Parceria família-creche na transição do bebé para a creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Vera Lúcia Marques
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barros, Sílvia, Pessanha, Manuela, Peixoto, Carla, Cadima, Joana, Pinto, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.1002
Resumo: Este estudo apresenta atitudes e comportamentos de parceria família-creche, relatados por mães e educadoras, durante o período de entrada de bebés na creche. Mães e educadoras de 90 bebés responderam à Escala de Parceria Educadores-Pais (Ware, Rusher, Barfoot & Owen, 1995). Os resultados indicam uma grande valorização, por parte das mães e educadoras, da parceria família-creche para dar resposta às necessidadesdas crianças, bem como uma elevada probabilidade, relatada, de se envolverem em comportamentos de parceria. Os relatos das mães são relativamente mais positivos, quer no que se refere às atitudes, quer no que se refere aos comportamentos de parceria. Verificaram-se também associações positivas entre os relatos das mães e das educadoras. Encontraram-se ainda outras associações, no sentido esperado, com variáveis do ambiente familiar e de creche.
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