Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gião, Ana Rita Duarte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16922
Resumo: Este relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre a importância do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança, mostrando como promovi a minha ação educativa durante o estágio. Apresentarei a fundamentação teórica sobre a temática, onde irei explicitar quais as conceções sobre a linguagem oral e escrita, e explicar o desenvolvimento da linguagem oral dos 0 aos 6 anos, focando as etapas do desenvolvimento da linguagem oral. Irei também abordar os primeiros contactos e descoberta da escrita e, explicar qual o papel do educador de infância enquanto mediador e promotor de aprendizagens. Baseando-me na metodologia de investigação-ação, desenvolvi uma atitude de pesquisa, experiência, análise e reflexão que ao longo da minha prática de ensino supervisionada me possibilitou questionar e melhorar a minha prática educativa e pedagógica; Abstract: “The oral language and approach to writing in the child's learning process” This report falls under the Master’s Degree in Preschool Education, in the course of Supervised Teaching Practice and it aim probe knowledges about the domain’s importance of the oral language and approach to writing in the child’s learning process, showing how I promote and how I meant my educational activities over my internship. I presented the theoretical foundation about the theme, where I will explain which conceptions about the oral language and writing, and also explain the development of the oral language from zero to six years, focusing the development’s steps of the oral language. I also will approach the first contacts and writing’s discovery and explain the role of the kindergarten teacher as mediator e promoter of learning. This report use the action-research methodology, I developed a research attitude, experience, analysis and reflection throughout my supervised teaching practice enabled me question and improve my education and teaching practice.
id RCAP_007070f9fc3254b125779e9955c94bd4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criançaEducação de infânciaLinguagem oralAbordagem à escritaInvestigação-açãoChildhood educationOral languageApproach to writingAction-researchEste relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre a importância do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança, mostrando como promovi a minha ação educativa durante o estágio. Apresentarei a fundamentação teórica sobre a temática, onde irei explicitar quais as conceções sobre a linguagem oral e escrita, e explicar o desenvolvimento da linguagem oral dos 0 aos 6 anos, focando as etapas do desenvolvimento da linguagem oral. Irei também abordar os primeiros contactos e descoberta da escrita e, explicar qual o papel do educador de infância enquanto mediador e promotor de aprendizagens. Baseando-me na metodologia de investigação-ação, desenvolvi uma atitude de pesquisa, experiência, análise e reflexão que ao longo da minha prática de ensino supervisionada me possibilitou questionar e melhorar a minha prática educativa e pedagógica; Abstract: “The oral language and approach to writing in the child's learning process” This report falls under the Master’s Degree in Preschool Education, in the course of Supervised Teaching Practice and it aim probe knowledges about the domain’s importance of the oral language and approach to writing in the child’s learning process, showing how I promote and how I meant my educational activities over my internship. I presented the theoretical foundation about the theme, where I will explain which conceptions about the oral language and writing, and also explain the development of the oral language from zero to six years, focusing the development’s steps of the oral language. I also will approach the first contacts and writing’s discovery and explain the role of the kindergarten teacher as mediator e promoter of learning. This report use the action-research methodology, I developed a research attitude, experience, analysis and reflection throughout my supervised teaching practice enabled me question and improve my education and teaching practice.Universidade de Évora2016-01-27T15:57:20Z2016-01-272015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16922http://hdl.handle.net/10174/16922TID:201062828porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoana.rita.giao@hotmail.com670Gião, Ana Rita Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:13.180468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
Gião, Ana Rita Duarte
Educação de infância
Linguagem oral
Abordagem à escrita
Investigação-ação
Childhood education
Oral language
Approach to writing
Action-research
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
author Gião, Ana Rita Duarte
author_facet Gião, Ana Rita Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gião, Ana Rita Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Linguagem oral
Abordagem à escrita
Investigação-ação
Childhood education
Oral language
Approach to writing
Action-research
topic Educação de infância
Linguagem oral
Abordagem à escrita
Investigação-ação
Childhood education
Oral language
Approach to writing
Action-research
description Este relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre a importância do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança, mostrando como promovi a minha ação educativa durante o estágio. Apresentarei a fundamentação teórica sobre a temática, onde irei explicitar quais as conceções sobre a linguagem oral e escrita, e explicar o desenvolvimento da linguagem oral dos 0 aos 6 anos, focando as etapas do desenvolvimento da linguagem oral. Irei também abordar os primeiros contactos e descoberta da escrita e, explicar qual o papel do educador de infância enquanto mediador e promotor de aprendizagens. Baseando-me na metodologia de investigação-ação, desenvolvi uma atitude de pesquisa, experiência, análise e reflexão que ao longo da minha prática de ensino supervisionada me possibilitou questionar e melhorar a minha prática educativa e pedagógica; Abstract: “The oral language and approach to writing in the child's learning process” This report falls under the Master’s Degree in Preschool Education, in the course of Supervised Teaching Practice and it aim probe knowledges about the domain’s importance of the oral language and approach to writing in the child’s learning process, showing how I promote and how I meant my educational activities over my internship. I presented the theoretical foundation about the theme, where I will explain which conceptions about the oral language and writing, and also explain the development of the oral language from zero to six years, focusing the development’s steps of the oral language. I also will approach the first contacts and writing’s discovery and explain the role of the kindergarten teacher as mediator e promoter of learning. This report use the action-research methodology, I developed a research attitude, experience, analysis and reflection throughout my supervised teaching practice enabled me question and improve my education and teaching practice.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-27T15:57:20Z
2016-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16922
http://hdl.handle.net/10174/16922
TID:201062828
url http://hdl.handle.net/10174/16922
identifier_str_mv TID:201062828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
ana.rita.giao@hotmail.com
670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136574841028608