O recurso a materiais manipuláveis físicos e digitais na aprendizagem da Geometria no 1.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15822 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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O recurso a materiais manipuláveis físicos e digitais na aprendizagem da Geometria no 1.º ano de escolaridadeGeometriaMateriais manipuláveis físicosMateriais manipuláveis virtuais1.º anoGeometryPhysical manipulative materialsVirtual manipulative materials1st gradeRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, elaborado no âmbito da unidade curricular de Práticas de Ensino Supervisionada II, incide nas práticas desenvolvidas em dois contextos escolares, do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo aqui apresentado tem como tema “O recurso a materiais manipuláveis, físicos e virtuais, na aprendizagem da Geometria no 1.º ano do 1.º CEB”, e como objetivo compreender a potencialidade dos materiais manipuláveis físicos e virtuais para o desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e composição de figuras planas. Deste objetivo, emergem as seguintes questões: (i) Que estratégias usam os alunos para compor figuras com recurso a materiais manipuláveis físicos/virtuais?; (ii) Qual o contributo da utilização de materiais manipuláveis físicos/virtuais para o desenvolvimento da visualização espacial e da composição de figuras planas dos alunos do 1.º ano do ensino básico?. Para dar resposta às questões, optou-se por uma metodologia qualitativa com estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de observação participante do investigador, notas de campo e recolha das produções dos alunos. De acordo com os resultados, o uso de materiais manipuláveis, físicos e virtuais, promove o desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de composição de figuras planas. A maioria dos alunos recorre a estratégias de tentativa/erro e de antecipação para compor figuras planas.ABSTRACT The present report, written in the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, and focuses on the practices developed in two school contexts, the 1st grade of the 1st cycle of basic education and the 6th grade of the 2nd cycle of basic education. The study presented here has as its theme "The use of manipulative materials, physical and virtual, in learning Geometry in the 1st grade of Basic Education", and the aim to understand the potential of physical and virtual manipulative materials for the development of spatial visualization and composition skills of plane figures. From this aim, emerged the following questions: (i) What strategies do students use to compose figures using physical/virtual manipulative materials? (ii) What is the contribution of using physical/virtual manipulative materials to the development of spatial visualization and the composition of plane figures in 1st grade students? To answer the questions, a qualitative methodology with case study was chosen. Data was collected through researcher participant observation, field notes and collection of the students' productions. According to the results, the use of manipulative materials, physical and virtual, promotes the development of spatial visualization and composition skills of plane figures. Most of the students use trial and error and anticipation strategies to compose plane figures.Carvalho, RenataRCIPLLoureiro, Mariana de Oliveira Pais2023-03-21T11:24:40Z2022-07-182022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15822TID:203194438porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:25.714783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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