O ensino e a aprendizagem da geometria, com recurso a materiais manipuláveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mineiro, Cármen Sofia Xavier Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/16822
Resumo: Este estudo foi desenvolvido em contexto de estágio, numa turma do 2.º ano de escolaridade, pertencente a um Agrupamento de escolas situado na Quinta do Conde. Para a realização deste projeto de investigação optei por eleger a área da Matemática, centrando-me especialmente no domínio da Geometria, através da utilização de materiais manipuláveis que conduzem à sua aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo principal compreender de que modo os materiais manipuláveis podem contribuir para a aprendizagem de conceitos geométricos. Com este intuito, procurou-se responder às seguintes questões de investigação: a) Como resolvem os alunos as tarefas geométricas propostas com base na utilização de materiais manipuláveis? b) Que ideias e conceitos geométricos são evidenciados pelos alunos na resolução de tarefas baseadas na utilização de materiais manipuláveis? Do ponto de vista metodológico, o estudo segue uma abordagem qualitativa e insere-se no paradigma interpretativo. Nele participaram vinte alunos, tendo sido escolhidos dois alunos para uma análise mais aprofundada das suas resoluções. A recolha de dados foi feita através da observação participante, entrevistas e recolha documental. Foram elaboradas notas de campo de caráter descritivo e reflexivo e foram registadas em áudio e vídeo todas as aulas da intervenção pedagógica. Os resultados do estudo revelam que os alunos estiveram bastante interessados e envolvidos em todas as atividades desenvolvidas com os materiais manipuláveis. Através deste estudo, foi possível inferir que a utilização dos materiais manipuláveis parece ter permitido o desenvolvimento de tarefas com forte cariz exploratório, contribuindo para a autonomia dos alunos na construção do seu próprio conhecimento. De facto, os materiais manipuláveis utilizados foram promotores do envolvimento dos alunos nas atividades, tornando-os agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento e parece ter contribuído para o desenvolvimento de ideias e conceitos geométricos pretendidos.
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spelling O ensino e a aprendizagem da geometria, com recurso a materiais manipuláveisum estudo com alunos do 2º ano de escolaridadeGeometriaMateriais manipuláveisEnsino-aprendizagemRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioGeometryManipulative materialsTeaching and learningEste estudo foi desenvolvido em contexto de estágio, numa turma do 2.º ano de escolaridade, pertencente a um Agrupamento de escolas situado na Quinta do Conde. Para a realização deste projeto de investigação optei por eleger a área da Matemática, centrando-me especialmente no domínio da Geometria, através da utilização de materiais manipuláveis que conduzem à sua aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo principal compreender de que modo os materiais manipuláveis podem contribuir para a aprendizagem de conceitos geométricos. Com este intuito, procurou-se responder às seguintes questões de investigação: a) Como resolvem os alunos as tarefas geométricas propostas com base na utilização de materiais manipuláveis? b) Que ideias e conceitos geométricos são evidenciados pelos alunos na resolução de tarefas baseadas na utilização de materiais manipuláveis? Do ponto de vista metodológico, o estudo segue uma abordagem qualitativa e insere-se no paradigma interpretativo. Nele participaram vinte alunos, tendo sido escolhidos dois alunos para uma análise mais aprofundada das suas resoluções. A recolha de dados foi feita através da observação participante, entrevistas e recolha documental. Foram elaboradas notas de campo de caráter descritivo e reflexivo e foram registadas em áudio e vídeo todas as aulas da intervenção pedagógica. Os resultados do estudo revelam que os alunos estiveram bastante interessados e envolvidos em todas as atividades desenvolvidas com os materiais manipuláveis. Através deste estudo, foi possível inferir que a utilização dos materiais manipuláveis parece ter permitido o desenvolvimento de tarefas com forte cariz exploratório, contribuindo para a autonomia dos alunos na construção do seu próprio conhecimento. De facto, os materiais manipuláveis utilizados foram promotores do envolvimento dos alunos nas atividades, tornando-os agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento e parece ter contribuído para o desenvolvimento de ideias e conceitos geométricos pretendidos.This study was carried out in field context, namely a class of 2nd grade students, belonging to a school located in Quinta do Conde. For my project, I elected the area of Mathematics focusing especially in the field of Geometry, while promoting the utilization of manipulative materials during the teaching process. The purpose of this study aims to understand and analyze in which ways the manipulative materials contribute in the process of learning geometric concepts. Based on the goal of this research we tried to answer the following guiding questions: a) How do students solve the geometric tasks proposed based on the use of manipulatives materials? B) What ideas and geometric concepts are demonstrated by the students in solving tasks based on the use of manipulatives materials? From a methodological point of view, the study follows a qualitative approach and is part of the interpretive paradigm. We had a total of twenty students participating in this study, of which we elected two for further analysis of their resolutions methods in the tasks presented to them. Data collection was done through participant observation, interviews and document collection. In this context, we had audio and video data collected from all classes were tasks were presented to the participants and field notes were used to described and reflect upon the observations. The conclusions of this study show that the students were very interested and engaged in all activities with manipulatives materials. Through this study, we can conclude that the manipulative materials appear to contribute to the development of tasks whit exploratory nature, allowing a better autonomy in the students and their search for knowledge. In fact, the manipulative materials were a valuable tool promoting the engagement of the students in the activities, assuming a more active role in the search for new knowledge, appearing to have contributed to the development of the approached ideas and geometric concept taught in the tasks.Mendes, FátimaRepositório ComumMineiro, Cármen Sofia Xavier Dias2016-12-15T13:43:57Z2017-012017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16822TID:201604213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:25.665334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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