Imagem em movimento: o documentarismo no Estado Novo e a representação do povo (1933-1950)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.4000/cp.1714 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.4000/cp.1714 |
Resumo: | Nos primeiros anos do Estado Novo, o documentarismo aparece como a grande aposta do regime na propaganda. As imagens veiculadas representam os valores do salazarismo, nomeadamente a sua visão de povo e da cultura popular. Este artigo pretende oferecer uma visão do documentarismo de propaganda entre 1933 e 1950. As imagens do povo e da cultura popular são alvos privilegiados da análise. Para tal, a desconstrução do discurso fílmico ganha um enfoque especial através de uma abordagem de caso: o documentário A aldeia mais portuguesa de Portugal. |
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