Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/46209 |
Resumo: | Neste breve ensaio, divulga-se e reflete-se acerca de um projeto interdisciplinar, a dinamizar no período de 2013-2016, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Procura-se acentuar a transversalidade da língua portuguesa, materializada em textos literários, mas também alargar a própria cultura artística, nomeadamente no domínio da criação e fruição teatrais. Numa primeira fase, é proposto conhecer a cultura literária dos alunos da licenciatura para, posteriormente, no contexto de disciplinas como a “Literatura para a Infância e Juventude” e a “Expressão e Educação Dramática”, alargar o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral); desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos de dizer e de oralidade (narração, formas poético-líricas e texto dramático); perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria da capacidade de desconstrução de textos e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ativos na leitura do texto-mundo. |
id |
RCAP_332da5bf95da05ba9dfc22fadaa3f3cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46209 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmicoLiterary education and theatrical/drama education: a few synergies within an academic contextEducação literáriaEducação dramáticaTexto dramáticoFormação de professoresLiterary educationDrama educationDrama textTeacher trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste breve ensaio, divulga-se e reflete-se acerca de um projeto interdisciplinar, a dinamizar no período de 2013-2016, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Procura-se acentuar a transversalidade da língua portuguesa, materializada em textos literários, mas também alargar a própria cultura artística, nomeadamente no domínio da criação e fruição teatrais. Numa primeira fase, é proposto conhecer a cultura literária dos alunos da licenciatura para, posteriormente, no contexto de disciplinas como a “Literatura para a Infância e Juventude” e a “Expressão e Educação Dramática”, alargar o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral); desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos de dizer e de oralidade (narração, formas poético-líricas e texto dramático); perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria da capacidade de desconstrução de textos e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ativos na leitura do texto-mundo.This brief essay we aim to share and reflect on the interdisciplinary project, which took place between 2013 and 2015, as part of the degree in Basic Education at the Institute of Education of the University of Minho (Braga, Portugal). Not only do we seek to highlight how transversal the Portuguese language is, embodied in literary texts, but also contribute to the artistic culture itself, namely through the theatrical creation. In the initial stage, we intend to get acquainted with the students’ literary culture in order to expand their contact with less widespread literary genres (poetry and drama), within the context of subjects, such as Children and Youth Literature and Drama Education; to develop phonological and interpretative dimensions related to popular expressions and spoken interaction (narration, forms of lyric poetry and dramatic text); to understand how reading may help to develop text analysis skills, thus, shaping active citizens of the future who are capable of relating personal interpretations with their own understanding of the world.Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFURGUniversidade do MinhoAntunes, Carla PiresDias, Maria dos Anjos FlôrSilva, Sara Raquel Reis da2017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46209por2316-3100info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:08.424803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico Literary education and theatrical/drama education: a few synergies within an academic context |
title |
Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico |
spellingShingle |
Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico Antunes, Carla Pires Educação literária Educação dramática Texto dramático Formação de professores Literary education Drama education Drama text Teacher training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico |
title_full |
Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico |
title_fullStr |
Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico |
title_full_unstemmed |
Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico |
title_sort |
Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico |
author |
Antunes, Carla Pires |
author_facet |
Antunes, Carla Pires Dias, Maria dos Anjos Flôr Silva, Sara Raquel Reis da |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Maria dos Anjos Flôr Silva, Sara Raquel Reis da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Carla Pires Dias, Maria dos Anjos Flôr Silva, Sara Raquel Reis da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação literária Educação dramática Texto dramático Formação de professores Literary education Drama education Drama text Teacher training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação literária Educação dramática Texto dramático Formação de professores Literary education Drama education Drama text Teacher training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Neste breve ensaio, divulga-se e reflete-se acerca de um projeto interdisciplinar, a dinamizar no período de 2013-2016, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Procura-se acentuar a transversalidade da língua portuguesa, materializada em textos literários, mas também alargar a própria cultura artística, nomeadamente no domínio da criação e fruição teatrais. Numa primeira fase, é proposto conhecer a cultura literária dos alunos da licenciatura para, posteriormente, no contexto de disciplinas como a “Literatura para a Infância e Juventude” e a “Expressão e Educação Dramática”, alargar o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral); desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos de dizer e de oralidade (narração, formas poético-líricas e texto dramático); perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria da capacidade de desconstrução de textos e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ativos na leitura do texto-mundo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/46209 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/46209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2316-3100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132309332426752 |