Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a importância das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio Social (1.º CEB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Inês Catalão da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3801
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_33906be401e3191d5c20a2e810dfe066
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a importância das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio Social (1.º CEB)Atividades práticasEstratégias de ensino e aprendizagemAprendizagens significativasCompetências comunicativasEstudo do Meio Social1.º ciclo do ensino básicoPratical activitiesTeaching and learning strategiesSignificant learning experienciesComunication skillsStudy of social environmentFirst cycle of basic teachingRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada na Escola Superior de Educação de Lisboa, para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, visa apresentar o contexto de intervenção pedagógica, contemplando as suas principais características, bem como colocar em evidência a investigação sobre as atividades práticas no Estudo do Meio Social. A problemática patente na investigação referida pretende evidenciar e refletir a importância das atividades práticas no ensino e aprendizagem do Estudo do Meio Social e no desenvolvimento de competências comunicativas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para dar resposta à problemática apresentada, realizou-se um conjunto de atividades práticas, na área disciplinar de Estudo do Meio, numa turma do 3.º ano de escolaridade de uma freguesia do concelho de Lisboa. A implementação destas atividades, exploração de imagens, visitas de estudo e trabalho de campo, permitiu aferir que as mesmas concorrem, de forma positiva, para a aquisição dos conteúdos programáticos da disciplina, bem como concorrer para o sucesso nas restantes disciplina, onde o aluno desenvolve competências transversais, importantes para desenvolvimento do seu processo de ensino e aprendizagem. Após um breve enquadramento concetual, onde são definidos alguns conceitos de maior relevância para o trabalho a desenvolver e justificada a pertinência do recursos a experiências de aprendizagem que mobilizem atividades práticas, são revistas e apresentadas as competências do Estudo do Meio definidas para o ciclo referido. Como processos de recolha de dados recorreu-se, maioritariamente, à observação direta, participante e não participante, em sala de aula, à análise de produtos realizados pelos alunos, bem como a conversas informais com os mesmos e o professor titular de turma.ABSTRACT The following report, conducted under the supervision of practice teaching in the School of Education of Lisbon, performed in order to conclud the master degree in Teaching the first and second cycles of basic education, aims to describe the context of pedagogical intervention, considering its main characteristics, as well as to highlight the investigation about the practical activities in Study of Social Environment. The investigation main issue aims to highlight and reflect about the importance of practical activities in teaching and learning of Study of Social Environment in the first cycle of basic education. In order to answer to the present issue, a group of practical activities was performed in the Study of Social Environment classes, in a 3º grade class of a school in Lisbon. The implementation of this activities allowed to conclude that this activities affect, in a positive way, the acquisition of the subject contents, as can contribute to the learning in other subjects, where the students acquire importante acknowledgments for development of their teaching process and learning skills. After a short conceptual framework, where are defined the most relevant concepts to this work and after we justify the importance of the use of practical learning experiences, the comptences of Study of Social Environment subject were reviewed and presented. As methodology, it was used, mainly, the direct observation, participant and non-participant, in the class room, the analysis of the students performed work, as well as the informal conversations with students and with the teacher.Hortas, Maria JoãoRCIPLFonseca, Inês Catalão da2014-09-15T14:50:47Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3801TID:201370573porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:21.651484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a importância das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio Social (1.º CEB)
title Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a importância das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio Social (1.º CEB)
spellingShingle Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a importância das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio Social (1.º CEB)
Fonseca, Inês Catalão da
Atividades práticas
Estratégias de ensino e aprendizagem
Aprendizagens significativas
Competências comunicativas
Estudo do Meio Social
1.º ciclo do ensino básico
Pratical activities
Teaching and learning strategies
Significant learning experiencies
Comunication skills
Study of social environment
First cycle of basic teaching
title_short Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a importância das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio Social (1.º CEB)
title_full Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a importância das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio Social (1.º CEB)
title_fullStr Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a importância das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio Social (1.º CEB)
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a importância das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio Social (1.º CEB)
title_sort Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a importância das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio Social (1.º CEB)
author Fonseca, Inês Catalão da
author_facet Fonseca, Inês Catalão da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hortas, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Inês Catalão da
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades práticas
Estratégias de ensino e aprendizagem
Aprendizagens significativas
Competências comunicativas
Estudo do Meio Social
1.º ciclo do ensino básico
Pratical activities
Teaching and learning strategies
Significant learning experiencies
Comunication skills
Study of social environment
First cycle of basic teaching
topic Atividades práticas
Estratégias de ensino e aprendizagem
Aprendizagens significativas
Competências comunicativas
Estudo do Meio Social
1.º ciclo do ensino básico
Pratical activities
Teaching and learning strategies
Significant learning experiencies
Comunication skills
Study of social environment
First cycle of basic teaching
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-15T14:50:47Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3801
TID:201370573
url http://hdl.handle.net/10400.21/3801
identifier_str_mv TID:201370573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133389972832256