Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de biologia e de geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horta, Maria Teresa Lagarto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12117
Resumo: O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada pretende demonstrar a actividade docente, efectuada na escola Secundária de Severim Faria de Évora, realizada no ano lectivo de 2009/2010, com os 10º e 11º anos de escolaridade, de Biologia e geologia. Neste Relatório evidencia-se uma análise reflexiva, quer à actividade docente desenvolvida, quer a resultados obtidos pelos alunos, quer ainda a outras participações na escola. Todavia é salientado o empenho na valorização pessoal e profissional, o que se espelhou na condução de aulas e na avaliação das aprendizagens. A actividade prática docente foi ancorada em actuais fundamentos teóricos, permitindo a adopção de novas estratégias e metodologias, que permitissem que o processo de ensino e aprendizagem dos alunos decorresse em ambiente tranquilo possibilitando o sucesso dos mesmos; ### Abstract: The Report on supervised practice aims at demonstrating the teaching carried out in Escola Secundária de severim de Faria em Évora, during the academic year 2009/2010, concerning the 10º and 11º year classes of Biology and Geology. This Report highlights a reflective analysis, both for the developed teaching activity and for the results obtained by the students, also stressing out other activities carried out at school. However it is emphasized the commitment to improve personal and professional skills, which is highlighted on lessons progress and learning assessment. The teaching activity was anchored in updated theoretical basis, allowing for the implementation of new strategies and methodologies, which would enable the teaching and learning process of the students to proceed in peaceful environment permitting the success of students
id RCAP_33a78f64d1deb1a5baa8944fc09d782c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12117
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de biologia e de geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada pretende demonstrar a actividade docente, efectuada na escola Secundária de Severim Faria de Évora, realizada no ano lectivo de 2009/2010, com os 10º e 11º anos de escolaridade, de Biologia e geologia. Neste Relatório evidencia-se uma análise reflexiva, quer à actividade docente desenvolvida, quer a resultados obtidos pelos alunos, quer ainda a outras participações na escola. Todavia é salientado o empenho na valorização pessoal e profissional, o que se espelhou na condução de aulas e na avaliação das aprendizagens. A actividade prática docente foi ancorada em actuais fundamentos teóricos, permitindo a adopção de novas estratégias e metodologias, que permitissem que o processo de ensino e aprendizagem dos alunos decorresse em ambiente tranquilo possibilitando o sucesso dos mesmos; ### Abstract: The Report on supervised practice aims at demonstrating the teaching carried out in Escola Secundária de severim de Faria em Évora, during the academic year 2009/2010, concerning the 10º and 11º year classes of Biology and Geology. This Report highlights a reflective analysis, both for the developed teaching activity and for the results obtained by the students, also stressing out other activities carried out at school. However it is emphasized the commitment to improve personal and professional skills, which is highlighted on lessons progress and learning assessment. The teaching activity was anchored in updated theoretical basis, allowing for the implementation of new strategies and methodologies, which would enable the teaching and learning process of the students to proceed in peaceful environment permitting the success of studentsUniversidade de Évora2014-12-29T17:52:59Z2014-12-292010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12117http://hdl.handle.net/10174/12117porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Horta, Maria Teresa Lagartoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:40.734450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de biologia e de geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de biologia e de geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de biologia e de geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Horta, Maria Teresa Lagarto
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de biologia e de geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de biologia e de geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de biologia e de geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de biologia e de geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de biologia e de geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
author Horta, Maria Teresa Lagarto
author_facet Horta, Maria Teresa Lagarto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horta, Maria Teresa Lagarto
description O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada pretende demonstrar a actividade docente, efectuada na escola Secundária de Severim Faria de Évora, realizada no ano lectivo de 2009/2010, com os 10º e 11º anos de escolaridade, de Biologia e geologia. Neste Relatório evidencia-se uma análise reflexiva, quer à actividade docente desenvolvida, quer a resultados obtidos pelos alunos, quer ainda a outras participações na escola. Todavia é salientado o empenho na valorização pessoal e profissional, o que se espelhou na condução de aulas e na avaliação das aprendizagens. A actividade prática docente foi ancorada em actuais fundamentos teóricos, permitindo a adopção de novas estratégias e metodologias, que permitissem que o processo de ensino e aprendizagem dos alunos decorresse em ambiente tranquilo possibilitando o sucesso dos mesmos; ### Abstract: The Report on supervised practice aims at demonstrating the teaching carried out in Escola Secundária de severim de Faria em Évora, during the academic year 2009/2010, concerning the 10º and 11º year classes of Biology and Geology. This Report highlights a reflective analysis, both for the developed teaching activity and for the results obtained by the students, also stressing out other activities carried out at school. However it is emphasized the commitment to improve personal and professional skills, which is highlighted on lessons progress and learning assessment. The teaching activity was anchored in updated theoretical basis, allowing for the implementation of new strategies and methodologies, which would enable the teaching and learning process of the students to proceed in peaceful environment permitting the success of students
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2014-12-29T17:52:59Z
2014-12-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12117
http://hdl.handle.net/10174/12117
url http://hdl.handle.net/10174/12117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136541586489344