Problematizando a avaliação da aprendizagem: compreensão de enfermeiros professores que atuam na formação em enfermagem brasileira e mexicana
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247550 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2023. |
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Problematizando a avaliação da aprendizagem: compreensão de enfermeiros professores que atuam na formação em enfermagem brasileira e mexicanaEnfermagemAvaliação em enfermagemAprendizagem baseada em problemasEnsino superiorEnsino superiorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2023.Introdução: A finalidade central da avaliação deve ser a aprendizagem, no entanto, historicamente ela se constitui como ferramenta de controle docente com enfoque na quantificação do conhecimento, classificação e restrição à autonomia, características que contrariam os documentos orientadores para formação em Enfermagem no Brasil e no México, que sugerem que a mesma deva contemplar as competências, habilidades e atitudes de futuros profissionais que sejam capazes de reconhecer as necessidades sociais transformando a realidade nas quais estarão inseridos, tendo efeitos, portanto, na vida social, econômica e política dos envolvidos. Objetivo: Compreender as vivências de enfermeiros professores brasileiros e mexicanos acerca da Avaliação da Aprendizagem por meio da aplicação do Arco de Charles Maguerez. Metodologia: Trata-se de um Estudo de Caso Múltiplo, de abordagem qualitativa, composto por dois casos. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2021, de forma remota em virtude da pandemia da Covid-19, por meio da entrevista semiestruturada, aplicação do Arco de Maguerez, observação participante e pesquisa documental junto a professores enfermeiros que atuavam nos Cursos de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina ? Brasil e na Universidad Autónoma del Estado de México. A análise dos dados ocorreu por meio da síntese cruzada dos dados de acordo com referencial teórico do Yin. Esta pesquisa está vinculada ao macroprojeto ?As Práticas Pedagógicas para un Modelo de Enseñanza Innovador del Cuidado en Enfermería - Brasil y México? e obteve aprovação ética de ambos os contextos estudados. Resultados: Dos 15 participantes, 14 eram mulheres com pelo menos seis meses de trabalho docente. Emergiram do estudo os seguintes achados: Os participantes percebem a avaliação enquanto parte do processo de ensino e aprendizagem no sentido de que ela permite a identificação de potencialidades e lacunas presentes nele; dentre as estratégias avaliativas utilizadas estão o Arco de Charles Maguerez, portfólio reflexivo; estudo de caso; atividades lúdicas; provas, dentre outras; percebeu-se, nos discursos docentes tendências pedagógicas como a Educação Problematizadora e Educação Tradicional; os desafios encontrados por eles são: a persistência da avaliação sendo realizada no modelo tradicional, mesmo quando as escolhas pedagógicas aparentam ter um caráter problematizador, a frágil formação para a prática pedagógica de enfermeiros docentes além da resistência de estudantes a ferramentas avaliativas inovadoras. Enquanto estratégia de coleta de dados, o Arco de Charles Maguerez possibilita o movimento de ação, reflexão, ação dos participantes sendo, portanto, coerente com a práxis. Considerações Finais: Os discursos dos participantes demonstram uma preocupação em utilizar a avaliação para compreender as potencialidades e lacunas no processo de ensino e aprendizagem, contemplando estratégias inovadoras e a participação ativa dos estudantes, o que evidencia compreensão da avaliação enquanto parte integrante da trajetória formativa, e não dela descolada. Apesar disso, enfrentam problemáticas que contribuem para a manutenção da avaliação enquanto ferramenta que mensura o conhecimento e determina o futuro do estudante em sua trajetória acadêmica.Abstract: Introduction: The central purpose of the evaluation should be learning, however, historically it is constituted as a tool for teaching control with a focus on the quantification of knowledge, classification and restriction of autonomy, characteristics that contradict the guiding documents for training in Nursing in Brazil and in Mexico, which suggest that it should consider the competences, abilities and attitudes of future professionals who are capable of recognizing social needs, transforming the reality in which they will be inserted, having effects, therefore, on the social, economic and political life of those involved. Objective: To understand the experiences of Brazilian and Mexican teacher nurses about Learning Assessment through the application of Charles Maguerez's Arch. Methodology: This is a Multiple Case Study, with a qualitative approach, consisting of two cases. Data were collected in the second half of 2021, remotely due to the Covid-19 pandemic, through semi-structured interviews, application of the Arco de Maguerez, participant observation and documentary research with nurse professors who worked in the Nursing Courses of the University of São Paulo. Federal University of Santa Catarina ? Brazil and the Universidad Autónoma del Estado de México. Data analysis took place through cross-synthesis of data according to the theoretical framework of Yin. This research is linked to the macro-project 'As Práticas Pedagógicas Para Un Modelo De Enseñanza Innovador Del Care En Enfermería - Brasil y México' and obtained ethical approval from both contexts studied. Results: Of the 15 participants, 14 were women with at least six months of teaching experience. The following findings emerged from the study: Participants perceive assessment as part of the teaching and learning process in the sense that it allows the identification of potentialities and gaps present in it; among the evaluation strategies used are the Arch of Charles Maguerez, reflective portfolio; case study; recreational activities; evidence, among others; Pedagogical trends such as Problematizing Education and Traditional Education were noticed in the teachers' discourses; the challenges faced by them are: the persistence of the evaluation being carried out in the traditional model, even when the pedagogical choices seem to have a problematizing character, the fragile training for the pedagogical practice of teaching nurses, in addition to the resistance of students to innovative evaluation tools. As a data collection strategy, Charles Maguerez's Arch enables the movement of action, reflection, and action of the participants, thus being coherent with praxis. Final Considerations: The participants' speeches demonstrate a concern in using assessment to understand the potential and gaps in the teaching and learning process, contemplating innovative strategies and the active participation of students, which shows an understanding of assessment as an integral part of the training trajectory, and not her cool. Despite this, they face problems that contribute to the maintenance of evaluation as a tool that measures knowledge and determines the student's future in their academic trajectory.Kempfer, Silvana SilveiraEspinoza, Jessica Belen RojasUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Maria Eduarda de Carli2023-06-28T18:26:37Z2023-06-28T18:26:37Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis177 p.| il.application/pdf381139https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247550porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:26:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247550Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:26:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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