Dislexia no ensino secundário/superior: avaliação, intervenção e reeducação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marisa Andreia Moreira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2420
Resumo: A presente investigação procura conhecer um caso especifico de uma jovem adulta do ensino secundário e depois superior, diagnosticada com dislexia no 1º ciclo, que deixou de ter apoio especializado após o início do 5º ano de escolaridade. Este estudo apresenta como objetivo geral identificar as alterações decorrentes da aplicação de atividades específicas, constantes no programa de intervenção e reeducação na dificuldade específica de aprendizagem- Dislexia, e observar se essas alterações implicam sucesso em áreas básicas de desenvolvimento e na área académica da leitura. Iniciamos o estudo com a recolha do historial familiar, académico e clinico-desenvolvimental da jovem adulta. Partimos para uma primeira avaliação diagnóstica, através de provas informais e formais. No momento seguinte, optamos por construir um programa de intervenção e reeducação com o sentido de construir “material” para o campo da educação que pudesse levar a momentos de reflexão acerca das práticas educativas com alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. A intervenção e reeducação foi efetuada, durante sensivelmente três meses, nas áreas em que a aluna apresentava dificuldades. Na fase final realizamos novamente as provas para aferir se houve progressos positivos e fomos entrevistar alguns docentes do ensino superior para completar o historial académico da jovem adulta. Perante os resultados obtidos podemos concluir que foi uma mais valia a intervenção e que esta deve ter continuidade para que o sucesso seja maior. Também consideramos que foi de grande importância a recolha de opiniões dos docentes acerca do nosso tema de pesquisa, assim como saber qual o desenvolvimento da aluna nos seus estudos. Por isso, esta pesquisa pode fazer desencadear futuras investigações que permitam o sucesso escolar dos alunos de forma a conseguirem o acesso e a finalização dos estudos no ensino superior, como forma de tentarmos eliminar o abandono escolar em Portugal
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