Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mônica Pereira dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fonseca, Michele Pereira de Souza da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.2823
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar as concepções de professores e licenciandos de Educação Física acerca da Inclusão e suas implicações sobre a formação inicial, tendo como referencial de análise e discussão uma perspectiva omnilética (Santos, 2011) sobre Inclusão, que compreende três dimensões em dialético e complexo interjogo: culturas, políticas e práticas inclusivas (Booth & Ainscow 2002; Santos 2003a). Realizamos grupos focais com doze licenciandos e entrevistas com sete docentes do curso e verificamos a ausência desse tipo de discussão no curso de formação de professores, ausência sobre a qual nossa discussão estará centrada, no presente artigo.
id RCAP_339d59c54e543f2f63c14902f71230ba
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2823
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussãoNúmero 23 - Questões culturaisO objetivo deste artigo é analisar as concepções de professores e licenciandos de Educação Física acerca da Inclusão e suas implicações sobre a formação inicial, tendo como referencial de análise e discussão uma perspectiva omnilética (Santos, 2011) sobre Inclusão, que compreende três dimensões em dialético e complexo interjogo: culturas, políticas e práticas inclusivas (Booth & Ainscow 2002; Santos 2003a). Realizamos grupos focais com doze licenciandos e entrevistas com sete docentes do curso e verificamos a ausência desse tipo de discussão no curso de formação de professores, ausência sobre a qual nossa discussão estará centrada, no presente artigo.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2013-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.2823por1646-2335Santos, Mônica Pereira dosFonseca, Michele Pereira de Souza dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:05Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:42.747460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão
title Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão
spellingShingle Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão
Santos, Mônica Pereira dos
Número 23 - Questões culturais
title_short Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão
title_full Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão
title_fullStr Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão
title_full_unstemmed Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão
title_sort Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão
author Santos, Mônica Pereira dos
author_facet Santos, Mônica Pereira dos
Fonseca, Michele Pereira de Souza da
author_role author
author2 Fonseca, Michele Pereira de Souza da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mônica Pereira dos
Fonseca, Michele Pereira de Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Número 23 - Questões culturais
topic Número 23 - Questões culturais
description O objetivo deste artigo é analisar as concepções de professores e licenciandos de Educação Física acerca da Inclusão e suas implicações sobre a formação inicial, tendo como referencial de análise e discussão uma perspectiva omnilética (Santos, 2011) sobre Inclusão, que compreende três dimensões em dialético e complexo interjogo: culturas, políticas e práticas inclusivas (Booth & Ainscow 2002; Santos 2003a). Realizamos grupos focais com doze licenciandos e entrevistas com sete docentes do curso e verificamos a ausência desse tipo de discussão no curso de formação de professores, ausência sobre a qual nossa discussão estará centrada, no presente artigo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.2823
url https://doi.org/10.25755/int.2823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130948089937920