O impacto do nudge nas organizações: Estudo de caso: BNP Paribas para promover a igualdade de género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Courela, Catarina Filipa Salvador
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24165
Resumo: Como seres humanos, somos constantemente influenciados nas nossas escolhas e ações, pelas nossas emoções, hábitos, crenças e medos. Contrariamente ao que nos é dito pela Economia Tradicional, não possuímos capacidades para maximizar os nossos interesses nem capacidade ilimitada de processar informação. É na base deste conhecimento que surge a Economia Comportamental, e a teoria nudge. Vários Prémios Nobel foram concedidos fruto de trabalho nesta área, como a Daniel Kahneman pela descoberta da Teoria Prospetiva, ou a Richard Thaler conhecido como o “pai da teoria nudge”. O nudge são pequenas alterações no contexto, capazes de influenciar o comportamento humano, criando grandes impactos a um baixo custo. Os mais famosos exemplos do nudge apresentam-se no campo da ação pública, deixando a impressão de que nudging é uma ferramenta para governos. Mas há muito por explorar no eixo das organizações. O presente estudo pretende compreender a relação da Economia Comportamental e do nudge enquanto ferramenta para influenciar o comportamento nas organizações. Desta forma, foi realizado um estudo orientado por uma metodologia qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas para compreender o processo de construção e implementação de intervenções comportamentais, explorando um estudo de caso aplicado à empresa BNP Paribas, mais concretamente como a organização trabalhou para desenvolver a igualdade de género.
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