Criatividade, escrita colaborativa e motivação na competência escrita de Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Lídia Pires da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38035
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_33aee90181914c3008507fd190a5f456
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38035
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criatividade, escrita colaborativa e motivação na competência escrita de Língua EstrangeiraCreativity, collaborative writing and motivation in the writing competence of FLHumanidades::Línguas e LiteraturasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioA escolha do tema pautou-se por duas premissas principais: permitir um trabalho mais alargado para responder às necessidades do grupo alvo da investigação-ação e encontrar um desafio constante para alunos e professora-estagiária. Após a observação do contexto concluiu-se que a temática deveria visar a competência escrita, pois o grupo de intervenção evidenciava 5receio de escrever na língua estrangeira estudada (estava no 10º ano e aprendia espanhol pela primeira vez e que, segundo o QECR terminaria com o nível de aprendizagem da língua correspondente a um B2). Aprofundando-se mais o estudo e o seu enquadramento, rapidamente se compreendeu que a escrita deveria aliar-se à motivação e a algumas estratégias motivacionais que fossem valorizadas socialmente. Foi, assim, que se encontrou o tema deste trabalho: criatividade, escrita colaborativa e motivação na competência escrita de LE. Para inteirar-se da definição de motivação, propostas, estratégias e metodologias estudou-se o que a Psicologia da Educação afirmava sobre ela; encontrando-se várias correntes que se debruçaram sobre o tema e que disponibilizaram estudos e propostas, enriquecendo-o. Verificou-se, igualmente, que a Criatividade é reconhecida como elemento motivacional intrínseco bem como o trabalho em colaboração, dado que ambos permitem o desenvolvimento cognitivo e social do aluno ao implicaram operações como a exposição e reformulação de ideias, a empatia e capacidade de ser bom ouvinte. Então, baseando-se nestes conhecimentos, procedeu-se à organização da ação centrada no aluno; selecionou-se/construi-se e adaptou-se materiais didáticos e estabeleceu-se momentos e ferramentas de avaliação (diagnóstico, autorregulação e final). As conclusões a que se chegou comprovam que se desenvolve a escrita utilizando tanto a criatividade como o trabalho em colaboração pois ambos funcionam como motivação para ela e são perspetivados como ferramentas importantes para a sua aquisição e desenvolvimento. Assim sendo, afigurouse importante e relevante para o trabalho como docente de Português e Espanhol debruçar-se sobre este tema e desenvolvê-lo neste estudo, contribuindo-se, desta forma, para o crescimento contínuo da professora-estagiária na profissão atualizando as metodologias, estratégias e as teorias.The selection of the theme was based on two main assumptions: allowing a more extensive work in order to respond to the needs of the target group of the research action and to find, for both students and trainee teacher, a constant challenge. After observing the context it was concluded that the topic should aim at writing skills, since the intervention group showed lack of confidence in writing in the studied foreign language ( the group it was in the 10 grade and was learning Spanish for the first time which, according to the CEFR, would achieve the B2 level of language learning). Further studies quickly led to the understanding that writing should be allied to socially valued motivational strategies. It was thus that the theme of this work was found: creativity, collaborative writing and motivation in the writing skills of a foreign language. To learn about the definition of motivation, proposals, strategies and methodologies, studies were undertaken into what Psychology of Education stated about this subject. Several schools of thought on the subject were found, providing studies and proposals, enriching it. It was also found that Creativity is recognized as an intrinsic motivational element as is collaborative work, given that both allow for the cognitive and social development of the student, because they involve actions such as the expression and reformulation of ideas, empathy and the ability to be a good listener. Thus, based on this knowledge, we proceeded to organize the student centered action; teaching materials were selected/built and adapted and timings and assessment tools were established (diagnostic, self-regulation and evaluation). Conclusions proved that writing is developed using both creativity and collaborative work, since both serve as motivation for it and are perceived as significant tools for its acquisition and development. Therefore, it seemed important and relevant for the work as a teacher of Portuguese and Spanish to explore this topic and to develop it in this study, thus contributing to the continued growth of the trainee teacher, by updating the methodologies, the strategies and the theories.Pazos Justo, CarlosUniversidade do MinhoCunha, Lídia Pires da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38035por201407108info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:28.706738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade, escrita colaborativa e motivação na competência escrita de Língua Estrangeira
Creativity, collaborative writing and motivation in the writing competence of FL
title Criatividade, escrita colaborativa e motivação na competência escrita de Língua Estrangeira
spellingShingle Criatividade, escrita colaborativa e motivação na competência escrita de Língua Estrangeira
Cunha, Lídia Pires da Silva
Humanidades::Línguas e Literaturas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Criatividade, escrita colaborativa e motivação na competência escrita de Língua Estrangeira
title_full Criatividade, escrita colaborativa e motivação na competência escrita de Língua Estrangeira
title_fullStr Criatividade, escrita colaborativa e motivação na competência escrita de Língua Estrangeira
title_full_unstemmed Criatividade, escrita colaborativa e motivação na competência escrita de Língua Estrangeira
title_sort Criatividade, escrita colaborativa e motivação na competência escrita de Língua Estrangeira
author Cunha, Lídia Pires da Silva
author_facet Cunha, Lídia Pires da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pazos Justo, Carlos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Lídia Pires da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Humanidades::Línguas e Literaturas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Humanidades::Línguas e Literaturas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38035
url http://hdl.handle.net/1822/38035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132547318284288