O impacto do nudge nas organizações: Estudo de caso: BNP Paribas para promover a igualdade de género
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24165 |
Resumo: | Como seres humanos, somos constantemente influenciados nas nossas escolhas e ações, pelas nossas emoções, hábitos, crenças e medos. Contrariamente ao que nos é dito pela Economia Tradicional, não possuímos capacidades para maximizar os nossos interesses nem capacidade ilimitada de processar informação. É na base deste conhecimento que surge a Economia Comportamental, e a teoria nudge. Vários Prémios Nobel foram concedidos fruto de trabalho nesta área, como a Daniel Kahneman pela descoberta da Teoria Prospetiva, ou a Richard Thaler conhecido como o “pai da teoria nudge”. O nudge são pequenas alterações no contexto, capazes de influenciar o comportamento humano, criando grandes impactos a um baixo custo. Os mais famosos exemplos do nudge apresentam-se no campo da ação pública, deixando a impressão de que nudging é uma ferramenta para governos. Mas há muito por explorar no eixo das organizações. O presente estudo pretende compreender a relação da Economia Comportamental e do nudge enquanto ferramenta para influenciar o comportamento nas organizações. Desta forma, foi realizado um estudo orientado por uma metodologia qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas para compreender o processo de construção e implementação de intervenções comportamentais, explorando um estudo de caso aplicado à empresa BNP Paribas, mais concretamente como a organização trabalhou para desenvolver a igualdade de género. |
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O impacto do nudge nas organizações: Estudo de caso: BNP Paribas para promover a igualdade de géneroEconomia comportamental -- Behavioral economicsNudgeTomada de decisão -- Decision makingArquitetura de escolhaOrganizaçõesChoice architectureOrganizationsComo seres humanos, somos constantemente influenciados nas nossas escolhas e ações, pelas nossas emoções, hábitos, crenças e medos. Contrariamente ao que nos é dito pela Economia Tradicional, não possuímos capacidades para maximizar os nossos interesses nem capacidade ilimitada de processar informação. É na base deste conhecimento que surge a Economia Comportamental, e a teoria nudge. Vários Prémios Nobel foram concedidos fruto de trabalho nesta área, como a Daniel Kahneman pela descoberta da Teoria Prospetiva, ou a Richard Thaler conhecido como o “pai da teoria nudge”. O nudge são pequenas alterações no contexto, capazes de influenciar o comportamento humano, criando grandes impactos a um baixo custo. Os mais famosos exemplos do nudge apresentam-se no campo da ação pública, deixando a impressão de que nudging é uma ferramenta para governos. Mas há muito por explorar no eixo das organizações. O presente estudo pretende compreender a relação da Economia Comportamental e do nudge enquanto ferramenta para influenciar o comportamento nas organizações. Desta forma, foi realizado um estudo orientado por uma metodologia qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas para compreender o processo de construção e implementação de intervenções comportamentais, explorando um estudo de caso aplicado à empresa BNP Paribas, mais concretamente como a organização trabalhou para desenvolver a igualdade de género.As human beings, we are constantly influenced in our choices and actions, by our emotions, habits, beliefs and fears. Contrary to what the mainstream Economics advocates, we do not have the capacity to maximize our interests nor unlimited capacity to process information. It is based on this knowledge that behavioral economics and nudge theory arise. Several Nobel Prizes have been awarded for the work in this area, such as Daniel Kahneman for the discovery of the Prospective Theory, or Richard Thaler known as the “father of the nudge theory”. Nudge are small changes in the context, capable of influencing human behavior, creating large impacts at a low cost. The most famous examples of nudge appear in the field of public action, leaving the impression that nudging is a tool for governments. But there is also a lot to explore in the perspective of organizations. This study aims to understand the relationship between Behavioral Economics and nudge as a tool to influence behavior in organizations. Thus, a study guided by a qualitative methodology was carried out, through interviews to understand the process of construction and implementation of behavioral interventions, exploring a case study applied to the company BNP Paribas, more specifically how the organization worked to develop gender equality.2022-01-18T15:15:15Z2021-12-09T00:00:00Z2021-12-092021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24165TID:202839745porCourela, Catarina Filipa Salvadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:06Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:56.658044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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