Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/22405 |
Resumo: | O envolvimento do/a estudante na escola tem consequências positivas num conjunto de resultados, designadamente no desempenho académico, no funcionamento emocional e no comportamento. Ancorado no referencial teórico do modelo de Lam & Jimerson (2008), procura-se, neste trabalho apresentar parte de um estudo que pretendeu analisar o envolvimento dos/as estudantes do ensino profissional na escola e as suas relações com fatores pessoais e contextuais, consequências e antecedentes do envolvimento (cognitivo, afetivo e comportamental). Mais pormenorizadamente, procura compreender as relações entre as dimensões do Envolvimento, a Vinculação aos/às Pais/Mães, aos Pares e aos/às Professores/as, o Bem-Estar e o Desempenho Académico. O estudo envolveu a participação de 514 estudantes de escolas secundárias e profissionais da região do Alentejo, a frequentar o ensino profissional. Os dados foram recolhidos através da Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EEEE (Veiga, 2012), a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes – EBEPA (Bizarro, 1999) e as Escalas de Vinculação aos Pais, aos Pares e aos Professores – IPPA-R (Figueiredo & Machado, 2010). Neste caso é salientado o uso da EBEPA, pois serão apresentados os resultados que envolvem as variáveis envolvimento e bem-estar. Os resultados mostram que a relação com professores/as é preditora do envolvimento, a relação com pais é preditora do bem-estar psicológico dos/as adolescentes. Por outro lado, o envolvimento comportamental é preditor dos resultados escolares e estes afetam o envolvimento afetivo. |
id |
RCAP_332203855b37435b85608f122101100d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/22405 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escolaEnvolvimento na EscolaEnsino ProfissionalBem-EstarO envolvimento do/a estudante na escola tem consequências positivas num conjunto de resultados, designadamente no desempenho académico, no funcionamento emocional e no comportamento. Ancorado no referencial teórico do modelo de Lam & Jimerson (2008), procura-se, neste trabalho apresentar parte de um estudo que pretendeu analisar o envolvimento dos/as estudantes do ensino profissional na escola e as suas relações com fatores pessoais e contextuais, consequências e antecedentes do envolvimento (cognitivo, afetivo e comportamental). Mais pormenorizadamente, procura compreender as relações entre as dimensões do Envolvimento, a Vinculação aos/às Pais/Mães, aos Pares e aos/às Professores/as, o Bem-Estar e o Desempenho Académico. O estudo envolveu a participação de 514 estudantes de escolas secundárias e profissionais da região do Alentejo, a frequentar o ensino profissional. Os dados foram recolhidos através da Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EEEE (Veiga, 2012), a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes – EBEPA (Bizarro, 1999) e as Escalas de Vinculação aos Pais, aos Pares e aos Professores – IPPA-R (Figueiredo & Machado, 2010). Neste caso é salientado o uso da EBEPA, pois serão apresentados os resultados que envolvem as variáveis envolvimento e bem-estar. Os resultados mostram que a relação com professores/as é preditora do envolvimento, a relação com pais é preditora do bem-estar psicológico dos/as adolescentes. Por outro lado, o envolvimento comportamental é preditor dos resultados escolares e estes afetam o envolvimento afetivo.2018-02-21T12:37:22Z2018-02-212016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22405http://hdl.handle.net/10174/22405porCandeias, C., & Melo, M. (2016). Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na Escola. In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 340-354). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa978-989-8753-35-9http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escolaCIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedingsndmmm@uevora.pt681Candeias, CláudiaMelo, Madalenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:21.828362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola |
title |
Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola |
spellingShingle |
Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola Candeias, Cláudia Envolvimento na Escola Ensino Profissional Bem-Estar |
title_short |
Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola |
title_full |
Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola |
title_fullStr |
Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola |
title_full_unstemmed |
Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola |
title_sort |
Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na escola |
author |
Candeias, Cláudia |
author_facet |
Candeias, Cláudia Melo, Madalena |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Madalena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candeias, Cláudia Melo, Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento na Escola Ensino Profissional Bem-Estar |
topic |
Envolvimento na Escola Ensino Profissional Bem-Estar |
description |
O envolvimento do/a estudante na escola tem consequências positivas num conjunto de resultados, designadamente no desempenho académico, no funcionamento emocional e no comportamento. Ancorado no referencial teórico do modelo de Lam & Jimerson (2008), procura-se, neste trabalho apresentar parte de um estudo que pretendeu analisar o envolvimento dos/as estudantes do ensino profissional na escola e as suas relações com fatores pessoais e contextuais, consequências e antecedentes do envolvimento (cognitivo, afetivo e comportamental). Mais pormenorizadamente, procura compreender as relações entre as dimensões do Envolvimento, a Vinculação aos/às Pais/Mães, aos Pares e aos/às Professores/as, o Bem-Estar e o Desempenho Académico. O estudo envolveu a participação de 514 estudantes de escolas secundárias e profissionais da região do Alentejo, a frequentar o ensino profissional. Os dados foram recolhidos através da Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EEEE (Veiga, 2012), a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes – EBEPA (Bizarro, 1999) e as Escalas de Vinculação aos Pais, aos Pares e aos Professores – IPPA-R (Figueiredo & Machado, 2010). Neste caso é salientado o uso da EBEPA, pois serão apresentados os resultados que envolvem as variáveis envolvimento e bem-estar. Os resultados mostram que a relação com professores/as é preditora do envolvimento, a relação com pais é preditora do bem-estar psicológico dos/as adolescentes. Por outro lado, o envolvimento comportamental é preditor dos resultados escolares e estes afetam o envolvimento afetivo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2018-02-21T12:37:22Z 2018-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/22405 http://hdl.handle.net/10174/22405 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/22405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Candeias, C., & Melo, M. (2016). Envolvimento de estudantes do Ensino Profissional na Escola. In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 340-354). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 978-989-8753-35-9 http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escola CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings nd mmm@uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136614980517888 |