A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100222 |
Resumo: | Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, na qual discutimos o processo de reflexão sobre a docência de uma professora formadora de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública brasileira. Nossa intencionalidade investigativa pode ser expressa pela pergunta: em que termos uma professora de curso superior reflete em sua ação docente como formadora de professores de Biologia, olhando para si e seus alunos? Problematizamos experiências que, por meio da reflexão, foram analisadas, objetivando conhecer para compreender movimentos formativos realizados no sentido da formação de professores, ao mesmo tempo em que investigamos o processo de formação contínua. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise. Inferimos que a reflexão sobre a prática impele a um desenvolvimento profissional contínuo; a professora formadora realiza movimentos formativos, a partir do que sabe, conhece e se permite conhecer, no sentido da formação inicial de professores. |
id |
UNESP-22_38eb10209fa84fee6ac8c72af98039a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132022000100222 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadoraEnsino de biologiaReflexãoFormação de professoresExperiência docenteEnsino superiorResumo: Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, na qual discutimos o processo de reflexão sobre a docência de uma professora formadora de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública brasileira. Nossa intencionalidade investigativa pode ser expressa pela pergunta: em que termos uma professora de curso superior reflete em sua ação docente como formadora de professores de Biologia, olhando para si e seus alunos? Problematizamos experiências que, por meio da reflexão, foram analisadas, objetivando conhecer para compreender movimentos formativos realizados no sentido da formação de professores, ao mesmo tempo em que investigamos o processo de formação contínua. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise. Inferimos que a reflexão sobre a prática impele a um desenvolvimento profissional contínuo; a professora formadora realiza movimentos formativos, a partir do que sabe, conhece e se permite conhecer, no sentido da formação inicial de professores.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100222Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220024info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Rafaela LebregoGonçalves,Terezinha Valim Oliverpor2022-08-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100222Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:22.132377Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora |
title |
A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora |
spellingShingle |
A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora Araújo,Rafaela Lebrego Ensino de biologia Reflexão Formação de professores Experiência docente Ensino superior |
title_short |
A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora |
title_full |
A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora |
title_fullStr |
A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora |
title_full_unstemmed |
A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora |
title_sort |
A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora |
author |
Araújo,Rafaela Lebrego |
author_facet |
Araújo,Rafaela Lebrego Gonçalves,Terezinha Valim Oliver |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves,Terezinha Valim Oliver |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo,Rafaela Lebrego Gonçalves,Terezinha Valim Oliver |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Reflexão Formação de professores Experiência docente Ensino superior |
topic |
Ensino de biologia Reflexão Formação de professores Experiência docente Ensino superior |
description |
Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, na qual discutimos o processo de reflexão sobre a docência de uma professora formadora de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública brasileira. Nossa intencionalidade investigativa pode ser expressa pela pergunta: em que termos uma professora de curso superior reflete em sua ação docente como formadora de professores de Biologia, olhando para si e seus alunos? Problematizamos experiências que, por meio da reflexão, foram analisadas, objetivando conhecer para compreender movimentos formativos realizados no sentido da formação de professores, ao mesmo tempo em que investigamos o processo de formação contínua. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise. Inferimos que a reflexão sobre a prática impele a um desenvolvimento profissional contínuo; a professora formadora realiza movimentos formativos, a partir do que sabe, conhece e se permite conhecer, no sentido da formação inicial de professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100222 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320220024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170959267561472 |