Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10744 |
Resumo: | Este relatório surge no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em creche e jardim de infância do mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo aprofundar e demonstrar a importância do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança, e como o promovi e intencionalizei durante o estágio. Apresentarei a fundamentação teórica sobre a temática, focando as etapas do desenvolvimento da linguagem, as perspetivas de Piaget e Vygotsky, o conceito de literacia, a relação entre oralidade e escrita, os níveis didáticos da escrita e a relevância do papel do educador enquanto mediador promotor de aprendizagens. Este relatório inclui o descritivo do processo de investigação-ação desenvolvido, de forma a compreender a relação educativa ao longo do estágio e como esta se revelou uma mais-valia no desenvolvimento da literacia. As interações adulto-criança assumiram-se como fundamentais no desenvolvimento das crianças, pois intencionalmente assumi o papel de “andaime” nas suas aprendizagens; #### Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education: oral language and approach to writing in the learning process of the child This report emerges in the context of curricular unit of Supervised Teaching Practise I and II at daycare and preschool of the masters in Pre-School Education and has as purpose deepen and demonstrate the importance of oral language and approach to writing in the learning process of the child, as I have promoted and intencionalizei during the probationary period. I shall present the theoretical that endured the reflection on the theme, focusing the stage of language development, the Piaget and Vygotsky perspectives, the literacy concept, the connexion between orality and writing, the didactic writing level and the educator relevance role while learning mediator promoter. This report includes the development descriptive of the process of research-action, in order to understand the educational relationship along the stage and as this has proved to be a far more valuable in the development of literacy. The adult-child interactions assumed as fundamental in the development of children, because intentionally, I took the role of "scaffolding" in their learning. |
id |
RCAP_337cd02e072304f432f6f012d750299c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10744 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criançaLinguagem oralEscritaInterações adulto-criançaAprendizagemEste relatório surge no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em creche e jardim de infância do mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo aprofundar e demonstrar a importância do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança, e como o promovi e intencionalizei durante o estágio. Apresentarei a fundamentação teórica sobre a temática, focando as etapas do desenvolvimento da linguagem, as perspetivas de Piaget e Vygotsky, o conceito de literacia, a relação entre oralidade e escrita, os níveis didáticos da escrita e a relevância do papel do educador enquanto mediador promotor de aprendizagens. Este relatório inclui o descritivo do processo de investigação-ação desenvolvido, de forma a compreender a relação educativa ao longo do estágio e como esta se revelou uma mais-valia no desenvolvimento da literacia. As interações adulto-criança assumiram-se como fundamentais no desenvolvimento das crianças, pois intencionalmente assumi o papel de “andaime” nas suas aprendizagens; #### Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education: oral language and approach to writing in the learning process of the child This report emerges in the context of curricular unit of Supervised Teaching Practise I and II at daycare and preschool of the masters in Pre-School Education and has as purpose deepen and demonstrate the importance of oral language and approach to writing in the learning process of the child, as I have promoted and intencionalizei during the probationary period. I shall present the theoretical that endured the reflection on the theme, focusing the stage of language development, the Piaget and Vygotsky perspectives, the literacy concept, the connexion between orality and writing, the didactic writing level and the educator relevance role while learning mediator promoter. This report includes the development descriptive of the process of research-action, in order to understand the educational relationship along the stage and as this has proved to be a far more valuable in the development of literacy. The adult-child interactions assumed as fundamental in the development of children, because intentionally, I took the role of "scaffolding" in their learning.Universidade de Évora2014-02-19T16:24:15Z2014-02-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10744http://hdl.handle.net/10174/10744TID:201244470porsofiabonito@hotmail.com229Bonito, Sofia Isabel Valerianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:24.081161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança Bonito, Sofia Isabel Valeriano Linguagem oral Escrita Interações adulto-criança Aprendizagem |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança |
author |
Bonito, Sofia Isabel Valeriano |
author_facet |
Bonito, Sofia Isabel Valeriano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonito, Sofia Isabel Valeriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem oral Escrita Interações adulto-criança Aprendizagem |
topic |
Linguagem oral Escrita Interações adulto-criança Aprendizagem |
description |
Este relatório surge no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em creche e jardim de infância do mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo aprofundar e demonstrar a importância do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança, e como o promovi e intencionalizei durante o estágio. Apresentarei a fundamentação teórica sobre a temática, focando as etapas do desenvolvimento da linguagem, as perspetivas de Piaget e Vygotsky, o conceito de literacia, a relação entre oralidade e escrita, os níveis didáticos da escrita e a relevância do papel do educador enquanto mediador promotor de aprendizagens. Este relatório inclui o descritivo do processo de investigação-ação desenvolvido, de forma a compreender a relação educativa ao longo do estágio e como esta se revelou uma mais-valia no desenvolvimento da literacia. As interações adulto-criança assumiram-se como fundamentais no desenvolvimento das crianças, pois intencionalmente assumi o papel de “andaime” nas suas aprendizagens; #### Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education: oral language and approach to writing in the learning process of the child This report emerges in the context of curricular unit of Supervised Teaching Practise I and II at daycare and preschool of the masters in Pre-School Education and has as purpose deepen and demonstrate the importance of oral language and approach to writing in the learning process of the child, as I have promoted and intencionalizei during the probationary period. I shall present the theoretical that endured the reflection on the theme, focusing the stage of language development, the Piaget and Vygotsky perspectives, the literacy concept, the connexion between orality and writing, the didactic writing level and the educator relevance role while learning mediator promoter. This report includes the development descriptive of the process of research-action, in order to understand the educational relationship along the stage and as this has proved to be a far more valuable in the development of literacy. The adult-child interactions assumed as fundamental in the development of children, because intentionally, I took the role of "scaffolding" in their learning. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-19T16:24:15Z 2014-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10744 http://hdl.handle.net/10174/10744 TID:201244470 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10744 |
identifier_str_mv |
TID:201244470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
sofiabonito@hotmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136527985410048 |