Geração Z e os conteúdos live streaming: o caso do IFSC e das transmissões dos jogos escolares via YouTube
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/10503 |
Resumo: | O presente estudo traça uma análise de conteúdo de peças live streaming dos Jogos Integrados do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para elencar características operativas, a partir da literatura, à produção de conteúdos potenciais ao aumento do engajamento nos canais da instituição. Atualmente o IFSC, locus da pesquisa, possui diversos canais de comunicação e atua com transmissões ao vivo somente no YouTube em datas específicas. Os dados, a priori, denotam que nestes períodos há aumento expressivo no número de seguidores no canal do YouTube e na interação especialmente via perfil do Twitter. A partir desse fato observado, de produções com performance de desempenho que supera outras em até mil por cento de visualizações, realiza-se empreendimento científico para caracterizar os conteúdos e delimitar possíveis motivações ao fenômeno empírico de aumento de seguidores e engajamento. Considerando estudos de alteração dos processos midiáticos na cultura digital, principalmente a partir de Toffler (1980), Bruns (2007) e Latour (2012), a hipótese da pesquisa indica que essa organicidade se deve à proximidade criada entre produtores e consumidores - ratificada noutros elementos como a linguagem, a possibilidade aberta de interação (não regrada), o reforço da ideia de pertença, o sentido pleno de admirar-se na tela como em Goffman, (1963) e o próprio espírito de competitividade entre as equipes e admiração do espetáculo esportivo por estudantes não participantes presencialmente. Conclui-se que a presença do protagonismo do aluno da instituição na produção do conteúdo, aliada à possibilidade de participação e compartilhamento do público espectador é caminho a ser seguido para que o fenômeno visto durante a realização dos jogos se torne frequente e dessa forma a produção de conteúdos para streaming se atualize no IFSC, com resultados contínuos de maior engajamento nos canais. |
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Geração Z e os conteúdos live streaming: o caso do IFSC e das transmissões dos jogos escolares via YouTubeCultura digitalStreamingLive streamingGeração ZDigital cultureGeneration ZDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente estudo traça uma análise de conteúdo de peças live streaming dos Jogos Integrados do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para elencar características operativas, a partir da literatura, à produção de conteúdos potenciais ao aumento do engajamento nos canais da instituição. Atualmente o IFSC, locus da pesquisa, possui diversos canais de comunicação e atua com transmissões ao vivo somente no YouTube em datas específicas. Os dados, a priori, denotam que nestes períodos há aumento expressivo no número de seguidores no canal do YouTube e na interação especialmente via perfil do Twitter. A partir desse fato observado, de produções com performance de desempenho que supera outras em até mil por cento de visualizações, realiza-se empreendimento científico para caracterizar os conteúdos e delimitar possíveis motivações ao fenômeno empírico de aumento de seguidores e engajamento. Considerando estudos de alteração dos processos midiáticos na cultura digital, principalmente a partir de Toffler (1980), Bruns (2007) e Latour (2012), a hipótese da pesquisa indica que essa organicidade se deve à proximidade criada entre produtores e consumidores - ratificada noutros elementos como a linguagem, a possibilidade aberta de interação (não regrada), o reforço da ideia de pertença, o sentido pleno de admirar-se na tela como em Goffman, (1963) e o próprio espírito de competitividade entre as equipes e admiração do espetáculo esportivo por estudantes não participantes presencialmente. Conclui-se que a presença do protagonismo do aluno da instituição na produção do conteúdo, aliada à possibilidade de participação e compartilhamento do público espectador é caminho a ser seguido para que o fenômeno visto durante a realização dos jogos se torne frequente e dessa forma a produção de conteúdos para streaming se atualize no IFSC, com resultados contínuos de maior engajamento nos canais.This study outlines a content analysis of live streaming pieces from Integrated Games of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) to list operational characteristics, from the literature, to the production of potential content to increase engagement in the institution's channels. Currently, the IFSC, the research locus, has several communication channels and works with live broadcasts only on YouTube on specific dates. The data, a priori, show that in these periods there is a significant increase in the number of followers on the YouTube channel and in interaction, especially via Twitter profile. From this observed fact, of productions with performance that surpasses others in up to one thousand percent of views, a scientific enterprise is carried out to characterize the contents and delimit possible motivations for the empirical phenomenon of increasing followers and engagement. Considering studies of alteration of media processes in digital culture, mainly from Toffler (1980), Bruns (2007) and Latour (2012), the research hypothesis indicates that this organicity is due to the proximity created between producers and consumers - ratified in others elements such as language, the open possibility of interaction (not ruled), the reinforcement of the idea of belonging, the full sense of admiring oneself on screen as in Goffman, (1963) and the very spirit of competitiveness between teams and admiration for the sports spectacle by non-participating students. It is concluded that the presence of the institution's student protagonism in the production of content, combined with the possibility of participation and sharing by the spectator public, is the way to be followed so that the phenomenon seen during the games becomes frequent and, therefore, the production streaming content updates on the IFSC, with continued results of greater engagement across channels.Gaio, SofiaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPassos, Rafael Xavier dos2021-11-30T13:05:06Z2021-11-232021-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10503TID:202979873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-27T02:04:10Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:16.541711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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