O impacto da tecnologia educativa no ensino da filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Joaquim Miguel Dias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/23827
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_33a3c52a0766c2f873ce95db480f703d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23827
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da tecnologia educativa no ensino da filosofia19:372.819372.819:19371.68Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino SecundárioEste relatório de estágio refere-se à implementação do projeto de intervenção supervisionada no âmbito da unidade curricular de estágio profissional, do segundo ano do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário concluído no Instituto de Educação da Universidade do Minho, no ano de 2012. O plano de intervenção pedagógica supervisionado foi elaborado em torno do tema O Impacto da Tecnologia Educativa no Ensino da Filosofia, tendo como finalidade analisar o real impacto do uso dos diversos materiais didáticos que o docente usa na sua prática letiva. Foi objeto deste trabalho estudar a reação e comportamento dos alunos perante a diversidade de materiais e recursos disponíveis hoje em dia nas nossas escolas. Este relatório está dividido em quatro partes: (i) introdução e contexto em que a prática letiva de regências de estágio se desenvolveram; (ii) descrição de como foi implementado o projeto e as suas condicionantes; (iii) avaliação do projeto de intervenção pedagógica supervisionado; (iv) conclusões da experiência enquanto professor estagiário e enquanto observador e mentor de um estudo aplicado em contexto real de sala de aula.Le plan d'intervention éducative a été supervisé et élaboré autour du thème «L'impact de l'utilisation des technologies éducatives dans l'enseignement de la philosophie», ayant comme pertinence, l'analyse de l'impact réel de l'utilisation de matériels pédagogiques par les enseignants qui ont utilisé différentes technologies dans leur pratique pédagogique. Cette étude visait étudier la réaction et le comportement des élèves face à la diversité des matériaux et des ressources que la plus part des écoles, aujourd'hui, disponibilisent. Ce rapport est divisé en quatre parties, qui ont l'intention de démontrer, avant tout, l'introduction et le contexte dans lequel la pratique de régences de stages pédagogiques se développe. Une seconde phase ambitionne une description de la façon dont le projet a été mis en oeuvre et ses contraintes. Et enfin, l'évaluation du projet d'intervention supervisé de l'enseignement; la conclusion du rapport avec les conclusions de l'expérience comme professeur stagiaire et le mentor entant qu'observateur d´une étude appliquée dans une vraie classe.Manso, ArturUniversidade do MinhoBarroso, Joaquim Miguel Dias20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/23827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:26:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:54.131221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da tecnologia educativa no ensino da filosofia
title O impacto da tecnologia educativa no ensino da filosofia
spellingShingle O impacto da tecnologia educativa no ensino da filosofia
Barroso, Joaquim Miguel Dias
19:372.819
372.819:19
371.68
title_short O impacto da tecnologia educativa no ensino da filosofia
title_full O impacto da tecnologia educativa no ensino da filosofia
title_fullStr O impacto da tecnologia educativa no ensino da filosofia
title_full_unstemmed O impacto da tecnologia educativa no ensino da filosofia
title_sort O impacto da tecnologia educativa no ensino da filosofia
author Barroso, Joaquim Miguel Dias
author_facet Barroso, Joaquim Miguel Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manso, Artur
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Joaquim Miguel Dias
dc.subject.por.fl_str_mv 19:372.819
372.819:19
371.68
topic 19:372.819
372.819:19
371.68
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/23827
url https://hdl.handle.net/1822/23827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133122568126464