Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/958 |
Resumo: | Neste texto apresentam-se alguns dos aspectos porventura mais relevantes da relação entre museus e educação, analisando-se numa perspectiva diacrónica a evolução de tal relação. Seguidamente observam-se as conexões que o mundo universitário e o ambiente museológico têm vindo a desenvolver, dissecando as contribuições de parte a parte no que respeita à formação dos profissionais dos museus. Finalmente, apresenta-se um projecto levado a cabo na Universidade Fernando Pessoa que pretende ligar de forma eficaz a leccionação teórica e teórico-prática da museologia à actividade quotidiana nos museus: os alunos das cadeiras de museologia dispõem de museus, com quem a UFP estabeleceu protocolos de colaboração, onde podem levar a cabo pequenos trabalhos práticos de cariz curricular e onde podem também estagiar, ou seja, adquirir verdadeira experiência profissional. |
id |
RCAP_33ad6f67d96dde401c389a6846bd66a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/958 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperaçãoMuseus e instituição universitária: um exemplo de cooperaçãoMuseus e instituição universitária: um exemplo de cooperaçãoMuseus e instituição universitária: um exemplo de cooperaçãoArtigo breveNeste texto apresentam-se alguns dos aspectos porventura mais relevantes da relação entre museus e educação, analisando-se numa perspectiva diacrónica a evolução de tal relação. Seguidamente observam-se as conexões que o mundo universitário e o ambiente museológico têm vindo a desenvolver, dissecando as contribuições de parte a parte no que respeita à formação dos profissionais dos museus. Finalmente, apresenta-se um projecto levado a cabo na Universidade Fernando Pessoa que pretende ligar de forma eficaz a leccionação teórica e teórico-prática da museologia à actividade quotidiana nos museus: os alunos das cadeiras de museologia dispõem de museus, com quem a UFP estabeleceu protocolos de colaboração, onde podem levar a cabo pequenos trabalhos práticos de cariz curricular e onde podem também estagiar, ou seja, adquirir verdadeira experiência profissional.In this text the author presents some of the most relevant aspects on what concerns museums and education. The analysis of that relation is made in a diachronic manner. The relationship between museum and universities is also under analysis and it focus the contributions of both institutions to the formation of museums’ professionals. Finally, the author presents a project held at the Universidade Fernando Pessoa, which is intended to connect students (who have in their curricula museum studies) with the “real world” of working in a museum. The University has some protocols with museums where students can perform small curricular projects or work as volunteers for a period of some months. This contact with the real world of the museums allows professional experience and enables further professional contacts.Neste texto apresentam-se alguns dos aspectos porventura mais relevantes da relação entre museus e educação, analisando-se numa perspectiva diacrónica a evolução de tal relação. Seguidamente observam-se as conexões que o mundo universitário e o ambiente museológico têm vindo a desenvolver, dissecando as contribuições de parte a parte no que respeita à formação dos profissionais dos museus. Finalmente, apresenta-se um projecto levado a cabo na Universidade Fernando Pessoa que pretende ligar de forma eficaz a leccionação teórica e teórico-prática da museologia à actividade quotidiana nos museus: os alunos das cadeiras de museologia dispõem de museus, com quem a UFP estabeleceu protocolos de colaboração, onde podem levar a cabo pequenos trabalhos práticos de cariz curricular e onde podem também estagiar, ou seja, adquirir verdadeira experiência profissional.In this text the author presents some of the most relevant aspects on what concerns museums and education. The analysis of that relation is made in a diachronic manner. The relationship between museum and universities is also under analysis and it focus the contributions of both institutions to the formation of museums’ professionals. Finally, the author presents a project held at the Universidade Fernando Pessoa, which is intended to connect students (who have in their curricula museum studies) with the “real world” of working in a museum. The University has some protocols with museums where students can perform small curricular projects or work as volunteers for a period of some months. This contact with the real world of the museums allows professional experience and enables further professional contacts.Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa2012-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/958por2182-29130873-819XLira, Sérgioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:35:00Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:21.121536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperação Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperação Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperação Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperação |
title |
Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperação |
spellingShingle |
Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperação Lira, Sérgio Artigo breve |
title_short |
Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperação |
title_full |
Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperação |
title_fullStr |
Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperação |
title_full_unstemmed |
Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperação |
title_sort |
Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperação |
author |
Lira, Sérgio |
author_facet |
Lira, Sérgio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo breve |
topic |
Artigo breve |
description |
Neste texto apresentam-se alguns dos aspectos porventura mais relevantes da relação entre museus e educação, analisando-se numa perspectiva diacrónica a evolução de tal relação. Seguidamente observam-se as conexões que o mundo universitário e o ambiente museológico têm vindo a desenvolver, dissecando as contribuições de parte a parte no que respeita à formação dos profissionais dos museus. Finalmente, apresenta-se um projecto levado a cabo na Universidade Fernando Pessoa que pretende ligar de forma eficaz a leccionação teórica e teórico-prática da museologia à actividade quotidiana nos museus: os alunos das cadeiras de museologia dispõem de museus, com quem a UFP estabeleceu protocolos de colaboração, onde podem levar a cabo pequenos trabalhos práticos de cariz curricular e onde podem também estagiar, ou seja, adquirir verdadeira experiência profissional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/958 |
url |
https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2913 0873-819X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130469530337280 |