enfermagem mais eficaz. Neste artigo analisam-se a diversidade de estratégias utilizadas neste processo ensino aprendizagem em função das diversas etapas do mesmo e que são estruturantes: a construção curricular as metodologias de ensino e as estratégias de avaliação. OBJETIVOS: Caracterizar produção científica sobre modelos e estratégias educacionais para educação em enfermagem baseada em competências; Identificar resultados da implementação de modelo/estratégias educacionais; Discutir aspetos convergentes e divergentes sobre uso dos modelos/estratégias educacionais. METODOLOGIA: Realizou-se uma pesquisa do tipo exploratório tendo por base uma revisão de literatura em bases de dados eletrónicas. A pesquisa foi realizada em novembro de 2010, nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem e Ensino Superior, sendo selecionado um. Na EBSCO, utilizando os mesmos descritores em língua inglesa (Competency-Based Education; Education, Nursing; Education, Higher), igual período de tempo, encontaram-se 36 artigos e foram seleccionados 9. Os critérios de inclusão foram: artigos de pesquisas publicados no período 2005 a 2010, estar disponível on-line como texto completo, estar nos idiomas português, inglês ou espanhol e focalizar objeto de estudo. Excluíram-se artigos de opinião, editoriais e teses. RESULTADOS: As experiências relatadas enfatizam os métodos de ensino, o desenho curricular e a avaliação e demonstraram a sua utilidade e benefícios para o processo de ensino e de aprendizagem. A utilização de modelos predefinidos como é o caso dos modelos COPA e QSEN, têm vantagens claras como recomendação para futuras experiências. Os resultados apontam modelos educacionais de carácter interativo que promovam as capacidades de análise e de reflexão, e sejam promotoras da tomada de decisão. |
id |
RCAP_32de8be4074ce554ea3820511f956860 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/7201 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação em Enfermagem baseada em competênciasFormação baseada em cmpetênciasEnfermagemEnsino SuperiorTITULO: Formação em enfermagem baseada em competências TEMA: Estratégias de ensino-aprendizagem INTRODUÇÃO: A formação baseada em competências revela ser um desafio para uma educação em enfermagem mais eficaz. Neste artigo analisam-se a diversidade de estratégias utilizadas neste processo ensino aprendizagem em função das diversas etapas do mesmo e que são estruturantes: a construção curricular as metodologias de ensino e as estratégias de avaliação. OBJETIVOS: Caracterizar produção científica sobre modelos e estratégias educacionais para educação em enfermagem baseada em competências; Identificar resultados da implementação de modelo/estratégias educacionais; Discutir aspetos convergentes e divergentes sobre uso dos modelos/estratégias educacionais. METODOLOGIA: Realizou-se uma pesquisa do tipo exploratório tendo por base uma revisão de literatura em bases de dados eletrónicas. A pesquisa foi realizada em novembro de 2010, nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem e Ensino Superior, sendo selecionado um. Na EBSCO, utilizando os mesmos descritores em língua inglesa (Competency-Based Education; Education, Nursing; Education, Higher), igual período de tempo, encontaram-se 36 artigos e foram seleccionados 9. Os critérios de inclusão foram: artigos de pesquisas publicados no período 2005 a 2010, estar disponível on-line como texto completo, estar nos idiomas português, inglês ou espanhol e focalizar objeto de estudo. Excluíram-se artigos de opinião, editoriais e teses. RESULTADOS: As experiências relatadas enfatizam os métodos de ensino, o desenho curricular e a avaliação e demonstraram a sua utilidade e benefícios para o processo de ensino e de aprendizagem. A utilização de modelos predefinidos como é o caso dos modelos COPA e QSEN, têm vantagens claras como recomendação para futuras experiências. Os resultados apontam modelos educacionais de carácter interativo que promovam as capacidades de análise e de reflexão, e sejam promotoras da tomada de decisão.2013-01-11T11:19:39Z2013-01-112012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7201http://hdl.handle.net/10174/7201porFernandes, Manuel Agostinho; Durão, João Barradas; Fonseca, Ana (2012) Formação em enfermagem baseada em competências. In Jesuíno, Jorge Correia; Lopes, Manuel José; Mendes, Felismina; Oliveira, Antónia Silva (coord.). 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais - III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais e V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Évora, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde. Livro de Resumos. ISBN: 978-989-20-3167-5ISBN: 978-989-20-3167-5Departamento de Pedagogia e Educaçãoafonseca@uevora.ptmf@uevora.ptjd@uevora.pt229Fonseca, AnaFernandes, Manuel Agostinho MatosDurão, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:47:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:44.047593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em Enfermagem baseada em competências |
