Encontro de vozes : a intervenção musicoterapêutica com crianças com perturbação do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Joana Isabel de Matos Vieira, 1985-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/7332
Resumo: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.
id RCAP_33cb52f7170bf40d45c65c535f8795be
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Encontro de vozes : a intervenção musicoterapêutica com crianças com perturbação do espectro do autismoMusicoterapia - Prática profissionalCrianças autistas - Relações com a famíliaCrianças - Doenças - TratamentoMusicoterapia para criançasHospital Garcia de Orta (Almada, Portugal). Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva - Ensino e estudo (Estágio)Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.Exame público realizado em 12 de Janeiro de 2024O presente relatório tem como objetivo compreender e caracterizar o impacto da musicoterapia no desenvolvimento de crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA), descrevendo a intervenção da estagiária no âmbito do estágio curricular do mestrado em musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa. A referida intervenção decorreu no Centro de Desenvolvimento da Criança Professor Torrado da Silva (CDC), no Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, entre outubro de 2022 e junho de 2023. A literatura científica aponta no sentido da eficácia da intervenção musicoterapêutica no tratamento de crianças com PEA, designadamente no que respeita ao desenvolvimento de competências da relação e da comunicação, do que decorre a pertinência do presente relatório. Este começa por caracterizar a instituição e a população-alvo do estágio, enfatizando depois a importância da intervenção precoce e o potencial da intervenção musicoterapêutica no desenvolvimento de crianças com esta perturbação, bem como a importância do envolvimento da família no processo terapêutico. É apresentado o modelo Nordoff-Robbins, que serve de inspiração à intervenção da estagiária, aprofundando-se depois o conceito de musicoterapia improvisacional. Num segundo momento apresenta-se a metodologia, bem como a descrição dos dez participantes e famílias beneficiárias desta intervenção de nove meses. De entre os dez participantes apresentam-se, em maior detalhe, dois estudos de caso. Procedeu-se à avaliação inicial mediante a aplicação da “Grelha de observação em musicoterapia” (Carvalho, 2004), utilizada no Programa da Associação de Apoio à Unidade de Primeira Infância, e da Escala de Comunicabilidade Musical de Nordoff-Robbins X (Nordoff, Robbins & Marcus, 2007). No final da intervenção foi feita uma nova avaliação, com recurso aos mesmos instrumentos, demonstrando-se que o resultado da intervenção foi positivo e revelando-se a intervenção musicoterapêutica eficaz no tratamento de crianças com PEA, no sentido de promover o desenvolvimento de competências destas, em especial da relação e da comunicação.his report aims to understand and characterize the impact of music therapy on the development of children with autism spectrum disorder (ASD), describing the intervention of the intern within the scope of the curricular internship of the master´s degree in music therapy at the Universidade Lusíada de Lisboa. The intervention takes place at the Centro de Desenvolvimento da Criança Professor Torrado da Silva (CDC), at the Hospital Garcia de Orta (HGO), in Almada, between October 2022 and June 2023. The scientific literature points to the effectiveness of the music therapy intervention in treating children with ASD, particularly regarding the development of relationship and communication skills, which underscores the relevance of this report. The report begins by characterizing the institution and the target population of this internship. It emphasizes the importance of early intervention and the potential of music therapy intervention in the development of children with this disorder, as well as the importance of the family´s involvement in the therapy process. The Nordoff-Robbins model, which serves as the inspiration for the intern´s intervention, is presented, followed by an in depth discussion of the concept of improvisational music therapy. In a second section, the methodology is presented, as well as the description of the ten participants and families who benefited from this nine-month intervention. Among the ten participants, two case studies are presented in greater detail. An initial evaluation was conducted using the “Grelha de observação em musicoterapia” (Carvalho, 2004), used in Associação de Apoio à Unidade de Primeira Infância, and the Nordoff-Robbins Musical Communicability Scale (Nordoff, Robbins & Marcus, 2007). At the end of the Intervention, a new evaluation was carried out using the XII same instruments, demonstrating that the result of the intervention was positive, revealing music therapy intervention to be effective in treating children with ASD, in promoting the development of its skills, especially those related to relationships and communication2024-02-06T15:24:26Z2024-02-062023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/7332http://hdl.handle.net/11067/7332TID:203524527porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre, Joana Isabel de Matos Vieira, 1985-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-08T01:30:37Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:36:42.265914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Encontro de vozes : a intervenção musicoterapêutica com crianças com perturbação do espectro do autismo
title Encontro de vozes : a intervenção musicoterapêutica com crianças com perturbação do espectro do autismo
spellingShingle Encontro de vozes : a intervenção musicoterapêutica com crianças com perturbação do espectro do autismo
Alexandre, Joana Isabel de Matos Vieira, 1985-
Musicoterapia - Prática profissional
Crianças autistas - Relações com a família
Crianças - Doenças - Tratamento
Musicoterapia para crianças
Hospital Garcia de Orta (Almada, Portugal). Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva - Ensino e estudo (Estágio)
title_short Encontro de vozes : a intervenção musicoterapêutica com crianças com perturbação do espectro do autismo
title_full Encontro de vozes : a intervenção musicoterapêutica com crianças com perturbação do espectro do autismo
title_fullStr Encontro de vozes : a intervenção musicoterapêutica com crianças com perturbação do espectro do autismo
title_full_unstemmed Encontro de vozes : a intervenção musicoterapêutica com crianças com perturbação do espectro do autismo
title_sort Encontro de vozes : a intervenção musicoterapêutica com crianças com perturbação do espectro do autismo
author Alexandre, Joana Isabel de Matos Vieira, 1985-
author_facet Alexandre, Joana Isabel de Matos Vieira, 1985-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, Joana Isabel de Matos Vieira, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Musicoterapia - Prática profissional
Crianças autistas - Relações com a família
Crianças - Doenças - Tratamento
Musicoterapia para crianças
Hospital Garcia de Orta (Almada, Portugal). Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva - Ensino e estudo (Estágio)
topic Musicoterapia - Prática profissional
Crianças autistas - Relações com a família
Crianças - Doenças - Tratamento
Musicoterapia para crianças
Hospital Garcia de Orta (Almada, Portugal). Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva - Ensino e estudo (Estágio)
description Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-06T15:24:26Z
2024-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/7332
http://hdl.handle.net/11067/7332
TID:203524527
url http://hdl.handle.net/11067/7332
identifier_str_mv TID:203524527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137418391060480