A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Rafaela Lebrego
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gonçalves,Terezinha Valim Oliver
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100222
Resumo: Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, na qual discutimos o processo de reflexão sobre a docência de uma professora formadora de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública brasileira. Nossa intencionalidade investigativa pode ser expressa pela pergunta: em que termos uma professora de curso superior reflete em sua ação docente como formadora de professores de Biologia, olhando para si e seus alunos? Problematizamos experiências que, por meio da reflexão, foram analisadas, objetivando conhecer para compreender movimentos formativos realizados no sentido da formação de professores, ao mesmo tempo em que investigamos o processo de formação contínua. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise. Inferimos que a reflexão sobre a prática impele a um desenvolvimento profissional contínuo; a professora formadora realiza movimentos formativos, a partir do que sabe, conhece e se permite conhecer, no sentido da formação inicial de professores.
id UNESP-22_38eb10209fa84fee6ac8c72af98039a8
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132022000100222
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadoraEnsino de biologiaReflexãoFormação de professoresExperiência docenteEnsino superiorResumo: Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, na qual discutimos o processo de reflexão sobre a docência de uma professora formadora de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública brasileira. Nossa intencionalidade investigativa pode ser expressa pela pergunta: em que termos uma professora de curso superior reflete em sua ação docente como formadora de professores de Biologia, olhando para si e seus alunos? Problematizamos experiências que, por meio da reflexão, foram analisadas, objetivando conhecer para compreender movimentos formativos realizados no sentido da formação de professores, ao mesmo tempo em que investigamos o processo de formação contínua. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise. Inferimos que a reflexão sobre a prática impele a um desenvolvimento profissional contínuo; a professora formadora realiza movimentos formativos, a partir do que sabe, conhece e se permite conhecer, no sentido da formação inicial de professores.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100222Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220024info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Rafaela LebregoGonçalves,Terezinha Valim Oliverpor2022-08-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100222Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:22.132377Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora
title A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora
spellingShingle A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora
Araújo,Rafaela Lebrego
Ensino de biologia
Reflexão
Formação de professores
Experiência docente
Ensino superior
title_short A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora
title_full A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora
title_fullStr A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora
title_full_unstemmed A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora
title_sort A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora
author Araújo,Rafaela Lebrego
author_facet Araújo,Rafaela Lebrego
Gonçalves,Terezinha Valim Oliver
author_role author
author2 Gonçalves,Terezinha Valim Oliver
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Rafaela Lebrego
Gonçalves,Terezinha Valim Oliver
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Reflexão
Formação de professores
Experiência docente
Ensino superior
topic Ensino de biologia
Reflexão
Formação de professores
Experiência docente
Ensino superior
description Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, na qual discutimos o processo de reflexão sobre a docência de uma professora formadora de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública brasileira. Nossa intencionalidade investigativa pode ser expressa pela pergunta: em que termos uma professora de curso superior reflete em sua ação docente como formadora de professores de Biologia, olhando para si e seus alunos? Problematizamos experiências que, por meio da reflexão, foram analisadas, objetivando conhecer para compreender movimentos formativos realizados no sentido da formação de professores, ao mesmo tempo em que investigamos o processo de formação contínua. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise. Inferimos que a reflexão sobre a prática impele a um desenvolvimento profissional contínuo; a professora formadora realiza movimentos formativos, a partir do que sabe, conhece e se permite conhecer, no sentido da formação inicial de professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100222
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320220024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959267561472