Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Lúcia Moniz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3291
Resumo: O presente relatório de estágio é um testemunho de todo o conhecimento prático adquirido ao longo de um percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o objetivo é dar a conhecer as Práticas Pedagógicas desenvolvidas, tanto em contexto de Educação Pré-Escolar (Sala da Magia, EB1/PE da Nazaré), como no 1º Ciclo do Ensino Básico (3º ano e 2º ano – EB1/PE da Achada). Efetua-se um enquadramento teórico e metodológico de toda a ação pedagógica resultante do contexto prático, baseando e articulando a prática com a teoria. De salientar que a análise é concretizada através de uma perspetiva reflexiva e crítica, conferindo maior destaque à vertente prática. Assim, o presente relatório contém uma análise da ação pedagógica que advém da diversidade de estratégias que foram desenvolvidas, de acordo com as caraterísticas, os interesses e as necessidades de cada aluno. Nele estão patentes as atividades cooperativas e as metodologias ativas que foram implementadas, num constante processo de reflexão e questionamento com o intuito de proporcionar aprendizagens significativas à formação global de cada um dos alunos.
id RCAP_184bd91c7c68b48336594fb004c1c24b
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3291
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaAção educativaReflexão críticaAtividades cooperativasAprendizagens significativasPre-School Education1st cycle of basic educationPedagogical practiceEducational actionCritical reflectionCooperative activitiesMeaningful learningEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio é um testemunho de todo o conhecimento prático adquirido ao longo de um percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o objetivo é dar a conhecer as Práticas Pedagógicas desenvolvidas, tanto em contexto de Educação Pré-Escolar (Sala da Magia, EB1/PE da Nazaré), como no 1º Ciclo do Ensino Básico (3º ano e 2º ano – EB1/PE da Achada). Efetua-se um enquadramento teórico e metodológico de toda a ação pedagógica resultante do contexto prático, baseando e articulando a prática com a teoria. De salientar que a análise é concretizada através de uma perspetiva reflexiva e crítica, conferindo maior destaque à vertente prática. Assim, o presente relatório contém uma análise da ação pedagógica que advém da diversidade de estratégias que foram desenvolvidas, de acordo com as caraterísticas, os interesses e as necessidades de cada aluno. Nele estão patentes as atividades cooperativas e as metodologias ativas que foram implementadas, num constante processo de reflexão e questionamento com o intuito de proporcionar aprendizagens significativas à formação global de cada um dos alunos.This internship report is a testament to all the practical knowledge acquired over the course of teacher training in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In this sense, the objective is to make known as Pedagogical Practices developed, both in the context of Pre-School Education (Sala da Magia, EB1 / PE da Nazaré), as well as in the 1st Cycle of Basic Education (3rd year and 2nd year - EB1 / PE da Achada). A theoretical and methodological framework of all the pedagogical action resulting from the practical context is carried out, basing and articulating the practice with the theory. It should be noted that the analysis is carried out through a reflective and critical perspective, giving greater emphasis to the practical aspect. Thus, the present contains an analysis of the pedagogical action that comes from the diversity of strategies that have been developed, according to the characteristics, interests and needs of each student. In it are shown as cooperative activities and as active methodologies that have been implemented, in a constant process of reflection and questioning in order to provide learning provided to the global formation of each of the students.Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasDigitUMaRibeiro, Ana Lúcia Moniz2021-04-15T11:26:03Z2021-02-22T00:00:00Z2021-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3291202690326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:13Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:18.299710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Ribeiro, Ana Lúcia Moniz
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Ação educativa
Reflexão crítica
Atividades cooperativas
Aprendizagens significativas
Pre-School Education
1st cycle of basic education
Pedagogical practice
Educational action
Critical reflection
Cooperative activities
Meaningful learning
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Ribeiro, Ana Lúcia Moniz
author_facet Ribeiro, Ana Lúcia Moniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Lúcia Moniz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Ação educativa
Reflexão crítica
Atividades cooperativas
Aprendizagens significativas
Pre-School Education
1st cycle of basic education
Pedagogical practice
Educational action
Critical reflection
Cooperative activities
Meaningful learning
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Ação educativa
Reflexão crítica
Atividades cooperativas
Aprendizagens significativas
Pre-School Education
1st cycle of basic education
Pedagogical practice
Educational action
Critical reflection
Cooperative activities
Meaningful learning
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio é um testemunho de todo o conhecimento prático adquirido ao longo de um percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o objetivo é dar a conhecer as Práticas Pedagógicas desenvolvidas, tanto em contexto de Educação Pré-Escolar (Sala da Magia, EB1/PE da Nazaré), como no 1º Ciclo do Ensino Básico (3º ano e 2º ano – EB1/PE da Achada). Efetua-se um enquadramento teórico e metodológico de toda a ação pedagógica resultante do contexto prático, baseando e articulando a prática com a teoria. De salientar que a análise é concretizada através de uma perspetiva reflexiva e crítica, conferindo maior destaque à vertente prática. Assim, o presente relatório contém uma análise da ação pedagógica que advém da diversidade de estratégias que foram desenvolvidas, de acordo com as caraterísticas, os interesses e as necessidades de cada aluno. Nele estão patentes as atividades cooperativas e as metodologias ativas que foram implementadas, num constante processo de reflexão e questionamento com o intuito de proporcionar aprendizagens significativas à formação global de cada um dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-15T11:26:03Z
2021-02-22T00:00:00Z
2021-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3291
202690326
url http://hdl.handle.net/10400.13/3291
identifier_str_mv 202690326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129933542326272