Controlo de vibrações em engenharia civil - amortecedor de colunas de líquido sintonizado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/8290 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil - Perfil Estruturas |
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Controlo de vibrações em engenharia civil - amortecedor de colunas de líquido sintonizadoAmortecedor de colunas de líquido sintonizadoControlo estruturalMesa sísmica educacionalDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil - Perfil EstruturasA implementação de sistemas de controlo pode melhorar o desempenho estrutural de modo a que vibrações outrora significativas sejam reduzidas para limites impostos por normas ou critérios de segurança. Entre as soluções possíveis para o efeito, encontram-se os amortecedores de colunas de líquido sintonizado ou tuned liquid column dampers (TLCDs). Trata-se de sistemas que permitem um amortecimento da estrutura primária através da oscilação da coluna de líquido no seu reservatório em forma de "U", e baseia-se na inércia do movimento do líquido para contrariar o movimento da estrutura. A dissipação de energia resulta da passagem do líquido através de um orifício no troço horizontal ao qual está associada uma força de amortecimento. Essa força é não linear, depende de um coeficiente associado a essa singularidade, da velocidade de oscilação do líquido e aliada à força de inércia permite o controlo estrutural. Para um exemplo de aplicação é avaliada a eficiência de um sistema TLCD num pórtico a escala reduzida e a respetiva simulação numérica em MATLAB. O ensaio consiste num protótipo TLCD instalado no pórtico que é colocado numa mesa sísmica educacional. Nessa mesa o sistema é sujeito a diferentes ações dinâmicas e, através de um acelerómetro, são medidas as acelerações pré e pós instalação do amortecedor, comparando posteriormente os resultados com os da simulação e verificada a sua eficiência. A estratégia de controlo consistiu na determinação dos parâmetros dinâmicos associados e consequente dimensionamento das características do TLCD que minimizam ao máximo as acelerações. No exemplo de aplicação, para o ensaio experimental atingem-se reduções na ordem dos 60%.Faculdade de Ciências e TecnologiaCismasiu, CorneliuRUNPestana, Igor Gama2012-12-04T10:46:28Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:51Zoai:run.unl.pt:10362/8290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:06.948860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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