Pentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antiga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Débora Tiago Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18576
Resumo: O relatório apresentado descreve o estudo e intervenção da pintura Pentecostes, desenvolvido ao longo do estágio curricular efetuado no Laboratório José de Figueiredo, para a obtenção do grau de Mestre. Esta pintura a óleo sobre seis tábuas de carvalho, datada do séc. XVI (provavelmente a partir de 1531), enquadra-se no século das obras primitivas portuguesas (1450-1550), concretamente no Primeiro Renascimento de inspiração nórdica; representa a descida do Espírito Santo na forma de línguas de fogo sobre os apóstolos; e enquadra o espólio pictórico do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). Elaborou-se o seu estudo histórico e artístico, através da consulta de documentação específica; mas também o seu estudo material e técnico, e a análise descritiva e diagnóstico, recorrendo aos métodos de exame: exames por processos fotográficos (luz normal, luz rasante, fluorescência de ultravioleta, reflectografia de infravermelhos e radiografia) e dendrocronologia; e análise: análise estratigráfica, microespectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μ-FTIR), microscopia eletrónica de varrimento acoplada com espectroscopia de raios X por dispersão de energia (MEV-EDX), difração de raios X (DRX) e pirólise seguida de cromatografia gasosa acoplada à espectroscopia de massa (Py-GC-MS). Estes auxiliaram a metodologia estabelecida, bem como toda a intervenção levada a cabo. A intervenção realizada, de Conservação e Restauro, inclui procedimentos como o desemolduramento; limpeza mecânica, imunização e preenchimentos pontuais ao nível do suporte; limpeza do verniz superficial e repintes pontuais; fixação das camadas preparatórias, pictóricas e repintes totais; remoção de alguns dos repintes totais, preenchimentos de lacunas ao nível da camada de preparação e sua reintegração cromática.
id RCAP_6328a3bca2376c6817eba3cb99e9c03a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18576
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte AntigaPentecostesPinturaCarvalhoConservaçãoRestauroDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaO relatório apresentado descreve o estudo e intervenção da pintura Pentecostes, desenvolvido ao longo do estágio curricular efetuado no Laboratório José de Figueiredo, para a obtenção do grau de Mestre. Esta pintura a óleo sobre seis tábuas de carvalho, datada do séc. XVI (provavelmente a partir de 1531), enquadra-se no século das obras primitivas portuguesas (1450-1550), concretamente no Primeiro Renascimento de inspiração nórdica; representa a descida do Espírito Santo na forma de línguas de fogo sobre os apóstolos; e enquadra o espólio pictórico do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). Elaborou-se o seu estudo histórico e artístico, através da consulta de documentação específica; mas também o seu estudo material e técnico, e a análise descritiva e diagnóstico, recorrendo aos métodos de exame: exames por processos fotográficos (luz normal, luz rasante, fluorescência de ultravioleta, reflectografia de infravermelhos e radiografia) e dendrocronologia; e análise: análise estratigráfica, microespectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μ-FTIR), microscopia eletrónica de varrimento acoplada com espectroscopia de raios X por dispersão de energia (MEV-EDX), difração de raios X (DRX) e pirólise seguida de cromatografia gasosa acoplada à espectroscopia de massa (Py-GC-MS). Estes auxiliaram a metodologia estabelecida, bem como toda a intervenção levada a cabo. A intervenção realizada, de Conservação e Restauro, inclui procedimentos como o desemolduramento; limpeza mecânica, imunização e preenchimentos pontuais ao nível do suporte; limpeza do verniz superficial e repintes pontuais; fixação das camadas preparatórias, pictóricas e repintes totais; remoção de alguns dos repintes totais, preenchimentos de lacunas ao nível da camada de preparação e sua reintegração cromática.Lorena, MercêsRêgo, CarlaRepositório ComumSarmento, Débora Tiago Ribeiro2017-06-27T08:56:49Z2016-092016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18576TID:201824680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:49.941786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antiga
title Pentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antiga
spellingShingle Pentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antiga
Sarmento, Débora Tiago Ribeiro
Pentecostes
Pintura
Carvalho
Conservação
Restauro
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
title_short Pentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antiga
title_full Pentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antiga
title_fullStr Pentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antiga
title_full_unstemmed Pentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antiga
title_sort Pentecostes: estudo e intervenção de conservação e restauro. Pintura sobre madeira do Museu Nacional de Arte Antiga
author Sarmento, Débora Tiago Ribeiro
author_facet Sarmento, Débora Tiago Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorena, Mercês
Rêgo, Carla
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Débora Tiago Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Pentecostes
Pintura
Carvalho
Conservação
Restauro
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
topic Pentecostes
Pintura
Carvalho
Conservação
Restauro
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
description O relatório apresentado descreve o estudo e intervenção da pintura Pentecostes, desenvolvido ao longo do estágio curricular efetuado no Laboratório José de Figueiredo, para a obtenção do grau de Mestre. Esta pintura a óleo sobre seis tábuas de carvalho, datada do séc. XVI (provavelmente a partir de 1531), enquadra-se no século das obras primitivas portuguesas (1450-1550), concretamente no Primeiro Renascimento de inspiração nórdica; representa a descida do Espírito Santo na forma de línguas de fogo sobre os apóstolos; e enquadra o espólio pictórico do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). Elaborou-se o seu estudo histórico e artístico, através da consulta de documentação específica; mas também o seu estudo material e técnico, e a análise descritiva e diagnóstico, recorrendo aos métodos de exame: exames por processos fotográficos (luz normal, luz rasante, fluorescência de ultravioleta, reflectografia de infravermelhos e radiografia) e dendrocronologia; e análise: análise estratigráfica, microespectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μ-FTIR), microscopia eletrónica de varrimento acoplada com espectroscopia de raios X por dispersão de energia (MEV-EDX), difração de raios X (DRX) e pirólise seguida de cromatografia gasosa acoplada à espectroscopia de massa (Py-GC-MS). Estes auxiliaram a metodologia estabelecida, bem como toda a intervenção levada a cabo. A intervenção realizada, de Conservação e Restauro, inclui procedimentos como o desemolduramento; limpeza mecânica, imunização e preenchimentos pontuais ao nível do suporte; limpeza do verniz superficial e repintes pontuais; fixação das camadas preparatórias, pictóricas e repintes totais; remoção de alguns dos repintes totais, preenchimentos de lacunas ao nível da camada de preparação e sua reintegração cromática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
2016-09-01T00:00:00Z
2017-06-27T08:56:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18576
TID:201824680
url http://hdl.handle.net/10400.26/18576
identifier_str_mv TID:201824680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133631001657344