Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/337 |
Resumo: | Com este artigo pretende-se fazer um relato de quatro anos de experiência de formação de três formadoras do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos (PFCM). Começamos por partilhar a experiência da organização e preparação da formação. Partilhamos também, como decorreu a execução da formação e terminamos com uma reflexão e avaliação da nossa experiência de formação, bem como os contributos para o nosso desenvolvimento profissional. - In this article we intend to give an account of four years of experience with three trainers of the Teacher In-service Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycle of Basic Education Teachers (PFCM). We begin by sharing the experience of training preparation and organization. We also explain how training activities have occurred. Finally, we present a reflection and an evaluation of our training experience and its contributions to our professional development. |
id |
RCAP_33a8a5f53329a9b4a18ce7a90bda81a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/337 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissionalDesenvolvimento profissionalExperiência de formação de professoresReflexãoCom este artigo pretende-se fazer um relato de quatro anos de experiência de formação de três formadoras do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos (PFCM). Começamos por partilhar a experiência da organização e preparação da formação. Partilhamos também, como decorreu a execução da formação e terminamos com uma reflexão e avaliação da nossa experiência de formação, bem como os contributos para o nosso desenvolvimento profissional. - In this article we intend to give an account of four years of experience with three trainers of the Teacher In-service Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycle of Basic Education Teachers (PFCM). We begin by sharing the experience of training preparation and organization. We also explain how training activities have occurred. Finally, we present a reflection and an evaluation of our training experience and its contributions to our professional development.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMercê, CéliaSantos, HéliaDurão, Maria2010-12-08T23:23:48Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/337porMERCÊ, Célia; SANTOS, Hélia; DURÃO, Maria - Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.77-861646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:57.547509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional |
title |
Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional |
spellingShingle |
Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional Mercê, Célia Desenvolvimento profissional Experiência de formação de professores Reflexão |
title_short |
Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional |
title_full |
Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional |
title_fullStr |
Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional |
title_full_unstemmed |
Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional |
title_sort |
Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional |
author |
Mercê, Célia |
author_facet |
Mercê, Célia Santos, Hélia Durão, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Hélia Durão, Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mercê, Célia Santos, Hélia Durão, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional Experiência de formação de professores Reflexão |
topic |
Desenvolvimento profissional Experiência de formação de professores Reflexão |
description |
Com este artigo pretende-se fazer um relato de quatro anos de experiência de formação de três formadoras do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos (PFCM). Começamos por partilhar a experiência da organização e preparação da formação. Partilhamos também, como decorreu a execução da formação e terminamos com uma reflexão e avaliação da nossa experiência de formação, bem como os contributos para o nosso desenvolvimento profissional. - In this article we intend to give an account of four years of experience with three trainers of the Teacher In-service Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycle of Basic Education Teachers (PFCM). We begin by sharing the experience of training preparation and organization. We also explain how training activities have occurred. Finally, we present a reflection and an evaluation of our training experience and its contributions to our professional development. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2010-12-08T23:23:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/337 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MERCÊ, Célia; SANTOS, Hélia; DURÃO, Maria - Programa de formação contínua em matemática: experiências de três formadoras e contributos para o seu desenvolvimento profissional. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.77-86 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137020946153472 |