Trabalho emocional em enfermagem pediátrica :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Rita Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48596
Resumo: A hospitalização é por si só um momento que implica níveis elevados de stress, medo, ansiedade e angústia, não só para o adolescente, mas também para a sua família. Quando ocorre a hospitalização, as emoções e sentimentos acentuam-se exponencialmente, não só pela perceção comum de vulnerabilidade inerente a esta fase do ciclo de vida, mas também pela vivência de uma situação nova e de risco. Outro fator que também pode influenciar esta experiência da hospitalização é o facto de os internamentos pediátricos nem sempre estarem adaptados para o estádio de desenvolvimento da adolescência. Frequentemente, os adolescentes são colocados em quartos partilhados com lactentes ou outras crianças, o que colide com as suas rotinas diárias, pelo que emocionalmente pode não conseguir ter o seu “espaço”, não permitindo privacidade ao adolescente. O percurso formativo realizado, que culminou com o presente Relatório de Estágio, teve como objetivos desenvolver competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica (EEESIP), e aprofundar conhecimentos acerca do impacto emocional do processo de hospitalização no cliente pediátrico. Assim, o objeto de estudo é as intervenções de enfermagem promotoras de uma experiência positiva e de desenvolvimento no adolescente hospitalizado e sua família, mobilizando a teoria de Jean Watson, o Modelo de Sistemas de Betty Neuman, o Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica de Paula Diogo, os princípios dos cuidados centrados na família (CCF) e dos cuidados não traumático (CNT). No decorrer dos estágios foi utilizada uma metodologia descritiva, crítica e reflexiva sobre as práticas de cuidados, que conduziu à aquisição de novas competências como futura EEESIP. As atividades desenvolvidas conduziram à aquisição de conhecimento aprofundado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, proporcionando ferramentas para uma prestação de cuidados a nível avançado, numa perspetiva de cuidado humano e holístico.
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