Organização do processo de ensino e aprendizagem por ciclos: um estudo sobre o aproveitamento escolar dos alunos em matemática e língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20873 |
Resumo: | Especialistas em educação têm buscado respostas para superar o “fracasso escolar”. Surgem assim propostas de um ensino diferenciado com a finalidade de criar alternativas que minimizem os problemas que desencadeiam situações de fracasso escolar nas redes públicas e privadas de ensino, entre as quais o “sistema de ciclos”, cujo objetivo é romper com a lógica da escola seriada. O objetivo dessa pesquisa é analisar como os professores de Matemática e da Língua Portuguesa que trabalham nas 8ª e 9ª séries de uma escola pública de Belém trabalham os conteúdos escolares e qual o nível de aproveitamento dos alunos com a promoção automática, nestas disciplinas, instituída no sistema de ciclos da rede municipal de Belém. Consiste em uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, sendo também utilizados dados quantitativos. Entre os resultados encontrados nesse estudo conclui-se que os professores trabalham os conteúdos de matemática e língua portuguesa de diversas formas, porém as mais utilizadas são: a utilização de livros didáticos; a leitura e a interpretação de textos; o diálogo com os alunos dentro da sala de aula, favorecendo assim, a aprendizagem dos educandos. Dentro desse contexto, os professores pesquisados consideram favorável o sistema de ciclos, mas questionam a progressão continuada. Quanto ao nível de aproveitamento dos estudantes, a conclusão é positiva, haja vista, que eles consideram que a utilização do Sistema de Ciclos possibilita ao aluno maior aprendizagem dos conteúdos e com maior facilidade, promovendo-o para a série seguinte com um grande nível de aproveitamento evitando a reprovação dos mesmos; ABSTRACT: Organization of teaching and learning process for cycles: a study on the academic success of students in Mathematics and Portuguese Language Education experts have sought answers to overcome the “school failure”. This results in proposals for differentiated teaching in order to create alternatives that minimize the problems that trigger situations of school failure in public and private school systems, including the“cycle system”, which aims to break the school logic serial. The purpose of this research is to analyze how teachers of Mathematics and Portuguese working in 8th and 9th grade of a public school in Belém work learning contents and which the digestibility of the students with automatic promotion, these disciplines, established in system cycles of the Belém municipal network. It consists of a field research, qualitative,quantitative data also being used. Among the results found in this study it is concluded that teachers work the Math content and Portuguese in different ways, but the most used are: the use of textbooks; reading and interpretation of texts; dialogue with students in the classroom, thus favoring the learning of students. In this context, the teachers surveyed consider favorably the system cycles, but question the continued progression. The level of student achievement, the conclusion is positive, given that they consider that the use of cycles system allows the students greater learning of content and more easily, promoting him to the next grade with a high level of use avoiding disapproval thereof. |
id |
RCAP_33c3f9144a6533a018dfc2764f88d913 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20873 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Organização do processo de ensino e aprendizagem por ciclos: um estudo sobre o aproveitamento escolar dos alunos em matemática e língua portuguesaSistema de ciclosProgressão continuadaAproveitamento escolarCycles systemContinued progressionEducational achievementEspecialistas em educação têm buscado respostas para superar o “fracasso escolar”. Surgem assim propostas de um ensino diferenciado com a finalidade de criar alternativas que minimizem os problemas que desencadeiam situações de fracasso escolar nas redes públicas e privadas de ensino, entre as quais o “sistema de ciclos”, cujo objetivo é romper com a lógica da escola seriada. O objetivo dessa pesquisa é analisar como os professores de Matemática e da Língua Portuguesa que trabalham nas 8ª e 9ª séries de uma escola pública de Belém trabalham os conteúdos escolares e qual o nível de aproveitamento dos alunos com a promoção automática, nestas disciplinas, instituída no sistema de ciclos da rede municipal de Belém. Consiste em uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, sendo também utilizados dados quantitativos. Entre os resultados encontrados nesse estudo conclui-se que os professores trabalham os conteúdos de matemática e língua portuguesa de diversas formas, porém as mais utilizadas são: a utilização de livros didáticos; a leitura e a interpretação de textos; o diálogo com os alunos dentro da sala de aula, favorecendo assim, a aprendizagem dos educandos. Dentro desse contexto, os professores pesquisados consideram favorável o sistema de ciclos, mas questionam a progressão continuada. Quanto ao nível de aproveitamento dos estudantes, a conclusão é positiva, haja vista, que eles consideram que a utilização do Sistema de Ciclos possibilita ao aluno maior aprendizagem dos conteúdos e com maior facilidade, promovendo-o para a série seguinte com um grande nível de aproveitamento evitando a reprovação dos mesmos; ABSTRACT: Organization of teaching and learning process for cycles: a study on the academic success of students in Mathematics and Portuguese Language Education experts have sought answers to overcome the “school failure”. This results in proposals for differentiated teaching in order to create alternatives that minimize the problems that trigger situations of school failure in public and private school systems, including the“cycle system”, which aims to break the school logic serial. The purpose of this research is to analyze how teachers of Mathematics and Portuguese working in 8th and 9th grade of a public school in Belém work learning contents and which the digestibility of the students with automatic promotion, these disciplines, established in system cycles of the Belém municipal network. It consists of a field research, qualitative,quantitative data also being used. Among the results found in this study it is concluded that teachers work the Math content and Portuguese in different ways, but the most used are: