O que eu digo sobre quem eu sou: a construção narrativa do autoconceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niero, Barbara Cristina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-08042024-154027/
Resumo: As narrativas produzidas sobre e por estudantes que recebem o diagnóstico de transtornos de aprendizagem ou de comportamento e o estigma subjacente ao mesmo podem apresentar impactos para o desenvolvimento de dimensões psicológicas destes estudantes, por exemplo, do autoconceito. Este estudo tem como objetivo investigar se os diagnósticos de transtornos de aprendizagem têm algum efeito na construção do autoconceito e da percepção de \"si-mesmo\". Foram realizadas entrevistas com oito alunos do sexo masculino de uma escola pública de São Paulo, com idades entre 11 e 13 anos, diagnosticadas com transtornos de aprendizagem ou comportamentais. Também foram conduzidas entrevistas com os responsáveis legais dos alunos e com a coordenação pedagógica da escola sobre esses alunos. Foi aplicada a Escala de Autoestima e Autoconceito para pré-adolescentes (EAAPA). A análise das entrevistas seguiu a perspectiva da construção narrativa da realidade de Jerome Bruner. Os participantes apresentaram resultados abaixo da média nas dimensões do autoconceito acadêmico e do autoconceito não acadêmico. As narrativas produzidas pelos participantes, seus responsáveis legais e pela coordenação pedagógica da escola estavam em consonância com a hipótese de estigmatização desses estudantes e corroboraram com os resultados obtidos na EAAPA. Conclui-se que o estudo da construção do autoconceito por meio da narrativa como proposta por Jerome Bruner constitui uma ferramenta com grande potencial para produção de futuras pesquisas, e que novos estudos podem se beneficiar desta abordagem para a investigação e formulação de estratégias para a construção de um autoconceito positivo.
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spelling O que eu digo sobre quem eu sou: a construção narrativa do autoconceitoWhat I say about who I am: the narrative construction of self-conceptAcademic self-conceptAutoconceitoAutoconceito AcadêmicoLearning disordersSelf-ConceptTranstornos de AprendizagemAs narrativas produzidas sobre e por estudantes que recebem o diagnóstico de transtornos de aprendizagem ou de comportamento e o estigma subjacente ao mesmo podem apresentar impactos para o desenvolvimento de dimensões psicológicas destes estudantes, por exemplo, do autoconceito. Este estudo tem como objetivo investigar se os diagnósticos de transtornos de aprendizagem têm algum efeito na construção do autoconceito e da percepção de \"si-mesmo\". Foram realizadas entrevistas com oito alunos do sexo masculino de uma escola pública de São Paulo, com idades entre 11 e 13 anos, diagnosticadas com transtornos de aprendizagem ou comportamentais. Também foram conduzidas entrevistas com os responsáveis legais dos alunos e com a coordenação pedagógica da escola sobre esses alunos. Foi aplicada a Escala de Autoestima e Autoconceito para pré-adolescentes (EAAPA). A análise das entrevistas seguiu a perspectiva da construção narrativa da realidade de Jerome Bruner. Os participantes apresentaram resultados abaixo da média nas dimensões do autoconceito acadêmico e do autoconceito não acadêmico. As narrativas produzidas pelos participantes, seus responsáveis legais e pela coordenação pedagógica da escola estavam em consonância com a hipótese de estigmatização desses estudantes e corroboraram com os resultados obtidos na EAAPA. Conclui-se que o estudo da construção do autoconceito por meio da narrativa como proposta por Jerome Bruner constitui uma ferramenta com grande potencial para produção de futuras pesquisas, e que novos estudos podem se beneficiar desta abordagem para a investigação e formulação de estratégias para a construção de um autoconceito positivo.The narratives produced about and by students diagnosed with learning or behavioral disorders and the underlying stigma can have impacts on the development of psychological dimensions of these students, for example, selfconcept. This study aims to investigate whether diagnoses of learning disorders have any effect on the construction of self-concept and selfperception. Interviews were conducted with eight male students from a public school in São Paulo, aged between 11 and 13 years, diagnosed with learning or behavioral disorders. Interviews were also conducted with the legal guardians of the students and with the school\'s pedagogical coordination regarding these students. The Self-Esteem and Self-Concept Scale for Pre-Adolescents (EAAPA) was applied. The analysis of the interviews followed Jerome Bruner\'s perspective on the narrative construction of reality. Participants showed below-average results in the dimensions of academic self-concept and nonacademic self-concept. The narratives produced by the participants, their legal guardians, and the school\'s pedagogical coordination were in line with the hypothesis of stigmatization of these students and corroborated with the results obtained in the EAAPA. It is concluded that studying the construction of self-concept through narrative as proposed by Jerome Bruner constitutes a tool with great potential for future research, and that new studies can benefit from this approach for the investigation and formulation of strategies for the construction of a positive self-concept.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeme, Maria Isabel da SilvaNiero, Barbara Cristina2023-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-08042024-154027/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-08T21:55:02Zoai:teses.usp.br:tde-08042024-154027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-08T21:55:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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