title |
Formação em Enfermagem baseada em competências |
spellingShingle |
Formação em Enfermagem baseada em competências Fonseca, Ana Formação baseada em cmpetências Enfermagem Ensino Superior |
title_short |
Formação em Enfermagem baseada em competências |
title_full |
Formação em Enfermagem baseada em competências |
title_fullStr |
Formação em Enfermagem baseada em competências |
title_full_unstemmed |
Formação em Enfermagem baseada em competências |
title_sort |
Formação em Enfermagem baseada em competências |
author |
Fonseca, Ana |
author_facet |
Fonseca, Ana Fernandes, Manuel Agostinho Matos Durão, João |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Manuel Agostinho Matos Durão, João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ana Fernandes, Manuel Agostinho Matos Durão, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação baseada em cmpetências Enfermagem Ensino Superior |
topic |
Formação baseada em cmpetências Enfermagem Ensino Superior |
description |
TITULO: Formação em enfermagem baseada em competências TEMA: Estratégias de ensino-aprendizagem INTRODUÇÃO: A formação baseada em competências revela ser um desafio para uma educação em enfermagem mais eficaz. Neste artigo analisam-se a diversidade de estratégias utilizadas neste processo ensino aprendizagem em função das diversas etapas do mesmo e que são estruturantes: a construção curricular as metodologias de ensino e as estratégias de avaliação. OBJETIVOS: Caracterizar produção científica sobre modelos e estratégias educacionais para educação em enfermagem baseada em competências; Identificar resultados da implementação de modelo/estratégias educacionais; Discutir aspetos convergentes e divergentes sobre uso dos modelos/estratégias educacionais. METODOLOGIA: Realizou-se uma pesquisa do tipo exploratório tendo por base uma revisão de literatura em bases de dados eletrónicas. A pesquisa foi realizada em novembro de 2010, nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem e Ensino Superior, sendo selecionado um. Na EBSCO, utilizando os mesmos descritores em língua inglesa (Competency-Based Education; Education, Nursing; Education, Higher), igual período de tempo, encontaram-se 36 artigos e foram seleccionados 9. Os critérios de inclusão foram: artigos de pesquisas publicados no período 2005 a 2010, estar disponível on-line como texto completo, estar nos idiomas português, inglês ou espanhol e focalizar objeto de estudo. Excluíram-se artigos de opinião, editoriais e teses. RESULTADOS: As experiências relatadas enfatizam os métodos de ensino, o desenho curricular e a avaliação e demonstraram a sua utilidade e benefícios para o processo de ensino e de aprendizagem. A utilização de modelos predefinidos como é o caso dos modelos COPA e QSEN, têm vantagens claras como recomendação para futuras experiências. Os resultados apontam modelos educacionais de carácter interativo que promovam as capacidades de análise e de reflexão, e sejam promotoras da tomada de decisão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01T00:00:00Z 2013-01-11T11:19:39Z 2013-01-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/7201 http://hdl.handle.net/10174/7201 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/7201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, Manuel Agostinho; Durão, João Barradas; Fonseca, Ana (2012) Formação em enfermagem baseada em competências. In Jesuíno, Jorge Correia; Lopes, Manuel José; Mendes, Felismina; Oliveira, Antónia Silva (coord.). 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais - III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais e V Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais. Évora, Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde. Livro de Resumos. ISBN: 978-989-20-3167-5 ISBN: 978-989-20-3167-5 Departamento de Pedagogia e Educação afonseca@uevora.pt mf@uevora.pt jd@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136500702511104 |