the use of textbooks; reading and interpretation of texts; dialogue with students in the classroom, thus favoring the learning of students. In this context, the teachers surveyed consider favorably the system cycles, but question the continued progression. The level of student achievement, the conclusion is positive, given that they consider that the use of cycles system allows the students greater learning of content and more easily, promoting him to the next grade with a high level of use avoiding disapproval thereof.Universidade de Évora2017-03-28T16:17:48Z2017-03-282016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20873http://hdl.handle.net/10174/20873TID:201650622porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoalmir.apoluceno@gmail.com229Apoluceno, Almir Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:11:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:15.600975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização do processo de ensino e aprendizagem por ciclos: um estudo sobre o aproveitamento escolar dos alunos em matemática e língua portuguesa |
title |
Organização do processo de ensino e aprendizagem por ciclos: um estudo sobre o aproveitamento escolar dos alunos em matemática e língua portuguesa |
spellingShingle |
Organização do processo de ensino e aprendizagem por ciclos: um estudo sobre o aproveitamento escolar dos alunos em matemática e língua portuguesa Apoluceno, Almir Ferreira Sistema de ciclos Progressão continuada Aproveitamento escolar Cycles system Continued progression Educational achievement |
title_short |
Organização do processo de ensino e aprendizagem por ciclos: um estudo sobre o aproveitamento escolar dos alunos em matemática e língua portuguesa |
title_full |
Organização do processo de ensino e aprendizagem por ciclos: um estudo sobre o aproveitamento escolar dos alunos em matemática e língua portuguesa |
title_fullStr |
Organização do processo de ensino e aprendizagem por ciclos: um estudo sobre o aproveitamento escolar dos alunos em matemática e língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Organização do processo de ensino e aprendizagem por ciclos: um estudo sobre o aproveitamento escolar dos alunos em matemática e língua portuguesa |
title_sort |
Organização do processo de ensino e aprendizagem por ciclos: um estudo sobre o aproveitamento escolar dos alunos em matemática e língua portuguesa |
author |
Apoluceno, Almir Ferreira |
author_facet |
Apoluceno, Almir Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Apoluceno, Almir Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de ciclos Progressão continuada Aproveitamento escolar Cycles system Continued progression Educational achievement |
topic |
Sistema de ciclos Progressão continuada Aproveitamento escolar Cycles system Continued progression Educational achievement |
description |
Especialistas em educação têm buscado respostas para superar o “fracasso escolar”. Surgem assim propostas de um ensino diferenciado com a finalidade de criar alternativas que minimizem os problemas que desencadeiam situações de fracasso escolar nas redes públicas e privadas de ensino, entre as quais o “sistema de ciclos”, cujo objetivo é romper com a lógica da escola seriada. O objetivo dessa pesquisa é analisar como os professores de Matemática e da Língua Portuguesa que trabalham nas 8ª e 9ª séries de uma escola pública de Belém trabalham os conteúdos escolares e qual o nível de aproveitamento dos alunos com a promoção automática, nestas disciplinas, instituída no sistema de ciclos da rede municipal de Belém. Consiste em uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, sendo também utilizados dados quantitativos. Entre os resultados encontrados nesse estudo conclui-se que os professores trabalham os conteúdos de matemática e língua portuguesa de diversas formas, porém as mais utilizadas são: a utilização de livros didáticos; a leitura e a interpretação de textos; o diálogo com os alunos dentro da sala de aula, favorecendo assim, a aprendizagem dos educandos. Dentro desse contexto, os professores pesquisados consideram favorável o sistema de ciclos, mas questionam a progressão continuada. Quanto ao nível de aproveitamento dos estudantes, a conclusão é positiva, haja vista, que eles consideram que a utilização do Sistema de Ciclos possibilita ao aluno maior aprendizagem dos conteúdos e com maior facilidade, promovendo-o para a série seguinte com um grande nível de aproveitamento evitando a reprovação dos mesmos; ABSTRACT: Organization of teaching and learning process for cycles: a study on the academic success of students in Mathematics and Portuguese Language Education experts have sought answers to overcome the “school failure”. This results in proposals for differentiated teaching in order to create alternatives that minimize the problems that trigger situations of school failure in public and private school systems, including the“cycle system”, which aims to break the school logic serial. The purpose of this research is to analyze how teachers of Mathematics and Portuguese working in 8th and 9th grade of a public school in Belém work learning contents and which the digestibility of the students with automatic promotion, these disciplines, established in system cycles of the Belém municipal network. It consists of a field research, qualitative,quantitative data also being used. Among the results found in this study it is concluded that teachers work the Math content and Portuguese in different ways, but the most used are: the use of textbooks; reading and interpretation of texts; dialogue with students in the classroom, thus favoring the learning of students. In this context, the teachers surveyed consider favorably the system cycles, but question the continued progression. The level of student achievement, the conclusion is positive, given that they consider that the use of cycles system allows the students greater learning of content and more easily, promoting him to the next grade with a high level of use avoiding disapproval thereof. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16T00:00:00Z 2017-03-28T16:17:48Z 2017-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20873 http://hdl.handle.net/10174/20873 TID:201650622 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20873 |
identifier_str_mv |
TID:201650622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação almir.apoluceno@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136604159213568 |