Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, Cláudia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Melo, Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22405
Resumo: O envolvimento do/a estudante na escola tem consequências positivas num conjunto de resultados, designadamente no desempenho académico, no funcionamento emocional e no comportamento. Ancorado no referencial teórico do modelo de Lam & Jimerson (2008), procura-se, neste trabalho apresentar parte de um estudo que pretendeu analisar o envolvimento dos/as estudantes do ensino profissional na escola e as suas relações com fatores pessoais e contextuais, consequências e antecedentes do envolvimento (cognitivo, afetivo e comportamental). Mais pormenorizadamente, procura compreender as relações entre as dimensões do Envolvimento, a Vinculação aos/às Pais/Mães, aos Pares e aos/às Professores/as, o Bem-Estar e o Desempenho Académico. O estudo envolveu a participação de 514 estudantes de escolas secundárias e profissionais da região do Alentejo, a frequentar o ensino profissional. Os dados foram recolhidos através da Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EEEE (Veiga, 2012), a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes – EBEPA (Bizarro, 1999) e as Escalas de Vinculação aos Pais, aos Pares e aos Professores – IPPA-R (Figueiredo & Machado, 2010). Neste caso é salientado o uso da EBEPA, pois serão apresentados os resultados que envolvem as variáveis envolvimento e bem-estar. Os resultados mostram que a relação com professores/as é preditora do envolvimento, a relação com pais é preditora do bem-estar psicológico dos/as adolescentes. Por outro lado, o envolvimento comportamental é preditor dos resultados escolares e estes afetam o envolvimento afetivo.
id RCAP_332203855b37435b85608f122101100d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escolaEnvolvimento na EscolaEnsino ProfissionalBem-EstarO envolvimento do/a estudante na escola tem consequências positivas num conjunto de resultados, designadamente no desempenho académico, no funcionamento emocional e no comportamento. Ancorado no referencial teórico do modelo de Lam & Jimerson (2008), procura-se, neste trabalho apresentar parte de um estudo que pretendeu analisar o envolvimento dos/as estudantes do ensino profissional na escola e as suas relações com fatores pessoais e contextuais, consequências e antecedentes do envolvimento (cognitivo, afetivo e comportamental). Mais pormenorizadamente, procura compreender as relações entre as dimensões do Envolvimento, a Vinculação aos/às Pais/Mães, aos Pares e aos/às Professores/as, o Bem-Estar e o Desempenho Académico. O estudo envolveu a participação de 514 estudantes de escolas secundárias e profissionais da região do Alentejo, a frequentar o ensino profissional. Os dados foram recolhidos através da Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EEEE (Veiga, 2012), a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes – EBEPA (Bizarro, 1999) e as Escalas de Vinculação aos Pais, aos Pares e aos Professores – IPPA-R (Figueiredo & Machado, 2010). Neste caso é salientado o uso da EBEPA, pois serão apresentados os resultados que envolvem as variáveis envolvimento e bem-estar. Os resultados mostram que a relação com professores/as é preditora do envolvimento, a relação com pais é preditora do bem-estar psicológico dos/as adolescentes. Por outro lado, o envolvimento comportamental é preditor dos resultados escolares e estes afetam o envolvimento afetivo.2018-02-21T12:37:22Z2018-02-212016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22405http://hdl.handle.net/10174/22405porCandeias, C., & Melo, M. (2016). Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na Escola. In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 340-354). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa978-989-8753-35-9http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escolaCIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedingsndmmm@uevora.pt681Candeias, CláudiaMelo, Madalenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:21.828362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola
title Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola
spellingShingle Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola
Candeias, Cláudia
Envolvimento na Escola
Ensino Profissional
Bem-Estar
title_short Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola
title_full Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola
title_fullStr Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola
title_full_unstemmed Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola
title_sort Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola
author Candeias, Cláudia
author_facet Candeias, Cláudia
Melo, Madalena
author_role author
author2 Melo, Madalena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, Cláudia
Melo, Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento na Escola
Ensino Profissional
Bem-Estar
topic Envolvimento na Escola
Ensino Profissional
Bem-Estar
description O envolvimento do/a estudante na escola tem consequências positivas num conjunto de resultados, designadamente no desempenho académico, no funcionamento emocional e no comportamento. Ancorado no referencial teórico do modelo de Lam & Jimerson (2008), procura-se, neste trabalho apresentar parte de um estudo que pretendeu analisar o envolvimento dos/as estudantes do ensino profissional na escola e as suas relações com fatores pessoais e contextuais, consequências e antecedentes do envolvimento (cognitivo, afetivo e comportamental). Mais pormenorizadamente, procura compreender as relações entre as dimensões do Envolvimento, a Vinculação aos/às Pais/Mães, aos Pares e aos/às Professores/as, o Bem-Estar e o Desempenho Académico. O estudo envolveu a participação de 514 estudantes de escolas secundárias e profissionais da região do Alentejo, a frequentar o ensino profissional. Os dados foram recolhidos através da Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EEEE (Veiga, 2012), a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes – EBEPA (Bizarro, 1999) e as Escalas de Vinculação aos Pais, aos Pares e aos Professores – IPPA-R (Figueiredo & Machado, 2010). Neste caso é salientado o uso da EBEPA, pois serão apresentados os resultados que envolvem as variáveis envolvimento e bem-estar. Os resultados mostram que a relação com professores/as é preditora do envolvimento, a relação com pais é preditora do bem-estar psicológico dos/as adolescentes. Por outro lado, o envolvimento comportamental é preditor dos resultados escolares e estes afetam o envolvimento afetivo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2018-02-21T12:37:22Z
2018-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22405
http://hdl.handle.net/10174/22405
url http://hdl.handle.net/10174/22405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Candeias, C., & Melo, M. (2016). Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na Escola. In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 340-354). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
978-989-8753-35-9
http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escola
CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
nd
mmm@uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136614980517888