Construção e validação de uma escala de avaliação de competências do supervisor clínico em enfermagem: contributos para a definição de um perfil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Gabriela Alexandra Brito
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/57309
Resumo: Dissertação de mestrado em Enfermagem
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spelling Construção e validação de uma escala de avaliação de competências do supervisor clínico em enfermagem: contributos para a definição de um perfilSupervisão clínica em enfermagemCaraterísticasCompetênciasSupervisor clínico em enfermagemEstudantes de enfermagemClinical supervision in nursingCharacteristicsCompetencesClinical supervisor in nursingNursing studentsCiências Médicas::Outras Ciências MédicasDissertação de mestrado em EnfermagemA prática clínica assume especial destaque na formação e desenvolvimento de competências dos estudantes, influenciando-os ao longo da vida profissional. Durante a sua formação, os estudantes passam por estádios de desenvolvimento diferentes, os quais determinam necessidades diferentes e justificam competências supervisivas específicas de qualidade ajustadas ao seu nível de formação. A competência do Supervisor Clínico em Enfermagem constitui, pois, um eixo fundamental e indispensável para o sucesso da formação dos futuros enfermeiros, sendo atualmente reconhecida a necessidade de possuir um perfil de competências adequado. Procedeu-se ao desenvolvimento de dois estudos. Num primeiro momento, realizou-se um estudo metodológico, Estudo 1, com o objetivo de construir e validar uma escala de avaliação de caraterísticas e competências do Supervisor Clínico em Enfermagem, numa amostra de 265 estudantes (N=265) dos quatro anos do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Anexa à escala foi colocada uma questão aberta que inquiriu sobre outras caraterísticas e competências não elencadas na escala e a importância atribuída a estas. Posteriormente, desenvolveu-se o Estudo 2, correlacional explicativo, visando analisar a influência das variáveis biográficas e de escolaridade dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem na importância atribuída por estes às caraterísticas e competências do Supervisor Clínico em Enfermagem. Os dados quantitativos foram tratados com recurso à estatística descritiva e inferencial e os dados qualitativos que emergiram da questão aberta anexa à escala através da análise de conteúdo categorial. Da versão final da escala, constituída por 21 itens, foram extraídos três componentes principais, (I) Competências relacionais e pedagógicas, (II) Caraterísticas individuais, (III) Competências de eficácia e comunicação, com uma variância total explicada de 52,15% (KMO=0,92; teste de Bartlett ρ<0.001) e Alpha de Cronbach de 0,827, 0,833 e 0,829, respetivamente, permitindo obter um instrumento robusto e fiável com boa consistência interna. Da análise de conteúdo categorial emergiram cinco categorias: (I) Caraterísticas individuais, (II) Competências de organização e adaptação ao contexto; (III) Competências relacionais e pedagógicas; (IV) Competências de comunicação e (V) Competências técnico-científicas, que complementam e reforçam a compreensão dos resultados da escala e, consequentemente, do objeto de estudo. As Competências de organização e adaptação ao contexto e Competências técnico-científicas são categorias novas que emergiram. Dos resultados principais do Estudo 2, destaca-se o facto de a importância atribuída pelos estudantes às caraterísticas e competências do Supervisor Clínico em Enfermagem ser influenciado pelo género e pela realização dos ensinos clínicos II e III. A idade, o ano de licenciatura, a realização dos ensinos clínicos IV, V, VI, VII e VIII e do estágio de integração à vida profissional não produzem influência estatisticamente significativa na importância atribuída pelos estudantes às caraterísticas e competências do Supervisor Clínico em Enfermagem. Conclui-se que a escala construída é válida, podendo ser aplicada e desenvolvida em futuras investigações. Os resultados deste estudo constituem um contributo inovador para o ensino e prática de Enfermagem e para práticas supervisivas de qualidade, na medida em que contribuem para a caraterização do perfil do Supervisor Clínico em Enfermagem, com base nas caraterísticas e competências mais valorizadas pelos estudantes de Enfermagem. Permitem, ainda, consolidar a evidência científica na área disciplinar da Enfermagem e promover a melhoria dos cuidados.Clinical practice is especially important in the training and development of students' competences, influencing them throughout their professional lives. During their training, students go through different stages of development, which determine different needs and justify specific quality supervision competences adjusted to their level of training. The competences of the Clinical Supervisor in Nursing is therefore a fundamental and indispensable axis for the success of the training of future nurses, and it is currently recognized the need to have an adequate competency profile. Two studies were developed. First, a methodological study was carried out, Study 1, with the objective of constructing and validating a scale of evaluation of characteristics and competencies of the Clinical Supervisor in Nursing, in a sample of 265 students (N=265) from the four years of the Degree in Nursing. Attached to the scale was an open question that inquired about other characteristics and competences not listed in the scale and the importance attributed to them. Subsequently, Study 2, correlacional explanatory study, was developed, aiming to analyze the influence of the biographical and educational variables of the students of the Degree in Nursing, in the importance attributed by them to the characteristics and competencies of the Clinical Supervisor in Nursing. The quantitative data were treated using the descriptive and inferential statistics and the qualitative data that emerged from the open question attached to the scale through the categorical content analysis. In the final version of the scale, consisting of 21 items, three main components were extracted: (I) Relational and pedagogical competences, (II) Individual characteristics, (III) Efficacy and communication competences, with a total explained variance of 52.15% (KMO = 0,92, Bartlett test ρ <0.001) and Cronbach's Alpha of 0.827, 0.833 and 0.829, respectively, allowing to obtain a robust and reliable instrument that presents good internal consistency. From the categorial content analysis emerged five categories: (I) Individual characteristics, (II) Organizational and adaptation to the context competences; (III) Relational and pedagogical competences; (IV) Communication competences and (V) Technical-scientific competences, which complement and reinforce the understanding of the results of the scale and, consequently, the object of the study. Organizational and adaptation to the context competences and Technical-scientific competences are new categories that have emerged. Within the main results of Study 2 highlight the fact that the importance attributed by the students to the characteristics and competences of the Clinical Supervisor in Nursing is influenced by gender and the achievement of clinical teaching II and III. Age, year of graduation, completion of IV, V, VI, VII and VIII and the integration stage to work do not have a statistically significant influence on the importance attributed by students to the characteristics and competences of the Clinical Supervisor in Nursing. We conclude that the constructed scale is valid and can be applied and developed in future investigations. The results of this study constitute an innovative contribution to the teaching and practice of Nursing and to quality supervising practices, insofar as they contribute to the profile of the Clinical Supervisor in Nursing, based on the characteristics and competences most valued by nursing students. They also allow the consolidation of scientific evidence in the nursing disciplinary area and promote the improvement of care.Lage, IsabelMartins, Cristina AraújoUniversidade do MinhoCorreia, Gabriela Alexandra Brito2018-11-222018-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57309por202102335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:15.286810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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