Parceria família-creche na transição do bebé para a creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.1002 |
Resumo: | Este estudo apresenta atitudes e comportamentos de parceria família-creche, relatados por mães e educadoras, durante o período de entrada de bebés na creche. Mães e educadoras de 90 bebés responderam à Escala de Parceria Educadores-Pais (Ware, Rusher, Barfoot & Owen, 1995). Os resultados indicam uma grande valorização, por parte das mães e educadoras, da parceria família-creche para dar resposta às necessidadesdas crianças, bem como uma elevada probabilidade, relatada, de se envolverem em comportamentos de parceria. Os relatos das mães são relativamente mais positivos, quer no que se refere às atitudes, quer no que se refere aos comportamentos de parceria. Verificaram-se também associações positivas entre os relatos das mães e das educadoras. Encontraram-se ainda outras associações, no sentido esperado, com variáveis do ambiente familiar e de creche. |
id |
RCAP_eefd4ae4703d094150dff9055a56a1e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1002 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Parceria família-creche na transição do bebé para a crecheCOMUNICAÇÃO FAMÍLIA-EDUCADORA; QUALIDADE DO AMBIENTE DE CRECHE; TRANSIÇÃO DOS BEBÉS PARA A CRECHEEste estudo apresenta atitudes e comportamentos de parceria família-creche, relatados por mães e educadoras, durante o período de entrada de bebés na creche. Mães e educadoras de 90 bebés responderam à Escala de Parceria Educadores-Pais (Ware, Rusher, Barfoot & Owen, 1995). Os resultados indicam uma grande valorização, por parte das mães e educadoras, da parceria família-creche para dar resposta às necessidadesdas crianças, bem como uma elevada probabilidade, relatada, de se envolverem em comportamentos de parceria. Os relatos das mães são relativamente mais positivos, quer no que se refere às atitudes, quer no que se refere aos comportamentos de parceria. Verificaram-se também associações positivas entre os relatos das mães e das educadoras. Encontraram-se ainda outras associações, no sentido esperado, com variáveis do ambiente familiar e de creche.ISPA - Instituto Universitário2015-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1002https://doi.org/10.14417/ap.1002Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 373-389Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 373-3891646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1002http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1002/pdfCoelho, Vera Lúcia MarquesBarros, SílviaPessanha, ManuelaPeixoto, CarlaCadima, JoanaPinto, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:13Zoai:ojs.localhost:article/1002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:19.556732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parceria família-creche na transição do bebé para a creche |
title |
Parceria família-creche na transição do bebé para a creche |
spellingShingle |
Parceria família-creche na transição do bebé para a creche Coelho, Vera Lúcia Marques COMUNICAÇÃO FAMÍLIA-EDUCADORA; QUALIDADE DO AMBIENTE DE CRECHE; TRANSIÇÃO DOS BEBÉS PARA A CRECHE |
title_short |
Parceria família-creche na transição do bebé para a creche |
title_full |
Parceria família-creche na transição do bebé para a creche |
title_fullStr |
Parceria família-creche na transição do bebé para a creche |
title_full_unstemmed |
Parceria família-creche na transição do bebé para a creche |
title_sort |
Parceria família-creche na transição do bebé para a creche |
author |
Coelho, Vera Lúcia Marques |
author_facet |
Coelho, Vera Lúcia Marques Barros, Sílvia Pessanha, Manuela Peixoto, Carla Cadima, Joana Pinto, Ana Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Sílvia Pessanha, Manuela Peixoto, Carla Cadima, Joana Pinto, Ana Isabel |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Vera Lúcia Marques Barros, Sílvia Pessanha, Manuela Peixoto, Carla Cadima, Joana Pinto, Ana Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO FAMÍLIA-EDUCADORA; QUALIDADE DO AMBIENTE DE CRECHE; TRANSIÇÃO DOS BEBÉS PARA A CRECHE |
topic |
COMUNICAÇÃO FAMÍLIA-EDUCADORA; QUALIDADE DO AMBIENTE DE CRECHE; TRANSIÇÃO DOS BEBÉS PARA A CRECHE |
description |
Este estudo apresenta atitudes e comportamentos de parceria família-creche, relatados por mães e educadoras, durante o período de entrada de bebés na creche. Mães e educadoras de 90 bebés responderam à Escala de Parceria Educadores-Pais (Ware, Rusher, Barfoot & Owen, 1995). Os resultados indicam uma grande valorização, por parte das mães e educadoras, da parceria família-creche para dar resposta às necessidadesdas crianças, bem como uma elevada probabilidade, relatada, de se envolverem em comportamentos de parceria. Os relatos das mães são relativamente mais positivos, quer no que se refere às atitudes, quer no que se refere aos comportamentos de parceria. Verificaram-se também associações positivas entre os relatos das mães e das educadoras. Encontraram-se ainda outras associações, no sentido esperado, com variáveis do ambiente familiar e de creche. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.1002 https://doi.org/10.14417/ap.1002 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.1002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1002 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1002/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 373-389 Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 373-389 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131591716372480 |