Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2705 |
Resumo: | Este relatório espelha as experiências vivenciadas no âmbito das três práticas pedagógicas, em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, inseridas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte do relatório é constituída pela componente teórica, associada à organização curricular, ao papel do educador/docente bem como outros pressupostos teóricos que fundamentam a prática desenvolvida em contexto de sala de atividades/aula. Ainda está explanada a InvestigaçãoAção como metodologia no contexto de prática pedagógica. A segunda parte deste relatório resume o percurso durante as três práticas desenvolvidas numa sala de pré, numa turma de 3.º ano e noutra de 2.º ano. A primeira intervenção procurou responder à questão De que forma a participação ativa das crianças da Sala Verde permite um maior empenhamento na realização das atividades?, onde procurei desenvolver atividades e estratégias que fossem ao encontro desta questão. Já no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico procurei, de acordo com as necessidades dos alunos de ambas as turmas, desenvolver atividades que lhes conferissem significado, participação e aprendizagem, utilizando uma metodologia assente na interdisciplinaridade. Deste modo, as três práticas pedagógicas tiveram resultados positivos para a motivação das crianças da Educação Pré-Escolar bem como na superação das dificuldades de aprendizagem na Matemática e a aquisição de competências socializadoras nos alunos do 3.º ano. Já na turma do 2.º ano foi visível a superação das dificuldades de aprendizagem por meio da interdisciplinaridade e do papel ativo e participativo dos alunos no contexto escolar. |
id |
RCAP_33a49f34f9f83807e3a2040eded6bfcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2705 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducaçãoAprendizagem significativaReflexãoEducationSignificant learningReflectionEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório espelha as experiências vivenciadas no âmbito das três práticas pedagógicas, em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, inseridas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte do relatório é constituída pela componente teórica, associada à organização curricular, ao papel do educador/docente bem como outros pressupostos teóricos que fundamentam a prática desenvolvida em contexto de sala de atividades/aula. Ainda está explanada a InvestigaçãoAção como metodologia no contexto de prática pedagógica. A segunda parte deste relatório resume o percurso durante as três práticas desenvolvidas numa sala de pré, numa turma de 3.º ano e noutra de 2.º ano. A primeira intervenção procurou responder à questão De que forma a participação ativa das crianças da Sala Verde permite um maior empenhamento na realização das atividades?, onde procurei desenvolver atividades e estratégias que fossem ao encontro desta questão. Já no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico procurei, de acordo com as necessidades dos alunos de ambas as turmas, desenvolver atividades que lhes conferissem significado, participação e aprendizagem, utilizando uma metodologia assente na interdisciplinaridade. Deste modo, as três práticas pedagógicas tiveram resultados positivos para a motivação das crianças da Educação Pré-Escolar bem como na superação das dificuldades de aprendizagem na Matemática e a aquisição de competências socializadoras nos alunos do 3.º ano. Já na turma do 2.º ano foi visível a superação das dificuldades de aprendizagem por meio da interdisciplinaridade e do papel ativo e participativo dos alunos no contexto escolar.This report reflects the experiences of the three pedagogical practices, in the context of preschool education and the first cycle, included in the syllabus of the master's degree in preschool education and the 1st cycle of basic education. The first part of the report consists of the theoretical component, associated to the curricular organization, the role of the educator / teacher as well as other theoretical assumptions that base the practice developed in the context of classroom activities. Research-Action is still explained as a methodology in the context of pedagogical practice. The second part of this report summarizes the course during the three practices developed in a prep room, in a 3rd grade class, and a second grade class. The first intervention tried to answer the question How does the active participation of the children of the Green Room allow a greater commitment in the accomplishment of the activities ?, where I tried to develop activities and strategies that were the meeting of this question. In the context of the 1st Cycle of Basic Education, I tried, according to the needs of the students of both classes, to develop activities that gave them meaning, participation and learning, using a methodology based on interdisciplinarity. Thus, the three pedagogical practices had positive results for the motivation of the children of Pre-School Education as well as in overcoming the difficulties of learning in Mathematics and the acquisition of socializing skills in the students of the 3rd year. Already in the 2nd grade class it was possible to overcome the difficulties of learning through interdisciplinarity and the active and participative role of students in the school context.Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasDigitUMaCatanho, Mónica Sofia França2020-01-28T16:07:12Z2019-07-22T00:00:00Z2019-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2705202372685porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:32Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:29.403854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Catanho, Mónica Sofia França Educação Aprendizagem significativa Reflexão Education Significant learning Reflection Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Catanho, Mónica Sofia França |
author_facet |
Catanho, Mónica Sofia França |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catanho, Mónica Sofia França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Aprendizagem significativa Reflexão Education Significant learning Reflection Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Aprendizagem significativa Reflexão Education Significant learning Reflection Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório espelha as experiências vivenciadas no âmbito das três práticas pedagógicas, em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, inseridas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte do relatório é constituída pela componente teórica, associada à organização curricular, ao papel do educador/docente bem como outros pressupostos teóricos que fundamentam a prática desenvolvida em contexto de sala de atividades/aula. Ainda está explanada a InvestigaçãoAção como metodologia no contexto de prática pedagógica. A segunda parte deste relatório resume o percurso durante as três práticas desenvolvidas numa sala de pré, numa turma de 3.º ano e noutra de 2.º ano. A primeira intervenção procurou responder à questão De que forma a participação ativa das crianças da Sala Verde permite um maior empenhamento na realização das atividades?, onde procurei desenvolver atividades e estratégias que fossem ao encontro desta questão. Já no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico procurei, de acordo com as necessidades dos alunos de ambas as turmas, desenvolver atividades que lhes conferissem significado, participação e aprendizagem, utilizando uma metodologia assente na interdisciplinaridade. Deste modo, as três práticas pedagógicas tiveram resultados positivos para a motivação das crianças da Educação Pré-Escolar bem como na superação das dificuldades de aprendizagem na Matemática e a aquisição de competências socializadoras nos alunos do 3.º ano. Já na turma do 2.º ano foi visível a superação das dificuldades de aprendizagem por meio da interdisciplinaridade e do papel ativo e participativo dos alunos no contexto escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-22T00:00:00Z 2019-07-22T00:00:00Z 2020-01-28T16:07:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2705 202372685 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2705 |
identifier_str_mv |
202372685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129926365872128 |