Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Sofia Isabel Valeriano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10744
Resumo: Este relatório surge no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em creche e jardim de infância do mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo aprofundar e demonstrar a importância do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança, e como o promovi e intencionalizei durante o estágio. Apresentarei a fundamentação teórica sobre a temática, focando as etapas do desenvolvimento da linguagem, as perspetivas de Piaget e Vygotsky, o conceito de literacia, a relação entre oralidade e escrita, os níveis didáticos da escrita e a relevância do papel do educador enquanto mediador promotor de aprendizagens. Este relatório inclui o descritivo do processo de investigação-ação desenvolvido, de forma a compreender a relação educativa ao longo do estágio e como esta se revelou uma mais-valia no desenvolvimento da literacia. As interações adulto-criança assumiram-se como fundamentais no desenvolvimento das crianças, pois intencionalmente assumi o papel de “andaime” nas suas aprendizagens; #### Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education: oral language and approach to writing in the learning process of the child This report emerges in the context of curricular unit of Supervised Teaching Practise I and II at daycare and preschool of the masters in Pre-School Education and has as purpose deepen and demonstrate the importance of oral language and approach to writing in the learning process of the child, as I have promoted and intencionalizei during the probationary period. I shall present the theoretical that endured the reflection on the theme, focusing the stage of language development, the Piaget and Vygotsky perspectives, the literacy concept, the connexion between orality and writing, the didactic writing level and the educator relevance role while learning mediator promoter. This report includes the development descriptive of the process of research-action, in order to understand the educational relationship along the stage and as this has proved to be a far more valuable in the development of literacy. The adult-child interactions assumed as fundamental in the development of children, because intentionally, I took the role of "scaffolding" in their learning.
id RCAP_337cd02e072304f432f6f012d750299c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criançaLinguagem oralEscritaInterações adulto-criançaAprendizagemEste relatório surge no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em creche e jardim de infância do mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo aprofundar e demonstrar a importância do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança, e como o promovi e intencionalizei durante o estágio. Apresentarei a fundamentação teórica sobre a temática, focando as etapas do desenvolvimento da linguagem, as perspetivas de Piaget e Vygotsky, o conceito de literacia, a relação entre oralidade e escrita, os níveis didáticos da escrita e a relevância do papel do educador enquanto mediador promotor de aprendizagens. Este relatório inclui o descritivo do processo de investigação-ação desenvolvido, de forma a compreender a relação educativa ao longo do estágio e como esta se revelou uma mais-valia no desenvolvimento da literacia. As interações adulto-criança assumiram-se como fundamentais no desenvolvimento das crianças, pois intencionalmente assumi o papel de “andaime” nas suas aprendizagens; #### Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education: oral language and approach to writing in the learning process of the child This report emerges in the context of curricular unit of Supervised Teaching Practise I and II at daycare and preschool of the masters in Pre-School Education and has as purpose deepen and demonstrate the importance of oral language and approach to writing in the learning process of the child, as I have promoted and intencionalizei during the probationary period. I shall present the theoretical that endured the reflection on the theme, focusing the stage of language development, the Piaget and Vygotsky perspectives, the literacy concept, the connexion between orality and writing, the didactic writing level and the educator relevance role while learning mediator promoter. This report includes the development descriptive of the process of research-action, in order to understand the educational relationship along the stage and as this has proved to be a far more valuable in the development of literacy. The adult-child interactions assumed as fundamental in the development of children, because intentionally, I took the role of "scaffolding" in their learning.Universidade de Évora2014-02-19T16:24:15Z2014-02-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10744http://hdl.handle.net/10174/10744TID:201244470porsofiabonito@hotmail.com229Bonito, Sofia Isabel Valerianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:24.081161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
Bonito, Sofia Isabel Valeriano
Linguagem oral
Escrita
Interações adulto-criança
Aprendizagem
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
author Bonito, Sofia Isabel Valeriano
author_facet Bonito, Sofia Isabel Valeriano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Sofia Isabel Valeriano
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem oral
Escrita
Interações adulto-criança
Aprendizagem
topic Linguagem oral
Escrita
Interações adulto-criança
Aprendizagem
description Este relatório surge no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em creche e jardim de infância do mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo aprofundar e demonstrar a importância do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança, e como o promovi e intencionalizei durante o estágio. Apresentarei a fundamentação teórica sobre a temática, focando as etapas do desenvolvimento da linguagem, as perspetivas de Piaget e Vygotsky, o conceito de literacia, a relação entre oralidade e escrita, os níveis didáticos da escrita e a relevância do papel do educador enquanto mediador promotor de aprendizagens. Este relatório inclui o descritivo do processo de investigação-ação desenvolvido, de forma a compreender a relação educativa ao longo do estágio e como esta se revelou uma mais-valia no desenvolvimento da literacia. As interações adulto-criança assumiram-se como fundamentais no desenvolvimento das crianças, pois intencionalmente assumi o papel de “andaime” nas suas aprendizagens; #### Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education: oral language and approach to writing in the learning process of the child This report emerges in the context of curricular unit of Supervised Teaching Practise I and II at daycare and preschool of the masters in Pre-School Education and has as purpose deepen and demonstrate the importance of oral language and approach to writing in the learning process of the child, as I have promoted and intencionalizei during the probationary period. I shall present the theoretical that endured the reflection on the theme, focusing the stage of language development, the Piaget and Vygotsky perspectives, the literacy concept, the connexion between orality and writing, the didactic writing level and the educator relevance role while learning mediator promoter. This report includes the development descriptive of the process of research-action, in order to understand the educational relationship along the stage and as this has proved to be a far more valuable in the development of literacy. The adult-child interactions assumed as fundamental in the development of children, because intentionally, I took the role of "scaffolding" in their learning.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-19T16:24:15Z
2014-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10744
http://hdl.handle.net/10174/10744
TID:201244470
url http://hdl.handle.net/10174/10744
identifier_str_mv TID:201244470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv sofiabonito@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136527985410048