Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, José Manuel Ferreira Costa Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14242
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_de2262bb28cda7706dc1a0ae8c57b1bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração XGeração XMillennialsServiços de streaming musicalIndústria da músicaUTAUT2Generation XMusic streaming servicesMusic industryDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.A utilização de serviços de streaming representa um fenómeno atual, crescente, no que concerne à audição de música. Demonstrando exercer um efeito estonteante nos hábitos de consumo dos indivíduos, vieram também impactar a própria indústria musical em si, flagelada nas últimas duas décadas pela quebra das suas receitas – uma consequência da massificação da prática de pirataria. Apesar de o segmento etário jovem ser o que em maior proporção se vale deste tipo de plataformas, quando decide ouvir música, a verdade é que não existem ainda estudos consideráveis, que analisem os fatores inerentes a esta prática, por parte de gerações mais velhas. Posto isto, e sabendo que a Geração X possui um potencial bastante inexplorado pela literatura, até ao momento, o objetivo da presente investigação traduz-se pela questão de partida, “Quais as diferenças nos padrões de consumo dos serviços de streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X?” Baseados na análise dos constructos “Expetativa de Performance”, “Expetativa de Esforço”, “Influência Social”, “Condições Favoráveis”, “Motivações Hedónicas”, Price Value, “Hábito” e “Atitude Face à Pirataria”, tentou-se perceber em que medida cada um demonstrava impacto sobre a “Intenção de Continuar a Usar” tais serviços, por parte de ambas as gerações em análise. Através de um estudo quantitativo, aplicou-se um inquérito por questionário, obtendo-se uma amostra constituída por 214 elementos da Geração X e dos Millennials – todos eles consumidores atuais, dos serviços de streaming musical.ABSTRACT: The use of streaming services represents a current and growing phenomenon regarding music listening. Demonstrating a stunning effect on the consumption habits of individuals, they also impacted the music industry itself, plagued in the last two decades by the fall in its revenues – a consequence of the widespread practice of piracy. Although the young age segment is the one that uses this type of platform in greater proportion, when they decide to listen to music, the truth is that there are still no considerable studies that analyze the factors inherent to this practice by older generations. That said, and knowing that Generation X has little explored potential in the literature, so far, the objective of this research is reflected in the research question, “What are the differences between Millennials and Generation X in the consumption patterns of music streaming services?” Based on the analysis of the constructs Performance Expectancy, Effort Expectancy, Social Influence, Facilitating Conditions, Hedonic Motivation, Price Value, Habit and Attitude Towards Piracy, the aim was to assess the impact of each on the Intention to Continue Using such services, by both generations under analysis. Through a quantitative study, a questionnaire survey was applied, obtaining a sample consisting of 214 elements of Generation X and Millennials – all of them current consumers of music streaming services.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaRCIPLRocha, José Manuel Ferreira Costa Sousa2022-02-03T15:17:23Z2021-12-202021-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14242TID:202896625pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:05.041812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X
title Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X
spellingShingle Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X
Rocha, José Manuel Ferreira Costa Sousa
Geração X
Millennials
Serviços de streaming musical
Indústria da música
UTAUT2
Generation X
Music streaming services
Music industry
title_short Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X
title_full Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X
title_fullStr Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X
title_full_unstemmed Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X
title_sort Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X
author Rocha, José Manuel Ferreira Costa Sousa
author_facet Rocha, José Manuel Ferreira Costa Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Ana Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, José Manuel Ferreira Costa Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Geração X
Millennials
Serviços de streaming musical
Indústria da música
UTAUT2
Generation X
Music streaming services
Music industry
topic Geração X
Millennials
Serviços de streaming musical
Indústria da música
UTAUT2
Generation X
Music streaming services
Music industry
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
2021-12-20T00:00:00Z
2022-02-03T15:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14242
TID:202896625
url http://hdl.handle.net/10400.21/14242
identifier_str_mv TID:202896625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133492666171392