Vivências emocionais do cliente pediátrico hospitalizado :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sandra Helena das Neves Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18132
Resumo: A doença e hospitalização são acontecimentos inesperados para as crianças, adolescentes e suas famílias, que acarretam experiências de dor e sofrimento, sendo objetivo dos enfermeiros em Pediatria promover a adaptação de todos os intervenientes a esta realidade. Nos últimos anos tem-se denotado uma preocupação acrescida no que respeita aos cuidados de saúde pediátricos, numa vertente holística de cuidar. Esta perspetiva contempla aspetos do ambiente, da relação e da compreensão da experiência humana nos processos de saúde-doença. Um acolhimento humanizado é uma arte que deve estar em constante busca de aperfeiçoamento pela sua importância na adaptação e aceitação à hospitalização e para que pais e crianças se sintam confiantes e únicos na sua experiência. Face à problemática definida no cenário da prestação de cuidados, as vivências emocionais das crianças, jovens e família em situação de doença e hospitalização, foi dado enfoque à importância da gestão emocional e da gestão de informação, como intervenções de enfermagem interligadas e facilitadoras de um acolhimento humanizado e de todo o processo de cuidados. O presente relatório tem como finalidade sintetizar o percurso de formação desenvolvido face à temática em questão, no sentido de adquirir competências comuns e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem (EEESCJ), numa perspetiva de procura, consolidação e mudança. Através da descrição, análise e reflexão sobre as práticas desenvolvidas, e com base na evidência científica e opinião de peritos, foram projetados os objetivos definidos, as atividades desenvolvidas e as competências adquiridas. Os resultados expressam que a gestão emocional e a gestão de informação do cliente pediátrico quando utilizadas de forma complementar, num trabalho de parceria e baseado em cuidados centrados na família, são essenciais na resposta às necessidades complexas da criança, do jovem e da família, promovendo o seu bem-estar global. Destaca-se a necessidade dos enfermeiros terem uma maior compreensão da forma como a experiência de doença e hospitalização é vivida pelos seus intervenientes, propulsionando assim a qualidade dos cuidados prestados.
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