Geração Z e os conteúdos live streaming: o caso do IFSC e das transmissões dos jogos escolares via YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Rafael Xavier dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10503
Resumo: O presente estudo traça uma análise de conteúdo de peças live streaming dos Jogos Integrados do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para elencar características operativas, a partir da literatura, à produção de conteúdos potenciais ao aumento do engajamento nos canais da instituição. Atualmente o IFSC, locus da pesquisa, possui diversos canais de comunicação e atua com transmissões ao vivo somente no YouTube em datas específicas. Os dados, a priori, denotam que nestes períodos há aumento expressivo no número de seguidores no canal do YouTube e na interação especialmente via perfil do Twitter. A partir desse fato observado, de produções com performance de desempenho que supera outras em até mil por cento de visualizações, realiza-se empreendimento científico para caracterizar os conteúdos e delimitar possíveis motivações ao fenômeno empírico de aumento de seguidores e engajamento. Considerando estudos de alteração dos processos midiáticos na cultura digital, principalmente a partir de Toffler (1980), Bruns (2007) e Latour (2012), a hipótese da pesquisa indica que essa organicidade se deve à proximidade criada entre produtores e consumidores - ratificada noutros elementos como a linguagem, a possibilidade aberta de interação (não regrada), o reforço da ideia de pertença, o sentido pleno de admirar-se na tela como em Goffman, (1963) e o próprio espírito de competitividade entre as equipes e admiração do espetáculo esportivo por estudantes não participantes presencialmente. Conclui-se que a presença do protagonismo do aluno da instituição na produção do conteúdo, aliada à possibilidade de participação e compartilhamento do público espectador é caminho a ser seguido para que o fenômeno visto durante a realização dos jogos se torne frequente e dessa forma a produção de conteúdos para streaming se atualize no IFSC, com resultados contínuos de maior engajamento nos canais.
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