A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/55787 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Licenciatura em Enfermagem numa Escola Superior de Enfermagem em Portugal, com a finalidade de compreender processos de construção de competências profissionais em contexto de estágio. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos estudantes do 2º ano do curso e entrevistas semiestruturadas a um grupo de estudantes e duas supervisoras, uma da escola de formação e outra do hospital. Os resultados apresentados sinalizam a existência de tensões na relação teoria-prática e na articulação entre os dois contextos de formação, apontando a necessidade de reforçar modalidades de supervisão reflexiva e dialógica, assim como a colaboração interinstitucional. Palavras chave: enfermagem; estágio clínico; competências; supervisão. |
id |
RCAP_33009991b97346f2b3630aa616f74f6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55787 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagemBuilding professional competences in the context of nursing internshipLa construcción de competencias profesionales en el contexto de la pasantía en enfermeríaEnfermagemEstágio clínicoCompetênciasSupervisãoCiências Médicas::Ciências da SaúdeCiências Médicas::Outras Ciências MédicasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::Outras Ciências SociaisO artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Licenciatura em Enfermagem numa Escola Superior de Enfermagem em Portugal, com a finalidade de compreender processos de construção de competências profissionais em contexto de estágio. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos estudantes do 2º ano do curso e entrevistas semiestruturadas a um grupo de estudantes e duas supervisoras, uma da escola de formação e outra do hospital. Os resultados apresentados sinalizam a existência de tensões na relação teoria-prática e na articulação entre os dois contextos de formação, apontando a necessidade de reforçar modalidades de supervisão reflexiva e dialógica, assim como a colaboração interinstitucional. Palavras chave: enfermagem; estágio clínico; competências; supervisão.El artículo presenta un estudio de caso desarrollado en el ámbito de una Licenciatura en Enfermería en una Escuela Superior de Enfermería en Portugal, con la finalidad de comprender procesos de construcción de competencias profesionales en contexto de pasantía. Los datos fueron recogidos a través de un cuestionario a los estudiantes del 2º año del curso y entrevistas semiestructuradas a un grupo de estudiantes y dos supervisoras, una de la escuela de formación y otra del hospital. Los resultados presentados señalan la existencia de tensiones en la relación teoría-práctica y en la articulación entre los dos contextos de formación, apuntando la necesidad de reforzar modalidades de supervisión reflexiva y dialógica, así como la colaboración interinstitucional. Palabras clave: enfermería; práctica clínica; competencias; supervisión.The article presents a case study developed in the context of a Nursing graduate programme within a Nursing School in Portugal, with the purpose of understanding the processes of building professional competences in the context of students’ internship. The data were collected through a questionnaire to the 2nd year students, and semi-structured interviews to a group of students and two supervisors, one from the training school and another from the hospital. Results highlight the existence of tensions related to the theory-practice relationship and to the articulation between the two training contexts. They signal the need to reinforce reflective, dialogic supervisory practices, as well as interinstitutional collaboration. Key words: nursing; practicum; competences; supervision.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoCunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da CunhaVieira, FláviaMacedo, Ana Paula2018-07-122018-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55787porLopes Monteiro da Cunha, C. M. D. S., Gonçalves Fernandes Ferreira, I. F., & Morais de Carvalho Macedo, A. P. (2018, julio 12). La Construcción de Competencias Profesionales en el Contexto de la Pasantía en Enfermería. Campo Abierto. Revista De Educación, 37(1), 93-106. Recuperado a partir de https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/32630213-9529https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/3263info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:04.607891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem Building professional competences in the context of nursing internship La construcción de competencias profesionales en el contexto de la pasantía en enfermería |
title |
A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem |
spellingShingle |
A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem Cunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da Cunha Enfermagem Estágio clínico Competências Supervisão Ciências Médicas::Ciências da Saúde Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem |
title_full |
A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem |
title_fullStr |
A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem |
title_full_unstemmed |
A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem |
title_sort |
A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem |
author |
Cunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da Cunha |
author_facet |
Cunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da Cunha Vieira, Flávia Macedo, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Flávia Macedo, Ana Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da Cunha Vieira, Flávia Macedo, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Estágio clínico Competências Supervisão Ciências Médicas::Ciências da Saúde Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Enfermagem Estágio clínico Competências Supervisão Ciências Médicas::Ciências da Saúde Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Licenciatura em Enfermagem numa Escola Superior de Enfermagem em Portugal, com a finalidade de compreender processos de construção de competências profissionais em contexto de estágio. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos estudantes do 2º ano do curso e entrevistas semiestruturadas a um grupo de estudantes e duas supervisoras, uma da escola de formação e outra do hospital. Os resultados apresentados sinalizam a existência de tensões na relação teoria-prática e na articulação entre os dois contextos de formação, apontando a necessidade de reforçar modalidades de supervisão reflexiva e dialógica, assim como a colaboração interinstitucional. Palavras chave: enfermagem; estágio clínico; competências; supervisão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-12 2018-07-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/55787 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/55787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lopes Monteiro da Cunha, C. M. D. S., Gonçalves Fernandes Ferreira, I. F., & Morais de Carvalho Macedo, A. P. (2018, julio 12). La Construcción de Competencias Profesionales en el Contexto de la Pasantía en Enfermería. Campo Abierto. Revista De Educación, 37(1), 93-106. Recuperado a partir de https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/3263 0213-9529 https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/3263 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132394418077696 |