O impacto da pandemia de Covid-19 na transformação digital na área da banca em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/29134 |
Resumo: | Atualmente a transformação digital é um processo transversal a diversos setores de atividade, onde se incluem os bancos. Um dos exemplos passa pela disponibilização de produtos e serviços nos canais digitais. Este estudo pretende identificar quais as alterações implementadas nos canais digitais dos bancos em Portugal que foram impulsionadas pela pandemia de covid-19, contribuindo para a aceleração da transformação digital. Foram selecionados 30 Relatórios e Contas de 10 bancos no período de 2019 a 2021 e analisados com recurso ao software Leximancer para identificar os principais temas e conceitos. Os resultados permitiram identificar 4 temas e 40 conceitos mais relevantes. Conclui-se que os bancos reforçaram os canais digitais ao nível de produtos e serviços com evidentes preocupações associadas à segurança. Este estudo, a nível académico, pretende contribuir com um mapa conceptual das medidas adotadas. A nível empresarial, ambiciona que os gestores possam definir outras iniciativas e potenciar as já implementadas. |
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Atualmente a transformação digital é um processo transversal a diversos setores de atividade, onde se incluem os bancos. Um dos exemplos passa pela disponibilização de produtos e serviços nos canais digitais. Este estudo pretende identificar quais as alterações implementadas nos canais digitais dos bancos em Portugal que foram impulsionadas pela pandemia de covid-19, contribuindo para a aceleração da transformação digital. Foram selecionados 30 Relatórios e Contas de 10 bancos no período de 2019 a 2021 e analisados com recurso ao software Leximancer para identificar os principais temas e conceitos. Os resultados permitiram identificar 4 temas e 40 conceitos mais relevantes. Conclui-se que os bancos reforçaram os canais digitais ao nível de produtos e serviços com evidentes preocupações associadas à segurança. Este estudo, a nível académico, pretende contribuir com um mapa conceptual das medidas adotadas. A nível empresarial, ambiciona que os gestores possam definir outras iniciativas e potenciar as já implementadas. |
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