A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da Cunha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vieira, Flávia, Macedo, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55787
Resumo: O artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Licenciatura em Enfermagem numa Escola Superior de Enfermagem em Portugal, com a finalidade de compreender processos de construção de competências profissionais em contexto de estágio. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos estudantes do 2º ano do curso e entrevistas semiestruturadas a um grupo de estudantes e duas supervisoras, uma da escola de formação e outra do hospital. Os resultados apresentados sinalizam a existência de tensões na relação teoria-prática e na articulação entre os dois contextos de formação, apontando a necessidade de reforçar modalidades de supervisão reflexiva e dialógica, assim como a colaboração interinstitucional. Palavras chave: enfermagem; estágio clínico; competências; supervisão.
id RCAP_33009991b97346f2b3630aa616f74f6b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55787
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagemBuilding professional competences in the context of nursing internshipLa construcción de competencias profesionales en el contexto de la pasantía en enfermeríaEnfermagemEstágio clínicoCompetênciasSupervisãoCiências Médicas::Ciências da SaúdeCiências Médicas::Outras Ciências MédicasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::Outras Ciências SociaisO artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Licenciatura em Enfermagem numa Escola Superior de Enfermagem em Portugal, com a finalidade de compreender processos de construção de competências profissionais em contexto de estágio. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos estudantes do 2º ano do curso e entrevistas semiestruturadas a um grupo de estudantes e duas supervisoras, uma da escola de formação e outra do hospital. Os resultados apresentados sinalizam a existência de tensões na relação teoria-prática e na articulação entre os dois contextos de formação, apontando a necessidade de reforçar modalidades de supervisão reflexiva e dialógica, assim como a colaboração interinstitucional. Palavras chave: enfermagem; estágio clínico; competências; supervisão.El artículo presenta un estudio de caso desarrollado en el ámbito de una Licenciatura en Enfermería en una Escuela Superior de Enfermería en Portugal, con la finalidad de comprender procesos de construcción de competencias profesionales en contexto de pasantía. Los datos fueron recogidos a través de un cuestionario a los estudiantes del 2º año del curso y entrevistas semiestructuradas a un grupo de estudiantes y dos supervisoras, una de la escuela de formación y otra del hospital. Los resultados presentados señalan la existencia de tensiones en la relación teoría-práctica y en la articulación entre los dos contextos de formación, apuntando la necesidad de reforzar modalidades de supervisión reflexiva y dialógica, así como la colaboración interinstitucional. Palabras clave: enfermería; práctica clínica; competencias; supervisión.The article presents a case study developed in the context of a Nursing graduate programme within a Nursing School in Portugal, with the purpose of understanding the processes of building professional competences in the context of students’ internship. The data were collected through a questionnaire to the 2nd year students, and semi-structured interviews to a group of students and two supervisors, one from the training school and another from the hospital. Results highlight the existence of tensions related to the theory-practice relationship and to the articulation between the two training contexts. They signal the need to reinforce reflective, dialogic supervisory practices, as well as interinstitutional collaboration. Key words: nursing; practicum; competences; supervision.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoCunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da CunhaVieira, FláviaMacedo, Ana Paula2018-07-122018-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55787porLopes Monteiro da Cunha, C. M. D. S., Gonçalves Fernandes Ferreira, I. F., & Morais de Carvalho Macedo, A. P. (2018, julio 12). La Construcción de Competencias Profesionales en el Contexto de la Pasantía en Enfermería. Campo Abierto. Revista De Educación, 37(1), 93-106. Recuperado a partir de https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/32630213-9529https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/3263info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:04.607891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem
Building professional competences in the context of nursing internship
La construcción de competencias profesionales en el contexto de la pasantía en enfermería
title A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem
spellingShingle A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem
Cunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da Cunha
Enfermagem
Estágio clínico
Competências
Supervisão
Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem
title_full A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem
title_fullStr A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem
title_full_unstemmed A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem
title_sort A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem
author Cunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da Cunha
author_facet Cunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da Cunha
Vieira, Flávia
Macedo, Ana Paula
author_role author
author2 Vieira, Flávia
Macedo, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da Cunha
Vieira, Flávia
Macedo, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estágio clínico
Competências
Supervisão
Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Enfermagem
Estágio clínico
Competências
Supervisão
Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Licenciatura em Enfermagem numa Escola Superior de Enfermagem em Portugal, com a finalidade de compreender processos de construção de competências profissionais em contexto de estágio. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos estudantes do 2º ano do curso e entrevistas semiestruturadas a um grupo de estudantes e duas supervisoras, uma da escola de formação e outra do hospital. Os resultados apresentados sinalizam a existência de tensões na relação teoria-prática e na articulação entre os dois contextos de formação, apontando a necessidade de reforçar modalidades de supervisão reflexiva e dialógica, assim como a colaboração interinstitucional. Palavras chave: enfermagem; estágio clínico; competências; supervisão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-12
2018-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55787
url http://hdl.handle.net/1822/55787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes Monteiro da Cunha, C. M. D. S., Gonçalves Fernandes Ferreira, I. F., & Morais de Carvalho Macedo, A. P. (2018, julio 12). La Construcción de Competencias Profesionales en el Contexto de la Pasantía en Enfermería. Campo Abierto. Revista De Educación, 37(1), 93-106. Recuperado a partir de https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/3263
0213-9529
https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/3263
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132394418077696