Avaliação autêntica em creche: resultados preliminares do processo de construção da ferramenta “CRECHEndo”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cindy Mutschen
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Portugal, Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18908
Resumo: Este estudo assenta sobre os fundamentos teóricos da educação experiencial e parte da análise do contexto sociopolítico da creche em Portugal. O objeto de estudo é uma ferramenta de avaliação para o contexto de creche (CRECHEndo), direcionada a educadores de infância, tendo em vista a melhoria da qualidade das práticas educativas. Esta ferramenta, de natureza processual, serve de ponto de partida para a observação, reflexão e planificação curricular. Apresentam-se resultados preliminares de vários estudos de caso desenvolvidos em 2013/2014, partindo do acompanhamento da aplicação do CRECHEndo por educadores de duas creches portuguesas. Os resultados evidenciam tendências gerais na avaliação do bem-estar e implicação das crianças e temas dominantes na análise dos fatores contextuais que afetam estas variáveis. Reconhecendo a ainda pouca profundidade dos resultados apresentados, estes primeiros dados apontam para o potencial do CRECHEndo enquanto ferramenta de apoio à reflexão e planificação dos educadores de infância a trabalhar em creche.
id RCAP_3386bbcefcc85c0cd4b774e32c43abc7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18908
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação autêntica em creche: resultados preliminares do processo de construção da ferramenta “CRECHEndo”avaliação autênticacrecheCRECHEndopráticas educativasEste estudo assenta sobre os fundamentos teóricos da educação experiencial e parte da análise do contexto sociopolítico da creche em Portugal. O objeto de estudo é uma ferramenta de avaliação para o contexto de creche (CRECHEndo), direcionada a educadores de infância, tendo em vista a melhoria da qualidade das práticas educativas. Esta ferramenta, de natureza processual, serve de ponto de partida para a observação, reflexão e planificação curricular. Apresentam-se resultados preliminares de vários estudos de caso desenvolvidos em 2013/2014, partindo do acompanhamento da aplicação do CRECHEndo por educadores de duas creches portuguesas. Os resultados evidenciam tendências gerais na avaliação do bem-estar e implicação das crianças e temas dominantes na análise dos fatores contextuais que afetam estas variáveis. Reconhecendo a ainda pouca profundidade dos resultados apresentados, estes primeiros dados apontam para o potencial do CRECHEndo enquanto ferramenta de apoio à reflexão e planificação dos educadores de infância a trabalhar em creche.This study is based on the theoretical foundations of experiential education and on the analysis of the socio-political context of infant daycare in Portugal. The object of study is an evaluation tool for daycare (CRECHEndo), aimed at kindergarten teachers, which aims to improve the quality of educational practices. This procedural tool is the starting point for observation, reflection and curriculum planning. We present preliminary results from several case studies developed in 2013/2014, based on the monitoring of the CRECHEndo implementation by educators of two Portuguese infant daycare centers. The results show general trends in assessing the wellbeing and involvement of children and dominant themes in the analysis of the contextual factors that affect these variables. Recognizing the still shallow depth of the results, these first data suggest the potential of CRECHEndo as a support tool for reflection and planning of early childhood educators working in daycare.Este estudio se basa en los fundamentos teóricos de la educación experiencial y parte del análisis del contexto socio-político de la guardería en Portugal. El objeto de estudio es una herramienta de evaluación para el contexto de la guardería (CRECHEndo), dirigido a los maestros de educación infantil, con miras a mejorar la calidad de las prácticas educativas. Esta herramienta es el punto de partida para la observación, la reflexión y la planificación del currículo. Se presentan los resultados preliminares de varios estudios de caso desarrollados en 2013/2014, basado en el seguimiento de la aplicación de CRECHEndo por maestros de dos guarderías portuguesas. Los resultados muestran tendencias generales de la evaluación del bienestar y la implicación de los niños y los temas dominantes en el análisis de los factores contextuales que afectan estas variables. Reconociendo todavía la pequeña profundidad de los resultados, estos primeros datos apuntan a la posibilidad de lo CRECHEndo como herramienta de apoyo para la reflexión y la planificación de los educadores de la primera infancia que trabajan en la guarderíaImprensa da Universidade de Coimbra2017-11-20T19:54:00Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18908por0870‑418X10.14195/1647-8614_50-2_5Carvalho, Cindy MutschenPortugal, Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:36Zoai:ria.ua.pt:10773/18908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:45.789405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação autêntica em creche: resultados preliminares do processo de construção da ferramenta “CRECHEndo”
title Avaliação autêntica em creche: resultados preliminares do processo de construção da ferramenta “CRECHEndo”
spellingShingle Avaliação autêntica em creche: resultados preliminares do processo de construção da ferramenta “CRECHEndo”
Carvalho, Cindy Mutschen
avaliação autêntica
creche
CRECHEndo
práticas educativas
title_short Avaliação autêntica em creche: resultados preliminares do processo de construção da ferramenta “CRECHEndo”
title_full Avaliação autêntica em creche: resultados preliminares do processo de construção da ferramenta “CRECHEndo”
title_fullStr Avaliação autêntica em creche: resultados preliminares do processo de construção da ferramenta “CRECHEndo”
title_full_unstemmed Avaliação autêntica em creche: resultados preliminares do processo de construção da ferramenta “CRECHEndo”
title_sort Avaliação autêntica em creche: resultados preliminares do processo de construção da ferramenta “CRECHEndo”
author Carvalho, Cindy Mutschen
author_facet Carvalho, Cindy Mutschen
Portugal, Gabriela
author_role author
author2 Portugal, Gabriela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cindy Mutschen
Portugal, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação autêntica
creche
CRECHEndo
práticas educativas
topic avaliação autêntica
creche
CRECHEndo
práticas educativas
description Este estudo assenta sobre os fundamentos teóricos da educação experiencial e parte da análise do contexto sociopolítico da creche em Portugal. O objeto de estudo é uma ferramenta de avaliação para o contexto de creche (CRECHEndo), direcionada a educadores de infância, tendo em vista a melhoria da qualidade das práticas educativas. Esta ferramenta, de natureza processual, serve de ponto de partida para a observação, reflexão e planificação curricular. Apresentam-se resultados preliminares de vários estudos de caso desenvolvidos em 2013/2014, partindo do acompanhamento da aplicação do CRECHEndo por educadores de duas creches portuguesas. Os resultados evidenciam tendências gerais na avaliação do bem-estar e implicação das crianças e temas dominantes na análise dos fatores contextuais que afetam estas variáveis. Reconhecendo a ainda pouca profundidade dos resultados apresentados, estes primeiros dados apontam para o potencial do CRECHEndo enquanto ferramenta de apoio à reflexão e planificação dos educadores de infância a trabalhar em creche.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-11-20T19:54:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18908
url http://hdl.handle.net/10773/18908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0870‑418X
10.14195/1647-8614_50-2_5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137588933558272