Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.2823 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar as concepções de professores e licenciandos de Educação Física acerca da Inclusão e suas implicações sobre a formação inicial, tendo como referencial de análise e discussão uma perspectiva omnilética (Santos, 2011) sobre Inclusão, que compreende três dimensões em dialético e complexo interjogo: culturas, políticas e práticas inclusivas (Booth & Ainscow 2002; Santos 2003a). Realizamos grupos focais com doze licenciandos e entrevistas com sete docentes do curso e verificamos a ausência desse tipo de discussão no curso de formação de professores, ausência sobre a qual nossa discussão estará centrada, no presente artigo. |
id |
RCAP_339d59c54e543f2f63c14902f71230ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2823 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussãoNúmero 23 - Questões culturaisO objetivo deste artigo é analisar as concepções de professores e licenciandos de Educação Física acerca da Inclusão e suas implicações sobre a formação inicial, tendo como referencial de análise e discussão uma perspectiva omnilética (Santos, 2011) sobre Inclusão, que compreende três dimensões em dialético e complexo interjogo: culturas, políticas e práticas inclusivas (Booth & Ainscow 2002; Santos 2003a). Realizamos grupos focais com doze licenciandos e entrevistas com sete docentes do curso e verificamos a ausência desse tipo de discussão no curso de formação de professores, ausência sobre a qual nossa discussão estará centrada, no presente artigo.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2013-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.2823por1646-2335Santos, Mônica Pereira dosFonseca, Michele Pereira de Souza dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:05Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:42.747460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão |
title |
Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão |
spellingShingle |
Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão Santos, Mônica Pereira dos Número 23 - Questões culturais |
title_short |
Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão |
title_full |
Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão |
title_fullStr |
Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão |
title_full_unstemmed |
Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão |
title_sort |
Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão |
author |
Santos, Mônica Pereira dos |
author_facet |
Santos, Mônica Pereira dos Fonseca, Michele Pereira de Souza da |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Michele Pereira de Souza da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mônica Pereira dos Fonseca, Michele Pereira de Souza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 23 - Questões culturais |
topic |
Número 23 - Questões culturais |
description |
O objetivo deste artigo é analisar as concepções de professores e licenciandos de Educação Física acerca da Inclusão e suas implicações sobre a formação inicial, tendo como referencial de análise e discussão uma perspectiva omnilética (Santos, 2011) sobre Inclusão, que compreende três dimensões em dialético e complexo interjogo: culturas, políticas e práticas inclusivas (Booth & Ainscow 2002; Santos 2003a). Realizamos grupos focais com doze licenciandos e entrevistas com sete docentes do curso e verificamos a ausência desse tipo de discussão no curso de formação de professores, ausência sobre a qual nossa discussão estará centrada, no presente artigo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.2823 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.2823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130948089937920 |