Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catanho, Mónica Sofia França
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2705
Resumo: Este relatório espelha as experiências vivenciadas no âmbito das três práticas pedagógicas, em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, inseridas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte do relatório é constituída pela componente teórica, associada à organização curricular, ao papel do educador/docente bem como outros pressupostos teóricos que fundamentam a prática desenvolvida em contexto de sala de atividades/aula. Ainda está explanada a InvestigaçãoAção como metodologia no contexto de prática pedagógica. A segunda parte deste relatório resume o percurso durante as três práticas desenvolvidas numa sala de pré, numa turma de 3.º ano e noutra de 2.º ano. A primeira intervenção procurou responder à questão De que forma a participação ativa das crianças da Sala Verde permite um maior empenhamento na realização das atividades?, onde procurei desenvolver atividades e estratégias que fossem ao encontro desta questão. Já no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico procurei, de acordo com as necessidades dos alunos de ambas as turmas, desenvolver atividades que lhes conferissem significado, participação e aprendizagem, utilizando uma metodologia assente na interdisciplinaridade. Deste modo, as três práticas pedagógicas tiveram resultados positivos para a motivação das crianças da Educação Pré-Escolar bem como na superação das dificuldades de aprendizagem na Matemática e a aquisição de competências socializadoras nos alunos do 3.º ano. Já na turma do 2.º ano foi visível a superação das dificuldades de aprendizagem por meio da interdisciplinaridade e do papel ativo e participativo dos alunos no contexto escolar.
id RCAP_33a49f34f9f83807e3a2040eded6bfcb
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducaçãoAprendizagem significativaReflexãoEducationSignificant learningReflectionEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório espelha as experiências vivenciadas no âmbito das três práticas pedagógicas, em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, inseridas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte do relatório é constituída pela componente teórica, associada à organização curricular, ao papel do educador/docente bem como outros pressupostos teóricos que fundamentam a prática desenvolvida em contexto de sala de atividades/aula. Ainda está explanada a InvestigaçãoAção como metodologia no contexto de prática pedagógica. A segunda parte deste relatório resume o percurso durante as três práticas desenvolvidas numa sala de pré, numa turma de 3.º ano e noutra de 2.º ano. A primeira intervenção procurou responder à questão De que forma a participação ativa das crianças da Sala Verde permite um maior empenhamento na realização das atividades?, onde procurei desenvolver atividades e estratégias que fossem ao encontro desta questão. Já no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico procurei, de acordo com as necessidades dos alunos de ambas as turmas, desenvolver atividades que lhes conferissem significado, participação e aprendizagem, utilizando uma metodologia assente na interdisciplinaridade. Deste modo, as três práticas pedagógicas tiveram resultados positivos para a motivação das crianças da Educação Pré-Escolar bem como na superação das dificuldades de aprendizagem na Matemática e a aquisição de competências socializadoras nos alunos do 3.º ano. Já na turma do 2.º ano foi visível a superação das dificuldades de aprendizagem por meio da interdisciplinaridade e do papel ativo e participativo dos alunos no contexto escolar.This report reflects the experiences of the three pedagogical practices, in the context of preschool education and the first cycle, included in the syllabus of the master's degree in preschool education and the 1st cycle of basic education. The first part of the report consists of the theoretical component, associated to the curricular organization, the role of the educator / teacher as well as other theoretical assumptions that base the practice developed in the context of classroom activities. Research-Action is still explained as a methodology in the context of pedagogical practice. The second part of this report summarizes the course during the three practices developed in a prep room, in a 3rd grade class, and a second grade class. The first intervention tried to answer the question How does the active participation of the children of the Green Room allow a greater commitment in the accomplishment of the activities ?, where I tried to develop activities and strategies that were the meeting of this question. In the context of the 1st Cycle of Basic Education, I tried, according to the needs of the students of both classes, to develop activities that gave them meaning, participation and learning, using a methodology based on interdisciplinarity. Thus, the three pedagogical practices had positive results for the motivation of the children of Pre-School Education as well as in overcoming the difficulties of learning in Mathematics and the acquisition of socializing skills in the students of the 3rd year. Already in the 2nd grade class it was possible to overcome the difficulties of learning through interdisciplinarity and the active and participative role of students in the school context.Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasDigitUMaCatanho, Mónica Sofia França2020-01-28T16:07:12Z2019-07-22T00:00:00Z2019-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2705202372685porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:32Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:29.403854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Catanho, Mónica Sofia França
Educação
Aprendizagem significativa
Reflexão
Education
Significant learning
Reflection
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Catanho, Mónica Sofia França
author_facet Catanho, Mónica Sofia França
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Catanho, Mónica Sofia França
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem significativa
Reflexão
Education
Significant learning
Reflection
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Aprendizagem significativa
Reflexão
Education
Significant learning
Reflection
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório espelha as experiências vivenciadas no âmbito das três práticas pedagógicas, em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, inseridas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte do relatório é constituída pela componente teórica, associada à organização curricular, ao papel do educador/docente bem como outros pressupostos teóricos que fundamentam a prática desenvolvida em contexto de sala de atividades/aula. Ainda está explanada a InvestigaçãoAção como metodologia no contexto de prática pedagógica. A segunda parte deste relatório resume o percurso durante as três práticas desenvolvidas numa sala de pré, numa turma de 3.º ano e noutra de 2.º ano. A primeira intervenção procurou responder à questão De que forma a participação ativa das crianças da Sala Verde permite um maior empenhamento na realização das atividades?, onde procurei desenvolver atividades e estratégias que fossem ao encontro desta questão. Já no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico procurei, de acordo com as necessidades dos alunos de ambas as turmas, desenvolver atividades que lhes conferissem significado, participação e aprendizagem, utilizando uma metodologia assente na interdisciplinaridade. Deste modo, as três práticas pedagógicas tiveram resultados positivos para a motivação das crianças da Educação Pré-Escolar bem como na superação das dificuldades de aprendizagem na Matemática e a aquisição de competências socializadoras nos alunos do 3.º ano. Já na turma do 2.º ano foi visível a superação das dificuldades de aprendizagem por meio da interdisciplinaridade e do papel ativo e participativo dos alunos no contexto escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-22T00:00:00Z
2019-07-22T00:00:00Z
2020-01-28T16:07:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2705
202372685
url http://hdl.handle.net/10400.13/2705
identifier_str_mv 202372685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129926365872128