Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Carla Pires
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Maria dos Anjos Flôr, Silva, Sara Raquel Reis da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46209
Resumo: Neste breve ensaio, divulga-se e reflete-se acerca de um projeto interdisciplinar, a dinamizar no período de 2013-2016, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Procura-se acentuar a transversalidade da língua portuguesa, materializada em textos literários, mas também alargar a própria cultura artística, nomeadamente no domínio da criação e fruição teatrais. Numa primeira fase, é proposto conhecer a cultura literária dos alunos da licenciatura para, posteriormente, no contexto de disciplinas como a “Literatura para a Infância e Juventude” e a “Expressão e Educação Dramática”, alargar o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral); desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos de dizer e de oralidade (narração, formas poético-líricas e texto dramático); perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria da capacidade de desconstrução de textos e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ativos na leitura do texto-mundo.
id RCAP_332da5bf95da05ba9dfc22fadaa3f3cc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46209
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmicoLiterary education and theatrical/drama education: a few synergies within an academic contextEducação literáriaEducação dramáticaTexto dramáticoFormação de professoresLiterary educationDrama educationDrama textTeacher trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste breve ensaio, divulga-se e reflete-se acerca de um projeto interdisciplinar, a dinamizar no período de 2013-2016, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Procura-se acentuar a transversalidade da língua portuguesa, materializada em textos literários, mas também alargar a própria cultura artística, nomeadamente no domínio da criação e fruição teatrais. Numa primeira fase, é proposto conhecer a cultura literária dos alunos da licenciatura para, posteriormente, no contexto de disciplinas como a “Literatura para a Infância e Juventude” e a “Expressão e Educação Dramática”, alargar o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral); desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos de dizer e de oralidade (narração, formas poético-líricas e texto dramático); perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria da capacidade de desconstrução de textos e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ativos na leitura do texto-mundo.This brief essay we aim to share and reflect on the interdisciplinary project, which took place between 2013 and 2015, as part of the degree in Basic Education at the Institute of Education of the University of Minho (Braga, Portugal). Not only do we seek to highlight how transversal the Portuguese language is, embodied in literary texts, but also contribute to the artistic culture itself, namely through the theatrical creation. In the initial stage, we intend to get acquainted with the students’ literary culture in order to expand their contact with less widespread literary genres (poetry and drama), within the context of subjects, such as Children and Youth Literature and Drama Education; to develop phonological and interpretative dimensions related to popular expressions and spoken interaction (narration, forms of lyric poetry and dramatic text); to understand how reading may help to develop text analysis skills, thus, shaping active citizens of the future who are capable of relating personal interpretations with their own understanding of the world.Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFURGUniversidade do MinhoAntunes, Carla PiresDias, Maria dos Anjos FlôrSilva, Sara Raquel Reis da2017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46209por2316-3100info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:08.424803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico
Literary education and theatrical/drama education: a few synergies within an academic context
title Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico
spellingShingle Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico
Antunes, Carla Pires
Educação literária
Educação dramática
Texto dramático
Formação de professores
Literary education
Drama education
Drama text
Teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico
title_full Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico
title_fullStr Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico
title_full_unstemmed Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico
title_sort Educação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico
author Antunes, Carla Pires
author_facet Antunes, Carla Pires
Dias, Maria dos Anjos Flôr
Silva, Sara Raquel Reis da
author_role author
author2 Dias, Maria dos Anjos Flôr
Silva, Sara Raquel Reis da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Carla Pires
Dias, Maria dos Anjos Flôr
Silva, Sara Raquel Reis da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação literária
Educação dramática
Texto dramático
Formação de professores
Literary education
Drama education
Drama text
Teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação literária
Educação dramática
Texto dramático
Formação de professores
Literary education
Drama education
Drama text
Teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste breve ensaio, divulga-se e reflete-se acerca de um projeto interdisciplinar, a dinamizar no período de 2013-2016, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Procura-se acentuar a transversalidade da língua portuguesa, materializada em textos literários, mas também alargar a própria cultura artística, nomeadamente no domínio da criação e fruição teatrais. Numa primeira fase, é proposto conhecer a cultura literária dos alunos da licenciatura para, posteriormente, no contexto de disciplinas como a “Literatura para a Infância e Juventude” e a “Expressão e Educação Dramática”, alargar o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral); desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos de dizer e de oralidade (narração, formas poético-líricas e texto dramático); perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria da capacidade de desconstrução de textos e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ativos na leitura do texto-mundo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/46209
url http://hdl.handle.net/1822/46209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2316-3100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FURG
publisher.none.fl_str_mv FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132309332426752