Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Apolinário, Verónica Maria dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14641
Resumo: Este trabalho aborda vários domínios fundamentais da actividade docente, focando-se, essencialmente, nas problemáticas emergentes da prática lectiva. Esta deve ter como base o domínio dos currículos e programas de ensino, para além de ser enriquecida e sustentada por uma profunda reflexão didáctica acerca dos métodos, estratégias e tarefas a implementar em sala de aula. Esta reflexão crítica torna-se essencial, pois irá balizar as opções do professor no seu papel de mediador entre o saber e o aluno. Outro aspecto a ter em conta prende-se com a participação do docente no seio da instituição escolar, assim como da perspectiva que tem da mesma; ABSTRACT: This work is an approach to the main aspects of the teacher’s activity focusing, basically, on the problems caused by this practice. This has to be based on the mastering of the curricula and subjects taught as well as being enriched and sustained by a deep didactic reflection on the methods, strategies and tasks used in the classroom. This critical reflection is essential as it will be the basis for the barriers between the options of the teacher as a mediator between the knowledge and the student. Another aspect to be observed must be the teacher’s participation in the core of the educational institution and his perspective on it.
id RCAP_4560b6a6a0ae32b0763e17b7e187c925
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundárioEste trabalho aborda vários domínios fundamentais da actividade docente, focando-se, essencialmente, nas problemáticas emergentes da prática lectiva. Esta deve ter como base o domínio dos currículos e programas de ensino, para além de ser enriquecida e sustentada por uma profunda reflexão didáctica acerca dos métodos, estratégias e tarefas a implementar em sala de aula. Esta reflexão crítica torna-se essencial, pois irá balizar as opções do professor no seu papel de mediador entre o saber e o aluno. Outro aspecto a ter em conta prende-se com a participação do docente no seio da instituição escolar, assim como da perspectiva que tem da mesma; ABSTRACT: This work is an approach to the main aspects of the teacher’s activity focusing, basically, on the problems caused by this practice. This has to be based on the mastering of the curricula and subjects taught as well as being enriched and sustained by a deep didactic reflection on the methods, strategies and tasks used in the classroom. This critical reflection is essential as it will be the basis for the barriers between the options of the teacher as a mediator between the knowledge and the student. Another aspect to be observed must be the teacher’s participation in the core of the educational institution and his perspective on it.Universidade de Évora2015-06-02T09:39:35Z2015-06-022011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14641http://hdl.handle.net/10174/14641porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Apolinário, Verónica Maria dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:42.357132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
Apolinário, Verónica Maria dos Santos
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
author Apolinário, Verónica Maria dos Santos
author_facet Apolinário, Verónica Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Apolinário, Verónica Maria dos Santos
description Este trabalho aborda vários domínios fundamentais da actividade docente, focando-se, essencialmente, nas problemáticas emergentes da prática lectiva. Esta deve ter como base o domínio dos currículos e programas de ensino, para além de ser enriquecida e sustentada por uma profunda reflexão didáctica acerca dos métodos, estratégias e tarefas a implementar em sala de aula. Esta reflexão crítica torna-se essencial, pois irá balizar as opções do professor no seu papel de mediador entre o saber e o aluno. Outro aspecto a ter em conta prende-se com a participação do docente no seio da instituição escolar, assim como da perspectiva que tem da mesma; ABSTRACT: This work is an approach to the main aspects of the teacher’s activity focusing, basically, on the problems caused by this practice. This has to be based on the mastering of the curricula and subjects taught as well as being enriched and sustained by a deep didactic reflection on the methods, strategies and tasks used in the classroom. This critical reflection is essential as it will be the basis for the barriers between the options of the teacher as a mediator between the knowledge and the student. Another aspect to be observed must be the teacher’s participation in the core of the educational institution and his perspective on it.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-06-02T09:39:35Z
2015-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14641
http://hdl.handle.net/10174/14641
url http://hdl.handle.net/10174/14641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136561027088384