Conservação e restauro de pintura de cavalete
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5896 |
Resumo: | O presente relatório é resultado da pesquisa e do trabalho efetuado durante o estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar na área de Pintura, realizado no Departamento de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação. Este estágio, para além do desenvolvimento de componentes mais práticas, teve também como objetivo a realização de um estudo teórico, apresentado no primeiro capítulo, sobre as brigadas móveis de restauradores, praticadas desde os anos 60 nesta instituição. O estudo teve como fim a compreensão dos parâmetros básicos pelos quais estas brigadas se regem e qual a sua ligação direta à entrada de peças nos diferentes Departamentos de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação. Dando continuidade ao estudo, o capítulo seguinte terá como tema principal uma pintura que foi incorporada no Departamento de Conservação e Restauro no decorrer de uma brigada de inspeção. A peça em questão é uma pintura a óleo sobre tela intitulada A Vaca, da autoria de Alves Cardoso e datada de 1902, pertencente à Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa. Já no terceiro capítulo, o estudo incide sobre outra obra do século XX, mais concretamente de 1919, autoria de Teodósio Ferreira denominada Interior da Sé de Lisboa, pertencente ao Museu da Guarda. Para ambos os casos, além da investigação histórica e artística, foi realizado um estudo técnico e material suportado pelos diferentes exames a análises propostos, que foi uma ferramenta de trabalho decisiva no diagnóstico e na realização da proposta de tratamento destas obras. De seguida será realizada a descrição e explicação da intervenção de conservação realizada em cada um dos casos. |
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O presente relatório é resultado da pesquisa e do trabalho efetuado durante o estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar na área de Pintura, realizado no Departamento de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação. Este estágio, para além do desenvolvimento de componentes mais práticas, teve também como objetivo a realização de um estudo teórico, apresentado no primeiro capítulo, sobre as brigadas móveis de restauradores, praticadas desde os anos 60 nesta instituição. O estudo teve como fim a compreensão dos parâmetros básicos pelos quais estas brigadas se regem e qual a sua ligação direta à entrada de peças nos diferentes Departamentos de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação. Dando continuidade ao estudo, o capítulo seguinte terá como tema principal uma pintura que foi incorporada no Departamento de Conservação e Restauro no decorrer de uma brigada de inspeção. A peça em questão é uma pintura a óleo sobre tela intitulada A Vaca, da autoria de Alves Cardoso e datada de 1902, pertencente à Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa. Já no terceiro capítulo, o estudo incide sobre outra obra do século XX, mais concretamente de 1919, autoria de Teodósio Ferreira denominada Interior da Sé de Lisboa, pertencente ao Museu da Guarda. Para ambos os casos, além da investigação histórica e artística, foi realizado um estudo técnico e material suportado pelos diferentes exames a análises propostos, que foi uma ferramenta de trabalho decisiva no diagnóstico e na realização da proposta de tratamento destas obras. De seguida será realizada a descrição e explicação da intervenção de conservação realizada em cada um dos casos. |
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