Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalinhos, Filipa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3583
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_33a3a951709e1d12447ad0f73d049696
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3583
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básicoPráticas pedagógicasExperiência docenteAutoconceitoAutonomiaPedagogical practicesTeaching experience self-conceptAutonomyDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO presente estudo insere-se na temática da escola inclusiva, essencialmente no tipo de práticas pedagógicas diferenciadas e a relação com o autoconceito dos alunos e a autonomia na realização das aprendizagens. A presente investigação tem como base teórica os fundamentos da escola inclusiva, a problemática da qualidade na escola e o papel da diferenciação pedagógica ao suporte a essa qualidade. O desenvolvimento da carreira docente como suporte à experiência docente e ao tipo de práticas utilizadas. A autonomia como domínio central num conjunto de práticas de qualidade e como suporte ao envolvimento efectivo dos alunos no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. E ao autoconceito como medida do desenvolvimento global do indivíduo e como suporte ao sucesso educativo e à realização de novas aprendizagens. A amostra do estudo corresponde a 131 alunos, de oito turmas do 3º e 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, de duas Escolas Públicas de Portimão e aos 8 Professores titulares respectivos a cada turma. Foram utilizados três questionários, o primeiro com o objectivo de avaliar o tipo e a frequência de utilização de um conjunto de práticas pedagógicas diferenciadas. O segundo para avaliar o autoconceito dos alunos. E o terceiro e último para medir e identificar o pólo motivacional da autonomia de cada aluno. Como resultados expressivos, destacam-se as diferenças significativas na dimensão da competência académica do autoconceito para os professores com menos experiência. São aqueles que parecem utilizar com mais frequência práticas pedagógicas que promovem o desenvolvimento positivo do autoconceito no domínio exclusivo da percepção dos alunos ao desempenho académico. Apesar de não se verificarem diferenças significativas, os alunos encontram-se no pólo motivacional mais intrínseco, o que demonstra que a autonomia nas aprendizagens parece ocorrer por variáveis internas ao indivíduo. E por último, a superior posição dos itens da dimensão Clima Social no conjunto total de práticas pedagógicas e a baixa posição dos itens correspondentes à dimensão Organização do Trabalho. De realçar ainda a posição superior dos itens correspondentes à dimensão Autonomia, variável central do estudo.ABSTRACT: This study fits into the theme of inclusive schools, mainly in the kind of educational practices referenced in the literature as contributors to the quality of the educational processes and in the relationship between student’s self-concept and their autonomy in the pursuit of learning. This research is based on the theoretical foundations of the inclusive school, the issue of quality school education and the role of pedagogical differentiation to support such quality; the progress of the teaching career as the basis of the teaching experience and the kind of practices; the autonomy as the central domain of a set of quality practices and as the source of the effective involvement of students during the teaching-learning process and the self-concept as a measure of the overall development of the individual and as the responsible for the educational success and the achievement of new learning. The sample of this study is composed by 131 students, from eight classes from the 3rd and 4th grade, of two public schools in Portimão and the 8 teachers of each class. Three questionnaires were applied. The first had the objective to evaluate the kind and the frequency of use of a range of differentiated pedagogical practices. The second one was to assess the student’s self-concept. The third one was conducted to measure and identify the motivational pole of autonomy of each student. As meaningful results, significant differences can be highlighted in the dimension of the academic competencies of the self-concept to the teacher with less work experience. They are the ones who seem to use with more frequency pedagogical practices that promote the positive development of the self-concept in the exclusive domain of the student’s perception to the academic performance. Despite there are no significant differences, the students are in the most intrinsic motivational pole, which means that the learning autonomy occurs by variables within the individual. And finally, the superior position of the items of the Social Environment dimension in the total set of educational practices and the low position of the items that correspond to the Work Organization dimension. And also highlight the superior position of the items correspondent to the dimension Autonomy, the central variable of the study.Monteiro, VeraSilva, José Maria de CastroRepositório do ISPACavalinhos, Filipa2015-04-18T09:40:58Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3583porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:25Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:28.520057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
Cavalinhos, Filipa
Práticas pedagógicas
Experiência docente
Autoconceito
Autonomia
Pedagogical practices
Teaching experience self-concept
Autonomy
title_short Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_full Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
author Cavalinhos, Filipa
author_facet Cavalinhos, Filipa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Vera
Silva, José Maria de Castro
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalinhos, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Experiência docente
Autoconceito
Autonomia
Pedagogical practices
Teaching experience self-concept
Autonomy
topic Práticas pedagógicas
Experiência docente
Autoconceito
Autonomia
Pedagogical practices
Teaching experience self-concept
Autonomy
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008-01-01T00:00:00Z
2015-04-18T09:40:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3583
url http://hdl.handle.net/10400.12/3583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130075417804800