Vivências emocionais do cliente pediátrico hospitalizado :
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18132 |
Resumo: | A doença e hospitalização são acontecimentos inesperados para as crianças, adolescentes e suas famílias, que acarretam experiências de dor e sofrimento, sendo objetivo dos enfermeiros em Pediatria promover a adaptação de todos os intervenientes a esta realidade. Nos últimos anos tem-se denotado uma preocupação acrescida no que respeita aos cuidados de saúde pediátricos, numa vertente holística de cuidar. Esta perspetiva contempla aspetos do ambiente, da relação e da compreensão da experiência humana nos processos de saúde-doença. Um acolhimento humanizado é uma arte que deve estar em constante busca de aperfeiçoamento pela sua importância na adaptação e aceitação à hospitalização e para que pais e crianças se sintam confiantes e únicos na sua experiência. Face à problemática definida no cenário da prestação de cuidados, as vivências emocionais das crianças, jovens e família em situação de doença e hospitalização, foi dado enfoque à importância da gestão emocional e da gestão de informação, como intervenções de enfermagem interligadas e facilitadoras de um acolhimento humanizado e de todo o processo de cuidados. O presente relatório tem como finalidade sintetizar o percurso de formação desenvolvido face à temática em questão, no sentido de adquirir competências comuns e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem (EEESCJ), numa perspetiva de procura, consolidação e mudança. Através da descrição, análise e reflexão sobre as práticas desenvolvidas, e com base na evidência científica e opinião de peritos, foram projetados os objetivos definidos, as atividades desenvolvidas e as competências adquiridas. Os resultados expressam que a gestão emocional e a gestão de informação do cliente pediátrico quando utilizadas de forma complementar, num trabalho de parceria e baseado em cuidados centrados na família, são essenciais na resposta às necessidades complexas da criança, do jovem e da família, promovendo o seu bem-estar global. Destaca-se a necessidade dos enfermeiros terem uma maior compreensão da forma como a experiência de doença e hospitalização é vivida pelos seus intervenientes, propulsionando assim a qualidade dos cuidados prestados. |
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Vivências emocionais do cliente pediátrico hospitalizado :intervenções de enfermagem para um acolhimento humanizadoEnfermagem pediátricaHumanizaçãoHospitalizaçãoGestão da informaçãoGestão das emoçõesA doença e hospitalização são acontecimentos inesperados para as crianças, adolescentes e suas famílias, que acarretam experiências de dor e sofrimento, sendo objetivo dos enfermeiros em Pediatria promover a adaptação de todos os intervenientes a esta realidade. Nos últimos anos tem-se denotado uma preocupação acrescida no que respeita aos cuidados de saúde pediátricos, numa vertente holística de cuidar. Esta perspetiva contempla aspetos do ambiente, da relação e da compreensão da experiência humana nos processos de saúde-doença. Um acolhimento humanizado é uma arte que deve estar em constante busca de aperfeiçoamento pela sua importância na adaptação e aceitação à hospitalização e para que pais e crianças se sintam confiantes e únicos na sua experiência. Face à problemática definida no cenário da prestação de cuidados, as vivências emocionais das crianças, jovens e família em situação de doença e hospitalização, foi dado enfoque à importância da gestão emocional e da gestão de informação, como intervenções de enfermagem interligadas e facilitadoras de um acolhimento humanizado e de todo o processo de cuidados. O presente relatório tem como finalidade sintetizar o percurso de formação desenvolvido face à temática em questão, no sentido de adquirir competências comuns e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem (EEESCJ), numa perspetiva de procura, consolidação e mudança. Através da descrição, análise e reflexão sobre as práticas desenvolvidas, e com base na evidência científica e opinião de peritos, foram projetados os objetivos definidos, as atividades desenvolvidas e as competências adquiridas. Os resultados expressam que a gestão emocional e a gestão de informação do cliente pediátrico quando utilizadas de forma complementar, num trabalho de parceria e baseado em cuidados centrados na família, são essenciais na resposta às necessidades complexas da criança, do jovem e da família, promovendo o seu bem-estar global. Destaca-se a necessidade dos enfermeiros terem uma maior compreensão da forma como a experiência de doença e hospitalização é vivida pelos seus intervenientes, propulsionando assim a qualidade dos cuidados prestados.Diogo, PaulaRepositório ComumAlmeida, Sandra Helena das Neves Ferreira2017-03-31T16:06:45Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18132TID:203321790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-27T07:16:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:58.318052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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